quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Artigos sobre Liturgia: Revista de Cultura Teológica 2020

A Revista de Cultura Teológica, publicação do Programa de Estudos Pós Graduados em Teologia da PUC-SP, em seu segundo número deste ano de 2020 (n. 96, ano XXVIII), referente aos meses de maio a agosto, traz três artigos sobre Liturgia.

Seguem abaixo os resumos dos três artigos, que podem ser acessados gratuitamente no site da Revista:

O Espírito Santo nos sacramentos do Batismo e da Confirmação nas Catequeses Mistagógicas de Ambrósio de Milão
André Luiz Benedito

Este breve estudo tem como objetivo apresentar a ação do Espírito Santo nos sacramentos do Batismo e da Confirmação nas Catequeses Mistagógicas de Ambrósio de Milão. Ambos serão trabalhados sob dois aspectos. Em primeiro lugar, será apresentada a dimensão ritual, em que se procura demonstrar como Ambrósio aborda a ação do Espírito na celebração do respectivo sacramento. Em um segundo momento, discorre-se sobre o Espírito Santo em seu aspecto tipológico, isto é, a relação entre o sacramento e os eventos da história da salvação que o Bispo de Milão expõe aos seus catequizandos. Em meio a essa abordagem, também se constata a preocupação de Ambrósio em defender a ortodoxia perante as heresias que refutavam a divindade do Espírito Santo.

O simbolismo em Romano Guardini
Felipe Sérgio Koller, Marcio Luiz Fernandes

O artigo, metodologicamente pautado numa análise bibliográfica, apresenta como o filósofo e teólogo Romano Guardini (1885-1968) compreendeu a noção de símbolo. Para tanto, percorre os textos “O espírito da Liturgia”, “Os sentidos e o conhecimento religioso” e “O fim dos tempos modernos”. Autor de uma obra ao mesmo tempo vasta e permeada de uma profunda unidade, Guardini trabalhou no horizonte de uma fenomenologia simbólica atenta à dimensão intersubjetiva do conhecimento, oferecendo uma visão que recusa o dualismo e apontando o caminho da percepção do espiritual sempre e apenas através do material. Com isso, o simbólico emerge como um traço que caracteriza um novo momento para o ser humano, com a falência da modernidade. A contribuição de Guardini sobre o tema abre perspectivas para os campos da fenomenologia da experiência religiosa, da teologia fundamental e da teologia da Liturgia, bem como dialoga com a antropologia, a arte, a educação e a ecologia.

Tempo na Liturgia: Uma abordagem no horizonte da metafísica zubiriana
Valeriano dos Santos Costa

Para analisar a relação entre tempo e Liturgia é necessário se ter uma noção correta do que seja o tempo em seus processos constitutivos. O escopo deste artigo é teológico, pois a Liturgia faz parte da sistemática da fé. No entanto a questão do tempo é antes de tudo metafísica. É por isso que recorremos à metafísica de Xavier Zubiri, na qual vamos buscar uma base consistente para falar do tempo litúrgico. Aqui não se trata, portanto, da teologia do tempo na Liturgia, mas do tempo em si mesmo enquanto elemento constitutivo da celebração da fé. A metafísica zubiriana apresenta um horizonte que traz uma dimensão realmente nova e desafiadora para o pensamento e a vida humana. E na Liturgia repercute de maneira significativa, pois a abordagem do tempo enquanto elemento litúrgico depende inevitavelmente do conceito de tempo em sua articulação com as coisas, considerando que aqui se trata da abordagem tempo e Liturgia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário