terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Homilia: Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Rufino de Aquileia
Explicação do Símbolo Apostólico
Nasceu da Virgem Maria

Que nasceu da Virgem Maria por obra do Espírito Santo. Este nascimento entre os homens é devido à compensação divina, o resultado da sua condescendência; ao passo que o anterior (na eternidade) é da própria substância divina, da essência de sua natureza. Nasceu da Virgem Maria por obra do Espírito Santo. Aqui é imperioso um ouvido casto e um espírito puro, a fim de que compreendas que o Espírito Santo preparou um templo no recôndito do ventre de uma virgem para Aquele de quem você, algum tempo atrás, aprendeu que nascera de modo inefável do Pai. E assim como na santificação do Espírito Santo nenhum pensamento de imperfeição deve ser admitido, da mesma forma no nascimento virginal nenhuma contaminação deve ser imaginada. Por este nascimento foi um novo nascimento dado a este mundo, e apropriadamente chamado novo. Pois Aquele que é o único Filho no céu, é, por consequência, o único Filho na terra; e nasceu de forma singular, assim como nenhum outro jamais foi ou poderá ser.
As palavras dos profetas a respeito d’Ele: A virgem conceberá e dará à luz um filho, são conhecidas por todos, e são citadas nos Evangelhos mais uma vez. O profeta Ezequiel também previu a maneira extraordinária no nascimento, chamando Maria figurativamente “o pórtico do Senhor”; isto é, o pórtico através do qual o Senhor veio ao mundo. Pois ele disse: O pórtico que está fronteiro ao Oriente ficará fechado. Ninguém o abrirá, ninguém aí passará, porque o Senhor, Deus de Israel, aí passou; ele permaneceu fechado. O que poderia ser dito com mais clara referência à preservação da condição  inviolável da virgem? Esse portão da virgindade foi fechado; através dele o Senhor Deus de Israel entrou; através dele saiu do seio da virgem para este mundo; e o estado virginal manteve-se inviolável, e o pórtico da virgem permaneceu fechado para sempre. Portanto, o Espírito Santo é mencionado como o criador da carne do Senhor e do seu templo.
Partindo deste ponto podes compreender igualmente a majestade do Espírito Santo, pois o Evangelho dá testemunho dele quando o anjo disse à virgem: Eis que darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo de seus pecados; e ela respondeu: Como se fará isso, pois não conheço homem? E o anjo replicou: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Veja aqui a Trindade como descendo sobre a virgem, e o poder do Altíssimo encobrindo-a com sua sombra. Qual é o poder do Altíssimo senão o próprio Cristo, que é o poder e a sabedoria de Deus? Quem é este poder? A força do Altíssimo. Existe aqui, então, o Altíssimo; existe também o poder do Altíssimo; existe igualmente o Espírito Santo. Esta é a Trindade, em todos os lugares oculta, e em toda parte manifesta, distinta nos nomes e nas pessoas, mas inseparável na substância da divindade. E embora só o Filho tenha nascido da virgem, contudo aí está presente igualmente o Altíssimo, aí está presente também o Espírito Santo, para que sejam santificados tanto a concepção quanto o parto da Virgem.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 45-46. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de Santo Agostinho para esta Solenidade clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário