sábado, 24 de dezembro de 2016

Homilia: Natal do Senhor - Missa da Noite

São Pedro Crisólogo
Sermão 149
Paz é o nome pessoal de Cristo

Ao chegar o Senhor e Salvador nosso, e ao fazer sua aparição corporal, os anjos, dirigindo os coros celestiais evangelizavam aos pastores dizendo: Anuncio-vos uma boa-nova, uma grande alegria para todo o povo. Utilizando as mesmas palavras dos santos anjos, também nós vos anunciamos uma grande alegria.
De fato, hoje a Igreja está em paz; hoje a nave da Igreja chega ao porto; hoje, caríssimos, é exaltado o povo de Deus e humilhados os inimigos da verdade; hoje Cristo se alegra e o diabo geme; hoje os anjos vivem em exultação e os demônios confusos. Que mais direi? Hoje Cristo, que é o Rei da paz, içando sua paz pôs em fuga as divisões, cobriu de confusão a discórdia e, como o céu com o esplendor do sol, assim ilumina a Igreja com o fulgor da paz. Porque hoje vos nasceu um Salvador.
Que desejável é a paz! Que fundamento mais estável é a paz para a religião cristã, e que adorno celeste para o altar do Senhor! O que poderíamos dizer para elogiar a paz? A paz é o nome pessoal de Cristo, como diz o Apóstolo: Cristo é nossa paz, Ele fez de dois povos uma realidade única. Entretanto, assim como ante a visita de um rei se limpam as praças e toda a cidade é um festim de luzes e flores, de forma que não haja nada que ofenda a visita do ilustre visitante, a mesma coisa acontece agora: diante da vinda de Cristo, rei da paz, deve-se remover do meio toda a tristeza e, antes o esplendor da verdade, deve pôr-se em fuga a mentira, desaparecer a discórdia, resplandecer a concórdia.
Por isso, mesmo quando na terra os santos realizam o elogio da paz, onde seus louvores alcançam o nível mais alto é no céu: os santos anjos louvam e proclamam: Glória a Deus no céu, e na terra paz aos homens por Ele amados. Estão vendo, irmãos, como existe um intercâmbio da paz entre todas as criaturas do céu e da terra: os anjos do céu anunciam a paz à terra, e os santos da terra louvam em uníssono a Cristo, que é a nossa paz, já elevado aos céus; e os místicos coros cantam a uma só voz: Hosana no céu!
Portanto, digamos juntamente com os anjos: Glória a Deus no céu, que humilhou o diabo e exaltou a Cristo. Glória a Deus no céu, que pôs em fuga a discórdia e consolidou a paz.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 36-37. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de Teódoto de Ancira para esta Missa clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário