terça-feira, 17 de novembro de 2020

Sugestão de leitura: Dicionário de Liturgia (2)

No último dia 15 de outubro, em nossa sugestão de leitura mensal, começamos a apresentar aqui no blog o Dicionário de Liturgia editado por Domenico Sartore e Achille Maria Triacca, publicado na Itália em 1984 e traduzido pela Editora Paulus para o Brasil em 1992.

O Dicionário reúne 110 verbetes, elaborados por 57 especialistas em Liturgia. Devido à sua extensão, dividimos nossa apresentação da obra em três partes:
Verbetes 1 a 40: Letras A-E (Adaptação até Existência cristã e Liturgia);
Verbetes 41 a 76: Letras F-O (Família até Orientais, Liturgias);
Verbetes 77 a 110: Letras P-V (Padres e Liturgia até Virgindade Consagrada).


41. Família - Domenico Sartore (pp. 442-451)
A relação entre família e Liturgia é abordada a partir da tradição, tanto judaica quanto cristã, com um olhar particular para o Novo Testamento e os primeiros séculos da Igreja. Em seguida são vistos os “aspectos familiares” das diversas celebrações litúrgicas e são apresentadas algumas propostas pastorais.

42. Fé e Liturgia - Franco Brovelli (pp. 451-460)
A relação entre fé e Liturgia (lex orandi, lex credendi) é estudada sob três aspectos: o debate recente sobre o tema, fé e Liturgia na tradição eclesial e algumas reflexões teológico-pastorais.

43. Festa / Festas - Silvano Maggiani (pp. 460-480)
O importante conceito de “festa” é abordado pelo Padre Maggiani em três dimensões: a festa na vida do homem (dimensão antropológica), a festa na tradição bíblica e a festa cristã, isto é, a festa na tradição da Igreja.

44. Formação litúrgica - Maria Luisa Petrazzini (pp. 480-495)
A formação litúrgica, segundo a autora, acontece em dois momentos: a formação para a Liturgia e a formação através da Liturgia. Ela destaca ainda a importância da comunidade como ambiente formativo e apresenta propostas segundo as faixas etárias.

45. Formação litúrgica dos futuros presbíteros - Domenico Sartore (pp. 495-501)
Este verbete analisa a Instrução sobre a formação litúrgica nos seminários, publicada em 1979. O autor destaca o seminário como comunidade litúrgica e a formação para o ministério da presidência.


46. Gestos - Carlo Cibien (pp. 502-512)
O estudo sobre os gestos litúrgicos parte de alguns exemplos bíblicos e do fundamento cristológico da gestualidade litúrgica. Em seguida são elencados alguns gestos das diversas celebrações, com ênfase na imposição das mãos.

47. Grupos particulares - Gianfranco Venturi (pp. 512-521)
O autor analisa a questão das celebrações litúrgicas para grupos particulares (por exemplo, Missas celebradas nas casas de famílias) sob cinco aspectos: histórico, teológico, sociológico, celebrativo e pastoral.

48. História da Liturgia - Burkhard Neunheuser (pp. 522-544)
O Padre Neunheuser apresenta brevemente a história da Liturgia em sete etapas, desde os “primórdios” (séc. I) até as “transformações, evoluções e reformas” (do Concílio de Trento ao Vaticano II).

49. História da salvação - Alessandro Pistoia (pp. 544-555)
A categoria de “história da salvação” foi resgatada pelo teólogo Odo Casel e pela Sacrosanctum Concilium. Aqui o autor reflete sobre a relação entre Liturgia e história da salvação, apresentando alguns exemplos concretos (a Oração Eucarística IV, algumas orações anamnéticas, o Ano Litúrgico).

50. Homilia - Luigi Della Torre (pp. 555-571)
A homilia é estudada em seus fundamentos na tradição bíblica e na tradição eclesial, culminando na reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, bem como em sua dupla relação: com a Palavra de Deus e com a celebração.

51. Igreja e Liturgia - Domenico Sartore (pp. 572-580)
A dimensão eclesiológica da Liturgia é apresentada à luz da reflexão do Concílio Vaticano II. O autor apresenta ainda algumas perspectivas sobre o mistério da Igreja nas orações litúrgicas e a dimensão eclesial das celebrações, a “Igreja em oração”.

52. Importância da Missa como meio de comunicação - Franco Lever (pp. 580-593)
O autor, especialista em comunicação, apresenta o potencial comunicativo da Liturgia em seus vários “códigos”: o espaço, as imagens, os objetos, as vestes, os gestos, as palavras, o canto, etc.

53. Iniciação Cristã - Adrien Nocent (pp. 593-606)
Após estabelecer o vínculo entre os três sacramentos, o autor aborda a evolução histórica da iniciação cristã até a reforma do Concílio Vaticano II, cuja expressão máxima é o novo Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (publicado em 1972). Conclui o artigo uma reflexão sobre a catequese e a pastoral desses sacramentos.

54. Jesus Cristo - Armando Cuva (pp. 607-621)
A dimensão cristológica da Liturgia é abordada neste artigo, que inicia com uma breve síntese da cristologia. Segue-se a reflexão sobre a Liturgia como atuação do mistério de Cristo e sobre “as presenças” de Cristo na Liturgia (na assembleia, no ministro, na Palavra e nos sacramentos).

55. Jovens - Walter Ruspi (pp. 621-628)
Neste verbete são apresentadas algumas reflexões sobre a relação entre os jovens e a Liturgia: o papel da “criatividade”, do “compromisso”, da comunidade, entre outros.

56. Língua / Linguagem litúrgica - Gianfranco Venturi (pp. 629-638)
O artigo reflete sobre a língua usada nas celebrações litúrgicas, primeiramente com contribuições da linguística e da ciência das religiões. Passa-se então à história da Liturgia, destacando o latim como língua litúrgica do Ocidente e o advento das línguas vernáculas com o Concílio Vaticano II.

57. Liturgia - Salvatore Marsili (pp. 638-651)
Neste Dicionário não poderia faltar o verbete “Liturgia”. Salvatore Marsili parte da sua etimologia para então investigar as definições de Liturgia dos teólogos do Movimento Litúrgico, da Encíclica Mediator Dei e da Sacrosanctum Concilium (n. 7). Estabelece-se ainda a distinção entre Liturgia e culto privado.

58. Liturgia das Horas - Vincenzo Raffa (pp. 651-670)
O autor parte da história do Ofício Divino até sua reforma pelo Concílio Vaticano II, para então analisar as suas horas (Laudes, Vésperas....) e seus elementos constitutivos (salmos, leituras...), além de aspectos teológicos e espirituais da Liturgia das Horas.

59. Liturgias locais antigas (Origem e evolução) - Jordi Pinell (pp. 670-676)
Este artigo apresenta a história da formação de ritos locais, particularmente no Ocidente. Embora tenha prevalecido o Rito Romano, o autor recorda outros ritos ocidentais, como o ambrosiano, o galicano, o céltico e o hispano-mozárabe.

60. Liturgia no novo Codex Iuris Canonici - Armando Cuva (pp. 676-684)
O novo Código de Direito Canônico foi publicado um ano antes do Dicionário, em 1983. Aqui o autor analisa a presença da Liturgia no Código, especialmente no livro IV, que trata do “múnus de santificar da Igreja”.

61. Livros litúrgicos - Ildebrando Scicolone (pp. 684-694)
Este estudo dos livros litúrgicos está dividido em duas partes: sua evolução histórica e os novos livros reformados pelo Concílio Vaticano II. Recordamos que o Dicionário é de 1984, portanto faltam os livros publicados neste ano (o Ritual de Bênçãos e o Cerimonial dos Bispos) e depois (Ritual dos Exorcismos, Martirológio).

62. Lugares da celebração - Pierre Jounel (pp. 694-706)
O espaço litúrgico é visto aqui primeiramente em seu desenvolvimento histórico, sobretudo a partir do século IV, com o surgimento das basílicas cristãs. Na sequência o autor analisa as orientações do Concílio Vaticano II a respeito do espaço litúrgico, destacando seus três elementos fundamentais: o altar, o ambão e a sede presidencial.

63. Matrimônio - Gianni Colombo (pp. 707-716)
Para falar deste sacramento, o autor inicia com um olhar para o contexto sociocultural, passando aos fundamentos bíblicos e à evolução histórica do Matrimônio, até o novo Ritual (publicado em 1969). Por fim, o autor acrescenta algumas reflexões pastorais, como a preparação para o sacramento (evangelização e Matrimônio).

64. Meios de comunicação social - Peter Serracino Inglot (pp. 716-723)
Após recordar a influência hodierna dos meios de comunicação, o autor aborda sua relação com a Liturgia, especialmente as transmissões de celebrações litúrgicas por rádio e televisão (como o Dicionário é de 1984, falta aqui a referência à internet).

65. Memorial - Burkhard Neunheuser (pp. 723-736)
Sobre o importante conceito de “memorial”, o autor parte dos principais trabalhos sobre o tema, inclusive de autores protestantes, para então elaborar uma síntese teológica à luz das Escrituras e da tradição da Igreja, concluindo com o “memorial eucarístico”.

66. Ministério / Ministérios - Enzo Lodi (pp. 736-749)
A temática dos ministérios é abordada em seus fundamentos bíblicos, passando por sua evolução histórica, até as questões teológicas: eclesiologia ministerial, os carismas. Falta, porém, uma reflexão mais profunda sobre os ministérios exercidos pelos leigos.

67. Missões e Liturgia - Jesús López-Gay (pp. 750-756)
Partindo da relação entre Liturgia e missões no Novo Testamento, o autor recorda a contribuição do Concílio Vaticano II na questão da “adaptação” da Liturgia em territórios de missão. Por fim, define a Liturgia como “fonte e ápice” das missões.

68. Mistério - Burkhard Neunheuser (pp. 756-771)
Outro importante conceito, o “mistério” é visto a partir da terminologia bíblica, dos Padres da Igreja e das Liturgias antigas. Da reflexão moderna são recordadas as contribuições de Odo Casel, da Mediator Dei, da Sacrosanctum Concilium e de outros teólogos (como Cipriano Vagaggini e Salvatore Marsili).

69. Mistério Pascal - Pietro Sorci (pp. 771-787)
Uma das maiores contribuições do Concílio Vaticano II na Liturgia foi o resgate da centralidade do Mistério Pascal. Aqui se recorre aos fundamentos bíblicos, no Antigo e no Novo Testamento, passando então à celebração desse Mistério na Igreja.

70. Movimento Litúrgico - Burkhard Neunheuser (pp. 787-799)
Complementando seu artigo sobre a “História da Liturgia”, o autor narra aqui a história do Movimento Litúrgico, desde seus antecedentes no século XIX, passando por sua “fase clássica” (1909-1962), até seu coroamento no Concílio Vaticano II.

71. Mulher - Rosemary Goldie (pp. 799-810)
Partindo de uma visão sobre a mulher na Bíblia e na história da Igreja (viúvas, virgens, diaconisas), a autora traz à discussão o tema dos ministérios litúrgicos exercidos por mulheres e a “santidade feminina”, analisando as celebrações das santas mulheres.

72. Natal / Epifania - Augusto Bergamini (pp. 811-813)
Mais um breve artigo sobre os tempos do Ano Litúrgico, analisando a história, a teologia e a espiritualidade do Natal e a história e a teologia da Epifania.

73. Oração e Liturgia - Michele Pellegrino (pp. 814-826)
Para falar da relação entre oração e Liturgia, o autor recorda os fundamentos bíblicos da oração e sua tríplice dimensão: trinitária, eclesial e antropólgica. Na sequência, enumera algumas atitudes da oração litúrgica: a escuta da Palavra, o louvor, a ação de graças, a súplica, etc. Concluem o artigo algumas reflexões pastorais: a Liturgia como norma da oração cristã, a relação entre oração litúrgica e devoções, etc.

74. Ordem / Ordenação - Giuseppe Ferraro (pp. 826-840)
Após refletir sobre o próprio termo “ordem”, o autor apresenta os fundamentos bíblicos e a evolução histórica deste sacramento. Na sequência reflete sobre o novo Ritual (publicado em 1968), analisando particularmente as orações consecratórias para os três graus da Ordem: diaconado, presbiterado e episcopado.

75. Organismos litúrgicos - Michele Ossi; Luca Brandolini; Secondo Mazzarello; Emilio Papinutti; Domenico Sartore (pp. 840-860)
Neste artigo, após apresentar as orientações da Igreja sobre as comissões de Liturgia (nacionais, diocesanas, regionais), os autores tratam dos organismos existentes na Itália, país de origem do Dicionário. A tradução menciona a realidade do Brasil, porém as informações já se encontram desatualizadas.

76. Orientais, Liturgias - Daniel Gelsi (pp. 860-879)
Após introduzir a complexa e rica realidade das Liturgias orientais com a história da sua formação, o autor descreve brevemente cada um dos ritos: siríaco-oriental (caldeu), siríaco-ocidental (antioqueno), alexandrino (copta), armênio e bizantino.

Para acessar a terceira e última parte dessa postagem, com os verbetes 77 a 110, referentes às letras P-V (Padres e Liturgia até Virgindade Consagrada), clique aqui.

Igreja de Santo Anselmo all'Aventino em Roma
(Sede do Pontifício Instituto Litúrgico)

Infelizmente, no momento da publicação deste artigo o livro não se encontra disponível para ser adquirido no site da editora. Nossos leitores podem procurá-lo em bibliotecas ou livrarias especializadas em livros usados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário