sábado, 7 de dezembro de 2019

Homilia: II Domingo do Advento - Ano A

Eusébio de Cesareia
Comentário sobre o Livro do Profeta Isaías
Uma voz grita no deserto

Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. O profeta declara abertamente que seu vaticínio não se realizará em Jerusalém, mas no deserto; isto é, que sua glória se manifestará, e a salvação de Deus chegará ao conhecimento de todos os homens.
E tudo isto, de acordo com a história e a escrita, cumpriu-se exatamente quando João Batista pregou o advento salvador de Deus no deserto do Jordão, onde a salvação divina se tornou visível. Pois Cristo e sua glória tornaram-se manifestos para todos quando, uma vez batizado, abriram-se os céus e o Espírito Santo desceu em forma de pomba e pousou sobre Ele, enquanto se ouvia a voz do Pai que dava testemunho de seu Filho: Este é meu Filho amado, escutai-o.
Tudo isto se dizia porque Deus se manifestaria no deserto, lugar que sempre foi intransitável e inacessível. Tratava-se, de fato, de todos os povos privados do conhecimento de Deus, e com os quais não puderam entrar em contato os justos e os profetas.
Por esta razão, aquela voz manda preparar um caminho para a Palavra de Deus, assim como aplainar os seus obstáculos e asperezas, para que, quando chegar o nosso Deus, Ele possa caminhar sem dificuldade. Preparai um caminho ao Senhor: trata-se da pregação evangélica e de uma nova consolação, com o desejo de que a salvação de Deus chegue ao conhecimento de todos os homens.
Sobe a um monte elevado, arauto de Sião: retumba a voz, arauto de Jerusalém. Estas expressões dos antigos profetas se encaixavam muito bem, e se referem oportunamente aos evangelistas. Após ter falado da voz que grita no deserto, são elas que anunciam o advento de Deus aos homens. Assim, após a profecia de João Batista, segue-se de forma coerente a menção dos evangelistas.
Qual é esta Sião senão aquela mesma que antes se chamava Jerusalém? E ela mesma era aquele monte ao qual a Escritura se refere, dizendo: O Monte Sião onde puseste tua morada; e o Apóstolo: Vos aproximastes do Monte Sião. Tais expressões não estarão aludindo ao coro apostólico, escolhido dentre o primitivo povo da circuncisão?
E esta Sião e Jerusalém é aquela que recebeu a salvação de Deus, a mesma que por sua vez se ergue magnífica sobre o monte de Deus, ou seja, sobre o seu Verbo Unigênito: à qual Deus ordena que, uma vez elevada ao sublime cume, anuncie a palavra de salvação. E quem é o que evangeliza a não ser o coro dos Apóstolos? E o que é evangelizar? É pregar a todos os homens, e em primeiro lugar às cidades de Judá, que Cristo veio à terra.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 26-27. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de Santo Agostinho para este domingo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário