domingo, 24 de dezembro de 2017

O Evangeliário das Missas de Natal no Vaticano

Aqueles que acompanham as celebrações do Tempo do Natal presididas pelo Papa, sobretudo a Missa da Noite de Natal (popularmente conhecida como “Missa do Galo”), notam a presença de um Evangeliário, usado na proclamação do Evangelho, na bênção à assembleia concedida pelo Papa (gesto próprio da Liturgia Episcopal) e em seguida depositado junto da imagem do Menino Jesus.


Na verdade não é um Evangeliário, mas sim um Missal: o Missale Pontificis in Nativitate Domini (Missal Pontifício no Natal do Senhor). Como antes do Concílio Vaticano II o Missal continha não apenas as orações, mas também as leituras para as celebrações, pode ser igualmente usado como Evangeliário.

Este Missal foi feito a pedido do Papa Alexandre VI (1431-1503), após sua eleição em 1492. Contém os textos de todas as Solenidades do Tempo do Natal, em latim. Ele, porém, só foi usado pela primeira vez no Natal de 1495, como testemunha o então Cerimoniário do Papa, Johannes Burchard. Com certeza foi usado igualmente na Abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro no Jubileu de 1500.

Imagem e brasão de Alexandre VI em um das páginas do Missal
Inicialmente o projeto seria compor três volumes, um para cada grande celebração presidida pelo Papa: Natal, Páscoa e Solenidade dos Santos Pedro e Paulo. Contudo, não possuímos informações sobre os outros dois volumes. Apenas o Missal de Natal conservou-se na Biblioteca Apostólica Vaticana, identificado como Codex Borgianus Latinus 425.

As gravuras presentes no Missal foram feitas pelo artista milanês Antonio da Monza. Na capa encontra-se o monograma de Cristo (cristograma), formado pela sobreposição das letras gregas X (chi) e P (), primeiras letras da palavra ΧΡΙΣΤΟΣ (Christos). O monograma é circundado por quatro anjos.

Na contracapa encontra-se uma cruz grega com as palavras Φως (Luz) na trave vertical e Ζωή (Vida) na trave horizontal, igualmente ladeada por quatro anjos. Os dois fechos da capa têm o formato de conchas.


Atualmente, o Papa usa este Evangeliário em três ocasiões: na Missas da Noite do Natal do Senhor (24 de dezembro), da Solenidade da Santa Mãe de Deus (01 de janeiro) e da Epifania do Senhor (06 de janeiro). O Missal é colocado ainda junto da imagem do Menino Jesus nas I Vésperas da Solenidade da Santa Mãe de Deus, embora nesta ocasião não seja usado para a leitura do Evangelho.

No ano de 2015, quando o Papa celebrou a Festa da Sagrada Família, o Evangeliário foi usado extraordinariamente também nesta ocasião (nesta celebração, porém, não foi concedida a bênção com o Evangeliário).

Por fim, cumpre dizer que o Evangeliário usado não é o original, uma preciosa relíquia do final do século XV. Trata-se na verdade de um fac-símile, permanecendo o original na Biblioteca Vaticana.


Confira também vídeos que mostram o uso deste Evangeliário nas três solenidades do Tempo do Natal:



Nenhum comentário:

Postar um comentário