domingo, 8 de dezembro de 2019

As bênçãos para as Missas de Nossa Senhora

Há três anos, no dia 08 de dezembro de 2016, demos início aqui neste blog a uma série de postagens sobre as Missas votivas de Nossa Senhora, cuja Coletânea havia sido relançada no Brasil por ocasião do Ano Mariano Nacional, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

De dezembro de 2016 a setembro de 2017 publicamos as orações dos 46 formulários que compõem esta Coletânea, desde a Missa de Maria, filha eleita de Israel até a Missa de Maria, porta do céu.

Na ocasião, porém, faltou-nos publicar a série de sete formulários de bênçãos que a integram, indicados para as Missas de Nossa Senhora nos vários tempos litúrgicos.

Estas bênçãos vêm somar-se àquela que já se encontrava no Missal Romano e na Liturgia das Horas para todas as celebrações de Nossa Senhora (a bênção para o Tempo Comum n. 2 da Coletânea nada mais é do que uma nova tradução deste texto).

Seguem, pois, os oito formulários de bênçãos para as Missas de Nossa Senhora, um do Missal Romano e sete da Coletânea de Missas de Nossa Senhora:

Missal Romano (para todos os tempos litúrgicos):
CP: O Deus de bondade, que pelo Filho da Virgem Maria quis salvar a todos, vos enriqueça com sua bênção.
R: Amém.
CP: Seja-vos dado sentir sempre e por toda a parte a proteção da Virgem por quem recebestes o autor da vida.
R: Amém.
CP: E vós, que vos reunistes hoje para celebrar a sua solenidade (festa, memória, comemoração), possais colher a alegria espiritual e o prêmio eterno.
R: Amém.
CP: Abençoe-vos Deus todo-poderoso...

Advento:
CP: Venha sobre vós a graça do Pai, cujo Verbo desceu ao seio da Virgem Maria para se tornar Salvador do gênero humano.
R: Amém.
CP: Não se afaste de vossos corações a paz de Cristo, cuja chegada a santa Virgem, filha de Sião, esperou com alegria.
R: Amém.
CP: A graça do Espírito Santo ilumine vossas almas, para que, vigilantes na oração e exultantes em louvores, espereis a segunda vinda de Cristo.
R: Amém.
CP: Abençoe-vos Deus todo-poderoso...

Natal:
CP: Deus, que pelo parto da Virgem aclarou as trevas dos tempos passados, ilumine vossas mentes com os raios do sol de justiça.
R: Amém.
CP: O Pai, que mandou seu Filho como Redentor do mundo, vos conceda reformar-vos interiormente à sua imagem.
R: Amém.
CP: Meditando com gratidão tão grandes benefícios, com Santa Maria, Mãe da Sabedoria, conformeis, para sempre, vida e costumes com o exemplo de Cristo e da Virgem Maria.
R: Amém.
CP: Abençoe-vos Deus todo-poderoso...


Quaresma:
CP: Deus, que pela imolação de seu Filho e pela conformidade dolorosa e amente da Virgem Mãe, resolveu remir o gênero humano, vos faça participantes de tão grande mistério de salvação.
R: Amém.
CP: Deus, que determinou subisse a Virgem Maria por degraus de fé e de dor até atingir o cume da caridade junto da cruz, vos faça progredir na fé até alcançar as alturas do amor.
R: Amém.
CP: Trazendo em vós a imagem de Cristo sofredor, ao terminar o curso de vossa vida, Ele vos torne participantes de sua glória.
R: Amém.
CP: Abençoe-vos Deus todo-poderoso...

Páscoa:
CP: Deus Pai, que pela ressurreição de seu Filho alegrou a Virgem Maria e a Igreja nascente, vos cumule de todo o gozo espiritual.
R: Amém.
CP: Jesus Cristo, que nascido da Virgem imaculada, ressurgiu da sepultura intacto, vos conserve íntegra a fé do Batismo.
R: Amém.
CP: O Espírito Santo, cuja efusão a Virgem Maria com os Apóstolos esperou com plena confiança, purifique vossos corações com sua morada.
R: Amém.
CP: Abençoe-vos Deus todo-poderoso...

Tempo Comum I:
CP: O Pai misericordioso, pelo amor que teve à Mãe de seu Filho, vos conceda saúde do corpo e da alma.
R: Amém.
CP: Jesus Cristo, bendito fruto de Maria Virgem, vos conceda ornamentos de virtudes, que vos tornem mais agradáveis a Ele.
R: Amém.
CP: O Espírito Santo, que pairou sobre a Virgem Maria, vos dê a doçura de sua paz e vos recolha unidos no seio da mãe Igreja.
R: Amém.
CP: Abençoe-vos Deus todo-poderoso...

Tempo Comum II:
CP: Deus, que pelo parto da santíssima Virgem Maria, quis com sua bondade remir o gênero humano, se digne enriquecer-vos com sua bênção.
R: Amém.
CP: Em todo o tempo e em todo o lugar sintais a proteção daquela de quem pudestes receber o Autor da vida.
R: Amém.
CP: Vós, que vos reunistes no dia de hoje para celebrar devotamente sua comemoração, possais levar convosco os dons de gozo espiritual e recompensa celeste.
R: Amém.
CP: Abençoe-vos Deus todo-poderoso...

Tempo Comum III:
CP: Abençoe-vos o Pai misericordioso, por intercessão da sempre Virgem Maria, pela qual quis reparar a queda da primeira mulher.
R: Amém.
CP: O Senhor Jesus, que no seio da Virgem santa se tornou nosso irmão e Salvador, purifique vossas almas de todo o contágio do pecado.
R: Amém.
CP: O Espírito Santo aumente em vós a graça da verdadeira fé e o dom da celeste esperança, para percorrerdes os caminhos do Evangelho e chegardes à pátria dos céus.
R: Amém.
CP: Abençoe-vos Deus todo-poderoso...


Fontes:
Missal Romano. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 2006, p. 527.
Missas de Nossa Senhora. Brasília: Edições CNBB, 2016, pp. 329-332.

Nenhum comentário:

Postar um comentário