sábado, 28 de dezembro de 2019

Homilia: Festa da Sagrada Família - Ano A

São João Crisóstomo
Sermão 9 sobre o Evangelho de Mateus
Para que se cumprisse que seria chamado nazareno

Morto já Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e lhe disse: Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel. Já não disse foge, mas vai. Aconselha o descanso depois da prova. Porque José voltou do desterro, regressou à sua pátria e pode ver o assassino dos meninos inocentes já morto. Mas apenas retornou para a pátria e se encontrou com as relíquias dos antigos perigos. Porque vivia e reinava um filho do tirano. Perguntarás: como foi que Arquelau reinasse na Judeia, sendo governador Pilatos? A morte de Herodes era recente, e seu reino ainda não tinha se dividido em várias partes. Pela morte de Herodes, ficou com o poder seu filho. Mas porque o irmão de Arquelau também se chamava Herodes, o evangelista o distinguiu e disse: Em lugar de seu pai Herodes.
Mas se José temia a Judeia por causa de Arquelau, na Galileia era-lhe necessário temer a Herodes filho. Contudo, uma vez que José mudou de lugar, a questão acabou no esquecimento, pois o ataque tinha sido contra Belém e seus territórios. De maneira que Arquelau, uma vez concluída a matança, pensou que tudo tinha terminado e que aquele a quem ele buscava já havia perecido entre os muitos que morreram. Por outro lado, tendo visto como seu pai morreu, ele se tornou um tanto moderado e não quis continuar a perseguição nem compartir na perversidade. Assim regressou José a Nazaré, tanto para fugir do perigo, como para viver em sua amada pátria. E para que procedesse com maior confiança, recebeu acerca disso o oráculo da parte do anjo.
Entretanto, Lucas não diz que José tinha ido a Nazaré por força da profecia; mas que, tendo terminado o rito da purificação, desceram a Nazaré. O que dizer sobre isto? Que Lucas o disse falando do tempo que precedeu a fuga ao Egito. Porque não disse que foram lá antes da purificação, a fim de que em nada se transgredisse a lei; mas que esperaram até que concluíssem a purificação e regressassem a Nazaré, e depois foram ao Egito. Já regressados do Egito, diz o evangelista que retornaram a Nazaré. Na primeira vez nenhum oráculo lhes avisou que regressassem, mas que por vontade própria fossem à sua amada pátria. Não tendo ido a Belém a não ser por motivo do censo, e não tendo encontrado lugar na hospedaria para deter-se, apenas terminada a questão voltaram a Nazaré.
Agora, ao invés disso, o anjo os faz regressar à sua casa, para que ali se estabeleçam. E isto não sem motivo, mas porque assim estava profetizado. Para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas, que se chamaria nazareno. Qual dos profetas disse isso? Não o perguntes, nem o examines com vã curiosidade. Muitos livros proféticos pereceram, como pode ver-se pelos Paralipômenos...


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 42-43. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também outra homilia de São João Crisóstomo para esta Festa clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário