Teódoto de Ancira
Sermão na Natividade do Senhor
O
dono de tudo veio em forma de servo
O dono de tudo
veio em forma de servo, revestido de pobreza, para não afugentar a sua presa.
Tendo escolhido para nascer a insegurança de um campo indefeso, nasce de uma
virgem pobre, imerso na pobreza, para, no silêncio, dar caça ao homem e assim
salvá-lo. Pois de ter nascido no meio do rumor, e se estivesse rodeado de
riqueza, os infiéis tenham dito, e com razão, que tinha sido a abundância de
sua riqueza o que havia operado a transformação em volta da terra. E se tivesse
escolhido Roma, naquela ocasião a cidade mais poderosa, teriam pensado que era
o poderio de seus cidadãos o que tinha mudado o mundo. De ter sido o filho do
imperador, sua obra beneficente estaria inscrita como consequência das
influências; se tivesse nascido filho de um legislador, sua reforma social
seria considerada fruto do ordenamento jurídico.
E o que fez?
Escolheu tudo o que é desprezível e pobre, todo o insignificante e ignorado
pela grande massa, a fim de dar a conhecer que a divindade era a única fonte
transformadora da terra. Este é o motivo pelo qual escolheu uma mãe pobre, uma
pátria ainda mais pobre, e Ele mesmo escasso de recursos.
Aprenda a lição
do presépio. Não tendo leito para deitar o Senhor, Ele é colocado em um
presépio, e a indigência d’Aquele que é o mais imprescindível se converte em
privilegiado anúncio da profecia. Foi colocado em um presépio para indicar que
iria converter-se em alimento até mesmo dos irracionais. De fato, vivendo na
pobreza e deitado no presépio, a Palavra e Filho de Deus atrai a si tanto os
ricos como os pobres, os eloquentes como os de poucas palavras.
Observa como a
ausência de bens deu cumprimento à profecia, e como a pobreza tornou acessível
a todos Aquele que por nós se fez pobre. Ninguém teve dúvida em acorrer por
temor às abundantes riquezas de Cristo; ninguém sentiu o acesso bloqueado pelo
esplendor do poder: Ele se mostrou próximo e pobre, oferecendo-se a si mesmo
pela salvação de todos.
Mediante a
corporeidade assumida, o Verbo de Deus se faz presente no presépio, para tornar
possível que todos, racionais e irracionais, participem do alimento da
salvação. E penso que era o que anteriormente havia pregado o profeta
desvelando-nos o mistério deste presépio: O
boi conhece o seu possuidor, e o asno o presépio do seu dono. Israel não me
conhece, meu povo não medita. O que é rico, por nós se fez pobre, tornando
visível a todos a salvação com a força da divindade. Referindo-se a isto dizia
também o grande São Paulo: Sendo rico se
fez pobre, para enriquecer-nos com a sua pobreza.
Porém, quem era
o que nos enriquecia? De que nos enriquecia? E como Ele se fez pobre por nós?
Diga-me, por favor: quem, sendo rico, se fez pobre com minha pobreza? Será o
que apareceu feito homem? Mas este nunca foi rico, mas nasceu pobre de pais
pobres. Quem era, pois, rico, e com o que nos enriquecia o que por nós se fez
pobre? Deus - diz - enriquece a criatura. Portanto, é Deus quem se fez pobre,
fazendo sua a pobreza do que se tornava visível; Ele é verdadeiramente rico em
sua divindade, e por nós se fez pobre.
Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp.
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