terça-feira, 10 de dezembro de 2019

O rito de abertura da Porta Santa no Jubileu do ano 2000

O sinal da porta lembra a responsabilidade de todo o crente quando este atravessa o seu limiar. Passar por aquela porta significa confessar que Jesus Cristo é o Senhor, revigorando a fé n'Ele para viver a vida nova que nos deu” (Bula Incarnationis Mysterium, n. 8).

Desde o ano de 1500, os Jubileus são marcados pela abertura das Portas Santas nas quatro Basílicas Maiores em Roma: São Pedro, São João do Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo fora dos muros. Estas Portas só são abertas durante o Jubileu, sendo muradas quando este se encerra.


O rito elaborado para o Jubileu de 1500 foi utilizado de forma inalterada até 1950, centrado no muro: o Papa efetivamente iniciava sua derrubada com o golpe de um martelo na abertura do Ano Santo e iniciava sua reconstrução no seu encerramento.

A partir de 1975, são feitas algumas mudanças: no encerramento do Jubileu o Papa Paulo VI não levanta o muro, mas apenas fecha a porta. No Jubileu Extraordinário de 1983 (Ano Santo da Redenção), o Papa João Paulo II também no início do Ano limitou-se à abertura da porta.

O muro continua sendo derrubado e posteriormente refeito, mas agora em cerimônias distintas, presididas pelos Cardeais Arciprestes das quatro Basílicas. Assim, a ênfase recai não mais no muro, mas sim na imagem profundamente bíblica e litúrgica da porta.

O Jubileu do ano 2000 foi o único em toda a história da Igreja no qual o Papa abriu pessoalmente as portas das quatro Basílicas, uma vez que até então o Pontífice abria apenas a Porta Santa da Basílica de São Pedro e nomeava Cardeais Legados para abrir as outras três (no Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco abriu três das quatro Portas Santas, delegando a Basílica de São Paulo ao Cardeal Arcipreste).

Nesta postagem, no contexto da recordação dos 20 anos do Grande Jubileu, gostaríamos de recordar algumas linhas gerais dos ritos utilizados na ocasião, conforme a apresentação feita pelo então Mestre das Cerimônias Litúrgicas Pontifícias, Dom Piero Marini, e que se encontra disponível no site da Santa Sé:

1. Basílica de São Pedro
O Papa João Paulo II abriu a Porta Santa da Basílica de São Pedro no Vaticano no início da Missa da Noite de Natal, no dia 24 de dezembro de 1999.

Papa João Paulo II -Abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro (24.12.1999)

A celebração teve início junto à Porta Santa, no átrio da Basílica, para onde se dirigiu a procissão de entrada, acompanhada pelo canto do Salmo 121: “Que alegria quando me disseram: vamos à casa do Senhor”.

Desta procissão tomaram parte leigos representando os cinco continentes, os quais realizaram alguns gestos simbólicos durante a celebração, recordando assim o alcance universal do Jubileu.

O Santo Padre iniciou a celebração com o sinal da cruz, uma invocação da Santíssima Trindade, a saudação litúrgica e uma monição introdutória, seguidas de uma oração. Em seguida, do ambão preparado junto à Porta (o mesmo usado para a leitura da bula de convocação do Jubileu), o diácono proclamou o Evangelho (Lc 4,14-21): é o próprio Cristo que proclama “um ano da graça do Senhor”.

Após o Evangelho, o Papa aproximou-se da Porta Santa e proclamou três versículos tomados dos salmos, intercalados com respostas da assembleia:

CP: Haec porta Domini (Eis a porta do Senhor)
R: Iusti intrabunt in eam (Por ela os justos entrarão; cf. Sl 117,20).
CP: Introibo in domum tuam, Domine (Entrarei em tua casa, Senhor)
R: Adorabo ad templum sanctum tuum (Adorarei no teu templo santo; cf. Sl 5,8).
CP: Aperite mihi portas iustitiae (Abri-me as portas da justiça)
R: Ingressus in eas, confitebor Domino (Vou entrar para dar graças ao Senhor; cf. Sl 117,19).

Em seguida o Papa abriu as portas em silêncio e se ajoelhou na soleira para rezar alguns instantes. Quando se levantou novamente, o coro entoou a antífona: “Christus heri et hodie, finis et principium; Christus Alpha et Omega, ipsi gloria in sæcula!” (Cristo, ontem e hoje, fim e princípio; Cristo Alfa e Ômega, a Ele a glória pelos séculos!).

O Santo Padre retornou então à cadeira preparada no átrio da Basílica, enquanto fiéis da Ásia e Oceania decoraram a porta com flores e espalham perfumes. Este gesto recorda o caráter festivo do Jubileu e ao mesmo tempo o compromisso de cada cristão de espalhar no mundo o “bom odor de Cristo” (2Cor 2,15).

Retornando à soleira da porta, o Papa recebeu o Livro dos Evangelhos do diácono e abençoou com ele, primeiro em direção ao átrio e depois em direção ao interior da Basílica, destacando a centralidade da Palavra de Deus e a missão de anunciar o Evangelho no novo milênio.

O Papa atravessou a soleira da Porta Santa justamente com o Evangeliário nas mãos e, após devolvê-lo ao diácono, sentou-se na cadeira preparada diante da imagem da Pietà.

Em seguida alguns fiéis da África soaram instrumentos de sopro feitos de chifres de animais, típicos deste continente, recordando o toque do chifre que anunciava o Jubileu hebraico.

Teve início então a procissão de entrada em direção ao altar, acompanhada do “Hino a Cisto, Senhor dos milênios”, composto para a ocasião. Extraordinariamente nesta procissão, o Evangeliário foi conduzido imediatamente diante do Santo Padre, ladeado por fiéis da Europa e da América com flores e lâmpadas.


Chegando diante do altar, o diácono depositou o Evangeliário no trono preparado (o mesmo usado sempre durante o Tempo de Natal no Vaticano), ladeado pelas flores e lâmpadas, e o Papa incensou o livro.

Seguiu-se a Proclamação do Grande Jubileu entoada pelo diácono, um texto especialmente preparado para a ocasião. Esta Proclamação substituiu a tradicional Proclamação do Natal ou Kalenda.

Após a Proclamação do Jubileu, o coro entoou o Glória e a Missa prosseguiu como de costume. Destaque apenas para a proclamação do Evangelho feita em latim e grego, elemento presente apenas nas celebrações mais solenes presididas pelo Papa.

2. Basílicas de São João do Latrão e de Santa Maria Maior
O Papa abriu a Porta Santa da Basílica do Latrão no início das II Vésperas do dia de Natal, 25 de dezembro de 1999, e a Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior no início da Missa da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, no dia 01 de janeiro de 2000.

Em ambas foi usado um rito mais simples: a celebração iniciou diante da Porta Santa com o sinal da cruz, saudação litúrgica e monição introdutória proferidas pelo Santo Padre, seguidas de uma oração.

Dirigindo-se à porta, o Papa entoou os três versículos sálmicos em diálogo com a assembleia, abriu a porta em silêncio e rezou alguns instantes, ajoelhado na soleira. Após o Papa atravessar a porta, a procissão de entrada dirigiu-se ao altar e a celebração prosseguiu como de costume (Vésperas no dia 25 e a Missa do dia 01).

3. Basílica de São Paulo fora dos muros
Por fim, a Porta Santa da Basílica de São Paulo fora dos muros foi aberta pelo Papa João Paulo II no dia 18 de janeiro do ano 2000, início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Papa João Paulo II - Abertura da Porta Santa da Basílica de São Paulo (18.01.2000)

Portanto, esta celebração teve um caráter fortemente ecumênico, como podemos ver em seus elementos característicos:

A celebração teve início no “quadripórtico” que dá acesso à Basílica, onde o Santo Padre proferiu o sinal da cruz, a saudação litúrgica e a monição introdutória.

Seguiu-se a recitação do cântico da Carta aos Efésios (Ef 1,3-14), escolhido como tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos daquele ano. O Papa recitou a primeira estrofe do hino e representantes das outras igrejas cristãs entoaram as duas estrofes seguintes, intercaladas pelo refrão cantado pela assembleia: “Benedictus Deus in saecula” (Bendito seja Deus pelos séculos).

Em seguida o Santo Padre recitou uma oração e o diácono convidou para a procissão até diante da Porta Santa. O gesto da procissão recorda o desejo das igrejas cristãs de caminharem juntas rumo à unidade.

Diante da porta, o Papa entoou os três versículos sálmicos em diálogo com a assembleia e, acompanhado de dois representantes das igrejas cristãs (o delegado do Patriarca de Constantinopla e o Primaz da Comunhão Anglicana), abre a porta. Em seguida, os três ajoelham-se em silêncio por alguns instantes em sua soleira.

Após levantaram-se, o Papa recebeu o Evangeliário do diácono e o levantou em direção ao átrio da Basílica, enquanto o coro entoou a antífona Christus, heri et hodie... Na sequência, três representantes das igrejas cristãs (Igrejas Ortodoxas Orientais, Igrejas Ortodoxas Bizantinas e protestantes) levantam o Evangeliário em direção aos demais pontos cardeais, enquanto o coro repete a antífona.

Por fim, a procissão de entrada dirigiu-se ao altar ao som do “Hino a Cristo, Senhor dos milênios”. Chegando diante do altar, o Evangeliário foi colocado em um trono preparado e incensado pelo diácono.

A celebração ecumênica teve início com o canto do Salmo 144, que proclama a realeza do Senhor, o qual foi precedido de uma monição do Santo Padre e dividido em três partes. No final de cada uma dos representantes das igrejas cristãs recitou uma oração sálmica.

Seguiu-se a leitura bíblica (1Cor 12,4-13), um responsório breve, e duas leituras de escritos de teólogos do século XX: o primeiro da tradição ortodoxa (Georgij Florovskj), sobre a unidade da Igreja, e o segundo da tradição protestante (Dietrich Bonhoeffer), sobre a Igreja como Corpo de Cristo. Por fim, o Papa proferiu sua homilia.

Após a homilia, os diáconos católico e ortodoxo convidaram ao abraço da paz entre os presentes, acompanhado pelo hino Ubi caritas. Seguiu-se o Símbolo Apostólico, recitado em três estrofes pelos representantes das igrejas cristãs e intercalado pela resposta da assembleia: “Credimus, Domine. Amen” (Cremos, Senhor. Amém).


A celebração encerrou-se com o canto do Pater noster (Pai nosso) e a bênção do Santo Padre.

Confira o vídeo completo da Abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro:


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário