segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

O domingo: Encontro de Pastoral Litúrgica 2003

Estamos chegando ao fim de mais um ano civil. Antes, porém, gostaríamos de recordar aqui, como temos feito no final de cada mês, os Encontros de Pastoral Litúrgica (ENPL) promovidos pelo Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal.

Neste mês, em nossa retrospectiva, recordamos o 29º ENPL, que aconteceu em julho de 2003, com o tema "O domingo e a sua celebração".

Cumpre dizer que este tema é extremamente atual, como vimos em nossa análise das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023, que destacam em três parágrafos a importância do domingo, advertindo contra iniciativas que desfocam sua centralidade na vida cristã.

Para aprofundar este tema, vale a pena a leitura da Carta Apostólica Dies Domini (O dia do Senhor) do Papa João Paulo II, publicada em 1998.

Seguem os áudios de quatro conferências deste Encontro de Pastoral Litúrgica:

Pe. Dr. João da Silva Peixoto

Para além de alguns dados estatísticos sobre a frequência à Missa em Portugal, o palestrante traz valiosos testemunhos dos primeiros cristãos sobre a importância do domingo e pertinentes questionamentos sobre a nossa participação na Eucaristia dominical hoje.

Pe. Dr. Luís Manuel Pereira da Silva

Aqui, após destacar a revalorização do domingo pela reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, tanto em seu Lecionário (leituras) quanto no Missal (orações), o palestrante reflete sobre o ministério da presidência da Eucaristia em sua relação com os demais ministérios litúrgicos.

Pe. Dr. Manuel Joaquim F. da Costa

Nesta palestra se lança a corajosa proposta de promover a oração da Liturgia das Horas nos domingos em nossas comunidades, a fim de "abraçar na oração a totalidade do tempo". O palestrante traça também um breve histórico da oração comunitária do Ofício Divino, destacando a Liturgia de Jerusalém no século IV descrita pela peregrina Etéria (ou Egéria) em seu Itinerarium.

Pe. Dr. Carlos Manuel Patrício de Aquino

Partindo do conceito de “assembleia celebrante”, o palestrante reflete sobre as celebrações dominicais na ausência do presbítero, destacando a centralidade da Palavra de Deus. Por fim, há espaço ainda para recordar outras iniciativas de santificação do domingo: adoração eucarística, peregrinações a santuários, momentos de oração em família, entre outros.

Domingo: nosso encontro semanal com o Ressuscitado

Nenhum comentário:

Postar um comentário