sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Os santos do Novo Testamento (2)

Como vimos na postagem anterior, além da Virgem Maria, de São José, de São João Batista e dos Apóstolos, muitos outros personagens do Novo Testamento (NT) são recordados no Martirológio Romano.

Após contemplar as comemorações dos personagens mencionados nos Evangelhos, desde Zacarias e Isabel até os discípulos de Emaús, continuaremos com os santos que aparecem nos Atos dos Apóstolos.

2. Atos dos Apóstolos:

José Barsabás: 20 de julho
A comemoração de São José Barsabás, chamado o Justo, discípulo do Senhor, que os Apóstolos propuseram, juntamente com o apóstolo São Matias, para que um deles ocupasse o lugar de Judas o traidor; mas, embora a sorte tenha caído sobre Matias, exercitou igualmente o ministério da pregação e da santidade.

Mencionado em At 1,21-26 durante a eleição do substituto de Judas Iscariotes, José Barsabás é contado, na tradição bizantina, entre os 70 (ou 72) discípulos de Jesus mencionados em Lc 10,1, sobre os quais falaremos na próxima postagem.

Estêvão: 26 de dezembro
Festa de Santo Estêvão, protomártir, homem cheio de fé e do Espírito Santo, que foi um dos sete primeiros diáconos escolhidos pelos Apóstolos como seus colaboradores no ministério e foi também o primeiro dos discípulos do Senhor a derramar o seu sangue em Jerusalém, onde, enquanto era apedrejado pelos perseguidores, deu testemunho de Cristo Jesus, afirmando que O via sentado na glória à direita do Pai.

Filipe: 11 de outubro
Comemoração de São Filipe, um dos sete diáconos escolhidos pelos Apóstolos, que converteu a Samaria à fé de Cristo, batizou o eunuco da rainha Candace da Etiópia, e evangelizou todas as cidades por onde passava, até chegar a Cesareia, onde, segundo a tradição, descansou no Senhor.

Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau: 28 de julho
Comemoração dos santos Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau prosélito de Antioquia, os quais pertencem ao grupo dos sete que, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, foram escolhidos pela multidão dos discípulos e sobre quem os Apóstolos impuseram as mãos para o serviço dos necessitados.

São três as celebrações que compreendem o grupo dos sete primeiros diáconos (cf. At 6,1-7): Estêvão, o protomártir (At 7) é celebrado com o grau de Festa em 26 de dezembro; Filipe, que evangelizou a Samaria e batizou o eunuco (At 8) é comemorado no dia 11 de outubro; e, por fim, os outros cinco - Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau - sobre os quais pouco sabemos, são comemorados conjuntamente em 28 de julho. Na Igreja Luterana são recordados apenas Estêvão e Filipe, nas mesmas datas do Rito Romano.


Segundo a tradição todos teriam morrido como mártires. Digno de nota é o caso de Nicolau: o Apocalipse condena duas vezes a heresia dos “nicolaítas”, advertindo as igrejas de Éfeso e Pérgamo (Ap 2,6.15). Para alguns Padres da Igreja - a partir de Irineu de Lião - esta doutrina herética teria sido propagada pelo diácono Nicolau. Por esta razão ele não é venerado no Rito Bizantino (que comemora os demais nas mesmas datas do Rito Romano, exceto Estêvão, celebrado no dia 27 de dezembro).

Ananias: 25 de janeiro
Comemoração de Santo Ananias, discípulo do Senhor, que batizou Paulo, depois da sua conversão.

Comemorado no mesmo dia da Festa da Conversão de São Paulo, Ananias recebe do Senhor a missão de encontrar Paulo em Damasco, impor-lhe as mãos para que recobre a vista e batizá-lo (At 9,10-19).

Ananias batiza Paulo (Capela Palatina, Palermo)

Cornélio: 20 de outubro
Comemoração de São Cornélio, centurião, que, em Cesareia da Palestina, foi batizado por São Pedro, como primícias da Igreja dos gentios.

Se no capítulo 2 dos Atos temos a efusão do Espírito Santo em Jerusalém e a conversão dos judeus, no capítulo 10 acontece a efusão do Espírito em Cesareia, na casa de um centurião romano, Cornélio, com o consequente Batismo da sua família pelo Apóstolo Pedro, abrindo assim a Igreja aos gentios.

No Rito Bizantino, Cornélio é celebrado no dia 13 de setembro, sendo venerado como mártir. Algumas tradições o identificam também como tendo sido Bispo de Cesareia.

Pedro na casa de Cornélio (Paróquia Ss. Pedro e Paulo - Gerenzano)

Ágabo: 08 de abril
Comemoração de Santo Ágabo, profeta, que, segundo o testemunho dos Atos dos Apóstolos, movido pelo Espírito Santo, anunciou uma grande fome em toda a terra e os tormentos que Paulo ia sofrer da parte dos gentios.

Ágabo aparece em duas ocasiões: em At 11,27-28 anuncia um período de fome; e em At 21,10-11 anuncia a prisão de Paulo em Jerusalém.

Lúcio de Cirene: 06 de maio
Comemoração de São Lúcio de Cirene, que, segundo os Atos dos Apóstolos, era um dos profetas e doutores da Igreja em Antioquia.

Manaém: 24 de maio
Comemoração de São Manaém, irmão colaço do tetrarca Herodes, que foi doutor e profeta na Igreja de Antioquia, sob a graça do Novo Testamento.

Os dois personagens acima são mencionados em um elenco dos “profetas e doutores” da Igreja em Antioquia (At 13,1). A lista inclui ainda Simeão, chamado Níger, Barnabé e Paulo.

Silas: 13 de julho
Comemoração de São Silas, que, destinado pelos Apóstolos, juntamente com os santos Paulo e Barnabé, à Igreja dos gentios, cheio da graça de Deus, exerceu incansavelmente o ministério da pregação do Evangelho.

Silas, também chamado em alguns textos de Silvano, aparece pela primeira vez em At 15,22, sendo escolhido junto com Paulo e Barnabé para levar a carta do “Concílio de Jerusalém” a Antioquia. Torna-se em seguida companheiro de Paulo em sua 2ª viagem missionária (At 15,40). É mencionado diversas vezes nas Cartas (2Cor 1,19; 1Ts 1,1; 2Ts 1,1; 1Pd 5,12).

A Igreja Luterana o comemora no dia 10 de fevereiro. No Rito Bizantino é contado entre os 70 Apóstolos, embora Silas e Silvano sejam considerados pessoas distintas nessa tradição.

São Silas

Lídia: 20 de maio
Comemoração de Santa Lídia, de Tiatira, comerciante de púrpura, que foi a primeira a acreditar no Evangelho em Filipos, na Macedônia, ao ouvir a pregação de Paulo.

Lídia é a primeira habitante da Europa a ser batizada no relato dos Atos (At 16,14-15), acolhendo Paulo e Silas em sua casa. Na Igreja Luterana é comemorada no dia 25 de outubro junto com outras duas “mulheres fiéis”: Tabita (ou Dorcas), ressuscitada por Pedro em Jope (At 9,36-42), e Febe, sobre a qual falaremos na próxima postagem.

Santa Lídia

Dionísio Areopagita: 03 de outubro
Comemoração de São Dionísio Areopagita, que se converteu a Cristo quando o Apóstolo São Paulo falou no Areópago e foi constituído primeiro bispo de Atenas.

Dionísio é chamado “Areopagita” justamente por acolher a fé após o célebre discurso de Paulo no Areópago de Atenas (At 17,22-34). A tradição, atestada pelo historiador Eusebio de Cesareia, o coloca como primeiro Bispo de Atenas.

Não confundir com o escritor chamado de Pseudo-Dionísio Areopagita, a quem são atribuídos uma série de escritos místicos do século VI.

Paulo no Areópago (Paróquia Ss. Pedro e Paulo - Gerenzano) 

Áquila e Priscila: 08 de julho
Comemoração dos santos Áquila e Prisca ou Priscila, esposos, colaboradores de São Paulo, em cuja casa recebiam a assembleia dos cristãos e por isso arriscaram a sua vida.

O casal Áquila e Priscila aparece pela primeira vez em At 18,1-3, quando acolhem Paulo em sua casa, em Corinto, e trabalham juntos. Em seguida vão com elea Éfeso (18,18), onde instruem na fé um judeu chamado Apolo (18,24-26), que se torna um líder da Igreja em Corinto (cf. 1Cor 3,5-9). Por esta razão a Igreja Luterana comemora Áquila e Priscila junto com Apolo no dia 13 de fevereiro.

O casal é mencionado ainda nas Cartas Paulinas, sempre elogiados por acolherem a comunidade (Rm 16,3-5; 1Cor 16,19; 2Tm 4,19)

Santos Áquila e Priscila

Aristarco de Tessalônica: 04 de agosto
Comemoração de Santo Aristarco de Tessalônica, que foi discípulo do Apóstolo São Paulo, fiel companheiro nas suas viagens e também seu companheiro de prisão em Roma.

Tíquico: 29 de abril
Comemoração de São Tíquico, discípulo do Apóstolo São Paulo, a quem o Apóstolo nas epístolas chama irmão caríssimo, ministro fiel e seu companheiro no serviço do Senhor.

Aristarco e Tíquico são mencionados entre os companheiros de Paulo em sua 3ª viagem missionária (At 20,4). Aristarco é mencionado pela primeira vez em Éfeso (19,29) e acompanhou Paulo em sua prisão, sendo ambos levados para Roma (At 27,2; Cl 4,10). Tíquico, por sua vez, é citado diversas vezes nas Cartas, mencionado como “fiel companheiro” (sobretudo em Ef 6,21; Cl 4,7).


[Para acessar a terceira e última postagem desta série, dedicada aos santos mencionados nas Cartas Paulinas e no Apocalipse, clique aqui]

Nenhum comentário:

Postar um comentário