Rufino de Aquileia
Explicação do Símbolo Apostólico
Nasceu
da Virgem Maria
Que nasceu da Virgem Maria por obra do
Espírito Santo. Este nascimento entre os homens é devido à compensação
divina, o resultado da sua condescendência; ao passo que o anterior (na
eternidade) é da própria substância divina, da essência de sua natureza. Nasceu
da Virgem Maria por obra do Espírito Santo. Aqui é imperioso um ouvido casto e
um espírito puro, a fim de que compreendas que o Espírito Santo preparou um templo
no recôndito do ventre de uma virgem para Aquele de quem você, algum tempo
atrás, aprendeu que nascera de modo inefável do Pai. E assim como na
santificação do Espírito Santo nenhum pensamento de imperfeição deve ser
admitido, da mesma forma no nascimento virginal nenhuma contaminação deve ser
imaginada. Por este nascimento foi um novo nascimento dado a este mundo, e
apropriadamente chamado novo. Pois Aquele que é o único Filho no céu, é, por
consequência, o único Filho na terra; e nasceu de forma singular, assim como
nenhum outro jamais foi ou poderá ser.
As palavras dos
profetas a respeito d’Ele: A virgem
conceberá e dará à luz um filho, são conhecidas por todos, e são citadas
nos Evangelhos mais uma vez. O profeta Ezequiel também previu a maneira extraordinária
no nascimento, chamando Maria figurativamente “o pórtico do Senhor”; isto é, o
pórtico através do qual o Senhor veio ao mundo. Pois ele disse: O pórtico que está fronteiro ao Oriente
ficará fechado. Ninguém o abrirá, ninguém aí passará, porque o Senhor, Deus de
Israel, aí passou; ele permaneceu fechado. O que poderia ser dito com mais
clara referência à preservação da condição
inviolável da virgem? Esse portão da virgindade foi fechado; através
dele o Senhor Deus de Israel entrou; através dele saiu do seio da virgem para
este mundo; e o estado virginal manteve-se inviolável, e o pórtico da virgem
permaneceu fechado para sempre. Portanto, o Espírito Santo é mencionado como o
criador da carne do Senhor e do seu templo.
Partindo deste
ponto podes compreender igualmente a majestade do Espírito Santo, pois o
Evangelho dá testemunho dele quando o anjo disse à virgem: Eis que darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque Ele
salvará o seu povo de seus pecados; e ela respondeu: Como se fará isso, pois não conheço homem? E o anjo replicou: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força
do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer
de ti será chamado Filho de Deus. Veja aqui a Trindade como descendo sobre
a virgem, e o poder do Altíssimo encobrindo-a com sua sombra. Qual é o poder do
Altíssimo senão o próprio Cristo, que é o
poder e a sabedoria de Deus? Quem é este poder? A força do Altíssimo.
Existe aqui, então, o Altíssimo; existe também o poder do Altíssimo; existe
igualmente o Espírito Santo. Esta é a Trindade, em todos os lugares oculta, e
em toda parte manifesta, distinta nos nomes e nas pessoas, mas inseparável na
substância da divindade. E embora só o Filho tenha nascido da virgem, contudo
aí está presente igualmente o Altíssimo, aí está presente também o Espírito
Santo, para que sejam santificados tanto a concepção quanto o parto da Virgem.
Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp.
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