quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

A visita do Papa Francisco a Greccio

Na tarde do último dia 01 de dezembro o Papa Francisco visitou o Santuário de Greccio, onde Francisco de Assis montou o presépio na Noite de Natal de 1223, durante a qual assinou a Carta Apostólica Admirabile Signum sobre o significado e o valor do presépio.

O Santo Padre dirigiu-se inicialmente à gruta do Santuário, onde rezou por alguns instantes em silêncio e assinou a Carta Apostólica. Em seguida, na capela central do Santuário, presidiu uma breve Liturgia da Palavra, centrada no Evangelho da Natividade (Lc 2,1-14), após o qual o Papa proferiu uma breve meditação. Por fim, entregou a Carta a alguns fiéis e esta foi lida publicamente.

Confira a meditação do Santo Padre e algumas fotos da visita:

Liturgia da Palavra e assinatura da Carta sobre o Presépio
Meditação do Papa Francisco
Santuário de Greccio (Rieti)
Domingo, 01 de dezembro de 2019

Quantos pensamentos vêm à mente neste lugar santo! E, todavia, diante da rocha destes montes tão queridos a São Francisco, o que somos chamados a fazer é, antes de tudo, redescobrir a simplicidade.
O presépio, que pela primeira vez São Francisco fez neste pequeno espaço, imitando a estreita Gruta de Belém, fala por si mesmo. Aqui não há necessidade de multiplicar as palavras, porque a cena que é posta diante de nossos olhos exprime a sabedoria de que necessitamos para captar o essencial.
Diante do presépio descobrimos como é importante para a nossa vida, tantas vezes agitada, encontrar momentos de silêncio e de oração. O silêncio, para contemplar a beleza do rosto de Jesus Menino, o Filho de Deus nascido na pobreza de um estábulo. A oração, para exprimir o “obrigado” maravilhado diante deste imenso dom de amor que nos é dado.
Neste sinal, simples e maravilhoso, do presépio, que a piedade popular acolheu e transmitiu de geração em geração, manifesta-se o grande mistério da nossa fé: Deus nos ama até o ponto de partilhar a nossa humanidade e a nossa vida. Nunca nos deixa sozinhos; acompanha-nos com a sua presença escondida, mas não invisível. Em cada circunstância, tanto na alegria como na dor, Ele é o Emanuel, Deus conosco.
Como os pastores de Belém, acolhamos o convite para ir à gruta, para ver e reconhecer o sinal que Deus nos deu. Então o nosso coração estará cheio de alegria, e poderemos levá-la onde há tristeza; estará cheio de esperança, a ser partilhada com aqueles que a perderam.
Identifiquemo-nos com Maria, que depôs o seu Filho na manjedoura, porque não havia lugar em uma casa. Com ela e com São José, seu esposo, volvamos o olhar ao Menino Jesus. Que o seu sorriso, desabrochado na noite, dissipe a indiferença e abra os corações à alegria daqueles que se sentem amados pelo Pai que está nos céus.

Chegada do Santo Padre 
Oração na gruta do presépio
Assinatura da Carta Apostólica
Liturgia da Palavra na capela do Santuário
Evangelho da Natividade (Lc 2,1-14)
Meditação do Santo Padre


Leitura da Carta Apostólica

Confira também o vídeo completo da visita:


Nenhum comentário:

Postar um comentário