quinta-feira, 1 de julho de 2021

História do culto ao Preciosíssimo Sangue de Jesus

“O cálice da bênção, o cálice que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo?” (1Cor 10,16).

Com estas palavras começa a 2ª leitura de Corpus Christi no ano A. O “nome próprio” dessa celebração, na verdade, como bem especificou a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, é “Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo” (para conhecer a história dessa festa, clique aqui).

Não obstante, alguns calendários próprios conservam uma festa específica do “Preciosíssimo Sangue de Jesus” no dia 01 de julho. Nessa postagem, como fizemos com a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, apresentaremos sua história, enquanto na próxima refletiremos brevemente sobre sua teologia (cf. o link no final desta postagem).

Cristo dando o próprio Sangue às suas ovelhas
(Vicente López Portaña - Museo de Bellas Artes de Valencia)

As raízes da devoção

A “pré-história” da devoção ao Sangue de Jesus encontra-se no crescimento do culto à Paixão do Senhor na Idade Média, sobretudo a partir dos séculos XII e XIII.

Como vimos em nossa postagem sobre o culto às Cinco Chagas do Senhor, essa ênfase se deve a dois fatores: a peregrinação aos locais da Paixão em Jerusalém, no contexto das Cruzadas; e a reação à heresia dos cátaros, que negavam o valor salvífico da Morte de Cristo.

Assim, embora encontremos referências ao Sangue de Cristo nos Padres da Igreja, este ganha destaque nos textos dos místicos do final da Idade Média: São Bernardo de Claraval (†1153), São Boaventura (†1274), Santa Catarina de Sena (†1380)...

Em relação à Liturgia, vale citar a célebre oração “Anima Christi” (Alma de Cristo).  Os primeiros quatro versos dessa oração, composta por um autor anônimo no início do século XIV, dizem:

Anima Christi, sanctifica me. Corpus Christi, salva me. Sanguis Christi, inebria me. Aqua lateris Christi, lava me.

Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me [1].


Desenvolvimento da devoção a partir do século XIX

Uma vez que a devoção às Chagas se centra no Coração a partir do século XVI, o culto ao Preciosíssimo Sangue ganharia um novo impulso somente no início do século XVIII.

Em 1808 o presbítero Francesco Albertini (†1819) fundou a Arquiconfraria do Preciosíssimo Sangue junto à Basílica de São Nicolau no Cárcere (San Nicola in Carcere) em Roma.

A ele se atribui também a composição da “Coroa do Preciosíssimo Sangue” (Coroncina del Preziosissimo Sangue), prática devocional com leituras e orações em honra de sete efusões do sangue de Jesus: na circuncisão, na agonia do Getsêmani, na flagelação, na coroação de espinhos, no caminho do Calvário, na crucificação e no golpe da lança.

No mesmo ano da fundação da Confraria foi ordenado outro sacerdote romano: Gaspare del Bufalo (†1837), isto é, São Gaspar de Búfalo. Com o apoio do Papa Pio VII, em 15 de agosto 1815 Gaspar funda a Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue (Congregatio Missionariorum Pretiosissimi Sanguinis).

São Gaspar de Búfalo, "Apóstolo do Preciosíssimo Sangue"
(Canonizado em 1954)

Em 1834, inspirada por São Gaspar, Santa Maria De Mattias (†1866), funda uma Congregação feminina para promover essa mesma devoção, as Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo (Sorores Adoratrices Pretiossimi Sanguinis).

Santa Maria De Mattias
(Canonizada em 2003)

Outro fruto da atuação do grande “Apóstolo do Preciosíssimo Sangue” foi o próprio Papa Pio IX (†1878). Atendendo ao pedido do então Superior dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, Padre Giovanni Merlini, no dia 10 de agosto de 1849 o Papa promulga o Decreto Redempti sumus, instituindo a Festa do Preciosíssimo Sangue de Jesus para toda a Igreja.

Como testemunha a Catholic Encyclopedia, a festa já era celebrada em alguns lugares na sexta-feira da IV semana da Quaresma. Com efeito, os três hinos da Liturgia das Horas dessa celebração, de autoria anônima, remontam ao século XVII: Ira justa conditoris (Matinas); Salvete Christi vulnera (Laudes); Festivis resonent compita vocibus (Vésperas) [No futuro analisaremos esses textos, como temos feito com os demais hinos da Liturgia das Horas].

Pio IX fixa a festa no domingo seguinte ao dia 30 de junho, isto é, o primeiro domingo de julho. Isto se deve a uma vicissitude histórica: no final de 1848, durante os conflitos pela dissolução dos Estados Pontifícios, o Papa é exilado de Roma, refugiando-se em Gaeta. No dia 30 de junho do ano seguinte a questão é solucionada (ainda que temporariamente), e Pio IX pode retornar a Roma. Assim, a partir de 1850 a festa passaria a ser celebrada em recordação do retorno do Papa.

Papa Pio IX
Instituiu a festa do Preciosíssimo Sangue para toda a Igreja (1849)

O mesmo Pio IX estendeu para toda a Igreja a Festa do Sagrado Coração de Jesus em 1856.

Posteriormente, com as reformas litúrgicas realizadas pelo Papa São Pio X (†1914) no sentido de revalorizar a centralidade do domingo, a festa foi transferida para o dia 01 de julho. O Cardeal Schuster, em seu Liber Sacramentorum, recorda que esse dia é também a oitava da Natividade de São João Batista (24 de junho), aquele que anunciou o Cristo como o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29).

Em 1933, durante o Jubileu Extraordinário da Redenção, convocado para celebrar o XI Centenário da Morte de Cristo (estimada no ano 33), o Papa Pio XI (†1939) eleva a festa a “rito duplo de primeira classe”, o equivalente a “solenidade”.

Dentre os Romanos Pontífices, porém, o grande promotor da devoção ao Preciosíssimo Sangue foi São João XXIII (†1963, canonizado em 2014): no dia 30 de junho de 1960 o “Papa Bom” promulgou a Carta Apostólica “Inde a primis”, sobre o culto do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Neste breve documento (com apenas 14 parágrafos), além de incentivar a devoção ao Preciosíssimo Sangue e recomendar a Comunhão sob as duas espécies, do pão e do vinho (tema que será retomado no Concílio Vaticano II), o Papa aprova oficialmente a Ladainha do Preciosíssimo Sangue de Jesus.

O texto da Ladainha, com 24 invocações, havia sido elaborado pela Sagrada Congregação dos Ritos em 24 de fevereiro do mesmo ano [1], a partir de textos publicados em livros devocionais do início do século XX, como atesta o próprio Papa no início da Carta Apostólica, recordando rezar a Ladainha em sua infância (Inde a primis, n. 2).

Para acessar o texto da Ladainha, em latim e em português, clique aqui.

São João XXIII
Autor da Carta Inde a primis sobre o culto do Preciosíssimo Sangue

O culto ao Preciosíssimo Sangue hoje

A reforma do Concílio Vaticano II, como afirmamos no início dessa postagem, suprimiu a Festa do Preciosíssimo Sangue, unindo-a à Festa de Corpus Christi (Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo).

Não obstante, alguns calendários próprios conservaram a festa do dia 01 de julho: os Missionários do Preciosíssimo Sangue (com textos próprios), os Passionistas e a Basílica do Getsêmani, em Jerusalém.

Além disso, o atual Missal Romano contém a Missa votiva ao “Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo” (p. 945), que pode ser celebrada para favorecer a devoção dos fiéis nos dias em que essas Missas são permitidas [3].

Essa Missa substitui, porém, as orações da antiga festa do dia 01 de julho por outras de nova composição, enfatizando o mistério do Sangue de Cristo como fonte de misericórdia e salvação.

Vale recordar ainda que o Lecionário III indica várias opções de leituras à escolha para essa Missa. Sobre essas leituras, porém, falaremos em nossa próxima postagem, ao apresentar os fundamentos bíblicos e teológicos dessa devoção.

Rosas vermelhas sobre a "Pedra da Agonia" no Getsêmani
(Gesto realizado duas vezes ao ano: na Quinta-feira Santa e no dia 01 de julho)


Confira também:

Notas:

[1] Indicada no Missal Romano como oração de ação de graças após a Missa (p. 1020).


[3] De acordo com a Introdução Geral do Missal Romano (3ª ed., n. 374-376) as Missas votivas, são:
Sempre permitidas: Nos dias de semana do Tempo Comum;
Permitidas, a juízo do sacerdote: Nas memórias obrigatórias, nos dias de semana do Advento até 16 de dezembro, nos dias de semana dos Tempos do Natal e da Páscoa;
Permitidas apenas com autorização do Bispo Diocesano: Nos domingos do Natal e do Tempo Comum, nas festas, nos dias de semana do Advento de 17 a 24 de dezembro, na oitava do Natal e nos dias de semana da Quaresma;
Sempre proibidas: Nas solenidades, nos domingos do Advento, da Quaresma e da Páscoa, na Oitava da Páscoa, na Comemoração dos Fiéis Defuntos, na Quarta-feira de Cinzas e na Semana Santa.

Referências:

HENRY, Hugh. Salvete Christi Vulnera. The Catholic Encyclopedia, vol. 13, 1912. Disponível em: New Advent.


MÜLLER, Ulrich. Feast of the Most Precious Blood. The Catholic Encyclopedia, vol. 12, 1911. Disponível em: New Advent.

SCHUSTER, Cardeal Alfredo Ildefonso. Liber sacramentorum, v. VII: Le Feste dei Santi dalla Quaresima all'ottava dei Principi degli Apostoli. Torino-Roma: Marietti, 1930, pp. 317-320.

Nenhum comentário:

Postar um comentário