terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Homilia do Papa: III Domingo do Advento - Ano A

Santa Missa para a Comunidade Católica Filipina
Homilia do Santo Padre Francisco
Basílica Vaticana
Domingo, 15 de dezembro de 2019

Caros irmãos e irmãs,
Celebramos hoje o III Domingo do Advento. Na 1ª leitura o profeta Isaías convida toda a terra a alegrar-se pela vinda do Senhor, que traz a salvação ao seu povo. Ele vem para abrir os olhos aos cegos e os ouvidos aos surdos, para curar os coxos e os mudos (cf. Is 35,5-6). A salvação é oferecida a todos, mas o Senhor manifesta uma ternura especial pelos mais vulneráveis, os mais frágeis, os mais pobres do seu povo.
Das palavras do Salmo Responsorial aprendemos que há outros vulneráveis que merecem um olhar de amor especial de Deus: são os oprimidos, os famintos, os prisioneiros, os forasteiros, os órfãos e as viúvas (cf. Sl 145,7-9). São os habitantes das periferias existenciais de ontem e de hoje.
Em Jesus Cristo o amor salvífico de Deus se faz tangível: «os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados» (Mt 11,5). Estes são os sinais que acompanham a realização do Reino de Deus. Não toques de trombeta ou triunfos militares, não juízos e condenações dos pecadores, mas libertação do mal e anúncio de misericórdia e de paz.
Também este ano nos preparamos para celebrar o mistério da Encarnação, do Emmanuel, o “Deus conosco” que realiza prodígios em favor do seu povo, em particular dos pequenos e frágeis. Tais prodígios são os “sinais” da presença do seu Reino. E assim como os habitantes das periferias existenciais continuam a ser ainda muitos, devemos pedir ao Senhor para renovar o milagre do Natal a cada ano, oferecendo nós mesmos como instrumentos do seu amor misericordioso pelos últimos.
Para preparar-nos adequadamente a este nova efusão de graça, a Igreja nos oferece o tempo do Advento, no qual somos chamados a despertar nos corações a esperança e a intensificar a nossa oração. Neste sentido, na riqueza das diversas tradições, as Igrejas particulares introduziram uma variedade de práticas devocionais.
Nas Filipinas, há séculos, existe uma novena em preparação ao Santo Natal chamada Simbang-Gabi (Missa da noite). Durante nove dias os fiéis filipinos se reúnem ao amanhecer nas suas paróquias para uma especial Celebração Eucarística. Nos últimos decênios, graças aos migrantes filipinos, tal devoção superou os confins nacionais e chegou a muitos outros países. Há anos se celebra Simbang-Gabi também na Diocese de Roma, e hoje a celebramos juntos aqui, na Basílica de São Pedro.
Através desta celebração queremos nos preparar para o Natal segundo o espírito da Palavra de Deus que escutamos, permanecendo constantes até a vinda definitiva do Senhor, como nos recomenda o Apóstolo Tiago (cf. Tg 5,7). Queremos empenhar-nos em manifestar o amor e a ternura de Deus a todos, especialmente aos últimos. Somos chamados a ser fermento em uma sociedade que muitas vezes  já não pode saborear a beleza de Deus e experimentar a graça da sua presença.
E vós, caros irmãos e irmãs, que deixastes a vossa terra em busca de um futuro melhor, tendes uma missão especial. A vossa fé seja “fermento” na comunidade paroquial à qual pertenceis hoje. Encorajo-vos a multiplicar as oportunidades de encontro para partilhar a vossa riqueza cultural e espiritual, deixando-vos ao mesmo tempo enriquecer das experiências dos outros. Somos todos convidados a construir juntos aquela comunhão na diversidade que constitui um traço distintivo do Reino de Deus, inaugurado por Jesus Cristo, Filho de deus feito homem. Somos todos chamados a praticar juntos a caridade para com os habitantes das periferias existenciais, colocando a serviço os nossos dons diversos, para renovar os sinais da presença do Reino. Somos todos chamados a anunciar juntos o Evangelho, a Boa Nova da salvação, em todas as línguas, para chegar ao maior número de pessoas possível.
O Santo Menino que nos dispomos a adorar, envolto em pobres faixas e deitado em uma manjedoura, vos abençoe e vos dê a força para portar avante com alegria o vosso testemunho.


Tradução livre do original italiano no site da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário