sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Os santos do Novo Testamento (3)

Já dedicamos duas postagens aqui em nosso blog aos santos do Novo Testamento (NT) recordados no Martirológio Romano: na primeira vimos os “elogios” dos personagens mencionados nos Evangelhos e na segunda os personagens dos Atos dos Apóstolos.

Nesta terceira e última parte do nosso estudo veremos os santos mencionados nas Cartas Paulinas e no Apocalipse de João. São muitas as pessoas mencionadas por Paulo em suas Cartas, algumas das quais já apareceram na postagem anterior, uma vez que foram mencionadas pela primeira vez nos Atos.

Antes, porém, é preciso falar sobre a celebração dos 70 Apóstolos no Rito Bizantino:

Sinaxe dos 70 apóstolos: 04 de janeiro

No Evangelho de Lucas, temos o relato do envio de 70 (ou 72) discípulos em missão (Lc 10,1). O próprio Jesus atesta sua santidade ao afirmar que “seus nomes estão escritos no céu” (Lc 10,20). O Bispo Doroteu de Tiro (século III) teria sido o primeiro a elaborar uma lista com os nomes destes 70 discípulos, recolhendo alguns personagens do Novo Testamento e outros da tradição. A lista original se perdeu, tendo sido conservadas apenas cópias mais tardias.

O Rito Bizantino acolheu esta tradição e celebra os “70 Apóstolos” no dia 04 de janeiro, embora cada um possua também uma data própria no calendário. Muitos nomes são de personagens célebres no relato bíblico: Tiago, o irmão do Senhor, Matias, Barnabé, Marcos, Lucas, entre outros.

Ícone dos 70 Apóstolos

Alguns nomes são anacrônicos, como, por exemplo, Apolo, que é instruído na fé por Áquila e Priscila em Éfeso (At 18,24-26), sendo impossível, portanto, ser um dos discípulos enviados por Jesus em missão em Lc 10. Outros nomes são tomados de antigas listas de Bispos. Mas a grande maioria é de personagens mencionados no Novo Testamento.

3. Cartas Paulinas:

Febe: 03 de setembro
Comemoração de Santa Febe, serva do Senhor entre os fiéis de Cêncreas, na atual Grécia, que auxiliou muito São Paulo, como ele confirma na Epístola aos Romanos.

O capítulo 16 da Carta aos Romanos é particularmente cheio de saudações. Este começa com a menção de Febe, serva ou “diaconisa” (diákonon) da igreja de Cêncreas, próxima a Corinto (Rm 16,1-2). Ela poderia ter sido a portadora da Carta à comunidade de Roma.

Como vimos na postagem anterior, Febe é celebrada pela Igreja Luterana junto com Tabita e Lídia, invocadas como “mulheres fiéis”, no dia 25 de outubro.

Santa Febe, "diaconisa"

Herodião, Assíncrito e Flegonte: 08 de abril
Comemoração dos santos Herodião, Assíncrito e Flegonte, que o Apóstolo São Paulo saúda na Epístola aos Romanos.

Rufo: 21 de novembro
Comemoração de São Rufo, a quem o Apóstolo São Paulo, na sua Epístola aos Romanos, chama eleito do Senhor.

Hermas: 09 de maio
Comemoração de Santo Hermas, que é mencionado pelo Apóstolo São Paulo na Epístola aos Romanos.

Estes cinco personagens também são mencionados no capítulo 16 da Carta aos Romanos: Herodião no v. 11, Rufo no v. 13, Assíncrito, Flegonte e Hermas no v.14. São celebrados no Rito Bizantino como parte dos “70 Apóstolos” e, segundo a tradição, todos foram Bispos.

Erasto: 26 de julho
Comemoração de Santo Erasto, que era tesoureiro na cidade de Corinto e se tornou auxiliar no ministério do Apóstolo São Paulo.

O último dos personagens mencionados no capítulo 16 da Carta aos Romanos comemorado pelo Martirológio é Erasto, dito tesoureiro (oikonomos) da cidade de Corinto (Rm 16,22). O nome “Erasto” é mencionado ainda em At 19,22 e 2Tm 4,20. É possível tratar-se da mesma pessoa.

Alguns dos "70 Apóstolos" no Menologion de Basílio II

Epafrodito: 22 de março
Comemoração de Santo Epafrodito, a quem o apóstolo São Paulo chama irmão, colaborador e companheiro de combate.

Epafrodito é mencionado duas vezes na Carta aos Filipenses (2,25-30; 4,18), sendo um enviado da comunidade de Filipos a Paulo durante sua prisão. Após recuperar-se de uma doença, é provavelmente o portador da Carta .

Epafras: 19 de julho
Comemoração de Santo Epafras, que trabalhou muito pelo Evangelho em Colossos, em Laodiceia e em Hierápolis, a quem o apóstolo São Paulo chama caríssimo, companheiro de prisão e fiel ministro de Cristo.

Epafras é mencionado tanto na Carta aos Colossenses (1,7; 4,12-13) quanto na Carta a Filêmon (v. 23). Provavelmente era de Colossas e foi a Roma ter com Paulo durante a prisão do Apóstolo. É mencionada sua atuação também nas cidades vizinhas de Laodiceia e Hierápolis, na região da Frígia (parte da atual Turquia).

Arquipo: 20 de março
Comemoração de Santo Arquipo, companheiro do Apóstolo São Paulo, que o menciona nas suas epístolas a Filêmon e aos Colossenses.

Como indica seu “elogio” no Martirológio, Arquipo é mencionado na Carta aos Colossenses (4,17) e na Carta a Filêmon (v. 2), junto com o próprio Filêmon e Ápia (sobre os quais falaremos mais adiante). Sua menção em Cl indica que exercia algum ministério. A tradição atribui a ele o título de primeiro Bispo de Laodiceia.

Onesíforo: 06 de setembro
Comemoração de Santo Onesíforo, que muitas vezes reconfortou São Paulo em Éfeso e não se envergonhou das suas cadeias, mas ao contrário, quando chegou a Roma, o procurou solicitamente até o encontrar.

Onesíforo é citado duas vezes na Segunda Carta a Timóteo: em 1,16 é dito que auxiliou Paulo tanto em Éfeso como em Roma; em 4,19 é citado junto com Priscila e Áquila. Nos dois versículos aparece uma referência à sua família, que alguns sugerem que seria um voto de condolências, uma vez que Onesíforo já estaria morto.

Outros dos "70 Apóstolos" no Menologion de Basílio II

Filêmon de Colossos e sua esposa, Ápia: 22 de novembro
Comemoração de São Filêmon de Colossos, na atual Turquia, cujo amor a Jesus Cristo foi causa de alegria para São Paulo; juntamente com ele é venerada sua esposa, Santa Ápia.

Onésimo: 15 de fevereiro
Comemoração de Santo Onésimo, que o Apóstolo São Paulo recebeu como escravo fugitivo e na prisão o gerou como filho na fé de Cristo, como o Apóstolo escreveu ao seu amo Filêmon.

Por fim, temos Filêmon e sua esposa Ápia, destinatários da Carta a Filêmon (vv. 1-2), elogiados por acolherem a comunidade em sua casa; e o seu escravo Onésimo, que Paulo encontrou na prisão e por quem intercede, pedindo que seja acolhido como um irmão. A Igreja Luterana comemora tanto Filêmon quanto Onésimo em 15 de fevereiro.

Santo Onésimo

4. Apocalipse de João:

Antipas de Pérgamo: 11 de abril
Em Pérgamo, na província da Ásia, na atual Turquia, a comemoração de Santo Antipas, que, como testemunha fiel de que fala São João no Apocalipse, sofreu o martírio pelo nome de Jesus.

No Apocalipse de João, a carta à igreja de Pérgamo menciona Antipas (Ap 2,13), invocado como “testemunha fiel”, tendo sido morto “onde Satanás habita” (provavelmente em um templo pagão, por opor-se aos cultos idolátricos, especialmente o culto ao Imperador romano como a um deus).

Segundo a tradição, Antipas era discípulo do evangelista João e teria sido Bispo de Pérgamo. Seu martírio é descrito como tendo sido queimado dentro de um touro de bronze (prática conhecida em Agrigento, na Sicília).

Santo Antipas de Pérgamo

Encerramos assim nossas postagens sobre os santos do Antigo e do Novo Testamento comemorados pelo Martirológio Romano. No próximo mês de dezembro, em sintonia com o Tempo do Advento, estudaremos a presença na Liturgia de dois "personagens-modelo" desse tempo: João Batista e José.

Antes, porém, na próxima sexta-feira (27 de novembro), publicaremos um interessante texto sobre a relação dos Apóstolos, dos profetas do AT e do Creio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário