sábado, 20 de fevereiro de 2021

Homilia: I Domingo da Quaresma - Ano B

Santo Antão
1ª Carta
Estas são as três formas de se começar na conversão

Saudação à vossa caridade no Senhor. Irmãos, julgo que existem três tipos de pessoas entre aquelas a quem o amor de Deus chama, homens ou mulheres. Alguns são chamados pela lei do amor depositada em sua natureza, e pela bondade original que forma parte dela em seu primeiro estado e em sua primeira criação. Quando ouvem a Palavra de Deus não existe nenhuma vacilação: prontamente a seguem. Assim ocorreu com Abraão, o patriarca. Deus viu que ele sabia amá-lo, não em consequência de um ensinamento humano, mas seguindo a lei natural inscrita nele, e conforme a qual Ele mesmo o havia modelado a princípio. E revelando-se a ele disse: Sai de tua terra e de tua casa, e vem para a terra que eu te mostrarei. Foi sem vacilar, impulsionado por sua vocação. Isto é um exemplo para os principiantes: se sofrem e buscam o temor de Deus na paciência e na tranquilidade, recebem em herança um comportamento glorioso porque são compelidos a seguir o amor do Senhor. Este é o primeiro tipo de vocação.

Eis aqui o segundo. Alguns ouvem a lei escrita, que dá testemunho a respeito dos sofrimentos e suplícios preparados para os ímpios e das promessas reservadas para quem dá fruto no temor de Deus. Estes testemunhos despertam neles o pensamento e o desejo de obedecer à sua vocação. Davi o testifica, dizendo: A lei do Senhor é perfeita, é descanso para a alma; o preceito do Senhor é fiel, e instrui ao ignorante; assim como em muitas outras passagens que não temos intenção de citar.

E eis aqui o terceiro tipo de vocação: alguns, quando ainda estão começando, têm o coração duro e permanecem nas obras de pecado. Porém, Deus, que é todo misericórdia, atrai sobre eles provas para corrigi-los, até que desanimem daquele caminho e, comovidos, voltem a Ele. Doravante o conhecem, e seu coração se converte. Também eles obtêm o dom de um comportamento glorioso como os que pertencem às duas categorias anteriores.

Estas são as três formas de se começar na conversão, antes de chegar nela a graça e a vocação de filhos de Deus.

Alguns há que começam com todas as suas forças, dispostos a desprezar todas as tribulações, a resistir e manterem-se firmes em todos os combates que lhes aguardam, e a triunfar neles. Creio que o Espírito se adianta a eles para que o combate seja rápido, e doce a obra de sua conversão. Mostra-lhes os caminhos da ascese, corporal e interior, como converter-se e permanecer em Deus, seu Criador, que faz perfeitas as suas obras. Ensina-lhes como fazer violência, ao mesmo tempo à alma e ao corpo, para que ambos se purifiquem e juntos recebam a herança. Primeiro se purifica o corpo por jejuns e vigílias prolongadas; e depois o coração mediante a vigilância e a oração, assim como toda prática que debilita o corpo e corta os desejos da carne.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 310-311. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Para ler uma homilia de São João Crisóstomo para este domingo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário