sábado, 21 de dezembro de 2019

Cardeal Sodano renuncia ao ofício de Decano


Na manhã de hoje, 21 de dezembro de 2019, o Papa Francisco aceitou a renúncia ao ofício de Decano do Colégio dos Cardeais apresentada pelo Cardeal Angelo Sodano, devido à sua idade avançada (92 anos).

O Decano do Colégio Cardinalício tem importantes funções litúrgicas, sobretudo no período de Sede Vacante: preside a Missa Exequial do Papa falecido, preside a Missa para a eleição do novo Papa e impõe o anel do pescador ao eleito na Missa de início do Ministério Petrino. Além disso, preside a Missa Exequial dos Cardeais falecidos em Roma, na qual o Papa preside apenas a Última Encomendação.

Sodano preside a Missa pela eleição do Papa (2013)

Ao mesmo tempo que aceitou sua renúncia o Papa Francisco estipulou que a partir de agora o Decano seja eleito por um período de cinco anos, podendo ser renovado no encargo por mais cinco, ao final dos quais se torna Decano Emérito.

A responsabilidade da eleição permanece a cargo dos Cardeais Bispos, que devem eleger entre eles o Decano. Não foi dito nada ainda a respeito do ofício de Vice-Decano, encargo desempenhado pelo Cardeal Giovanni Battista Re. Provavelmente se tornará também um encargo rotativo após sua renúncia.

Breve biografia do Cardeal Sodano:

Angelo Sodano nasceu em Isola d'Asti (Itália) a 23 de novembro de 1927 e foi ordenado sacerdote no dia 23 de setembro de 1950, para a Diocese de Asti. Iniciou imediatamente uma carreira diplomática, tendo trabalhado em algumas Nunciaturas Apostólicas e na Secretaria de Estado da Santa Sé.

Em 30 de novembro de 1977 foi nomeado pelo Papa Paulo VI como Núncio Apostólico no Chile, sendo-lhe conferida a ordenação episcopal em janeiro do ano seguinte. Em 1989 retornou à Santa Sé para trabalhar na Secretaria de Estado, como Secretário da Seção para as relações com os Estados.

Foi criado Cardeal por João Paulo II no Consistório de 28 de junho de 1991, sendo-lhe confiada a igreja titular de Santa Maria Nova. Imediatamente após o Consistório foi nomeado Secretário de Estado da Santa Sé.

Em 1994 é promovido a Cardeal Bispo, sendo-lhe conferida a Igreja Suburbicária de Albano. Em 2002, é eleito Vice-Decano do Colégio dos Cardeais.

Com a eleição do Papa Bento XVI, é eleito Decano do Colégio dos Cardeais e, no ano seguinte, apresenta a sua renúncia ao ofício de Secretário de Estado por limite de idade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário