sábado, 28 de novembro de 2020

Feliz Ano Novo (Litúrgico)!

“Através do ciclo anual, a Igreja comemora todo o mistério de Cristo, da Encarnação ao dia de Pentecostes e à espera da vinda do Senhor”
 (Normas Universais sobre o Ano Litúrgico e o Calendário, n. 17).

Ao pôr-do-sol deste sábado, 28 de novembro de 2020, com a oração das I Vésperas do I Domingo do Advento, a Igreja de Rito Romano inicia um novo Ano Litúrgico.

Seguindo o ciclo trienal para os domingos e festas, neste novo ano de 2020-2021 celebramos o Ano Litúrgico B, durante o qual somos convidados a meditar o Evangelho de Marcos, o primeiro dos quatro Evangelhos a ser escrito.

Ao longo deste Ano Litúrgico, como temos feito desde 2015-2016, publicaremos uma homilia dos Padres da Igreja para cada domingo e solenidade, as quais nos ajudarão a aprofundar a mensagem do Evangelho.

Também completaremos a série de postagens em memória dos 20 anos do Grande Jubileu do ano 2000, cuja conclusão recordaremos no próximo dia 06 de janeiro, Solenidade da Epifania do Senhor.

Na sequência, começaremos a apresentar as Catequeses do Papa João Paulo II sobre os salmos e cânticos das Laudes e das Vésperas da Liturgia das Horas, proferidas desde março de 2001 até o final do seu pontificado (e continuadas por Bento XVI até fevereiro de 2006).

Também no mês de janeiro daremos início a uma série de postagens sobre as Missas votivas dos santuários da Terra Santa.

Ao longo do ano, daremos continuidade ainda a outros projetos aqui do blog, como, por exemplo, as postagens sobre a leitura litúrgica dos livros da Sagrada Escritura.

Christus heri et hodie, finis et principium; Christus Alpha et Omega, ipsi gloria in saecula!
Cristo, ontem e hoje, fim e princípio; Cristo Alfa e Ômega, a Ele a glória pelos séculos!

Cristo Pantocrator (Abadia de Maria Laach - Alemanha)
(Os signos do zodíaco ao redor de Cristo simbolizam que Ele é o senhor do tempo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário