sexta-feira, 26 de março de 2021

Solenidade da Anunciação do Senhor em Nazaré

No dias 24 e 25 de março de 2021 o Patriarca de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzaballa, presidiu, respectivamente, as I Vésperas e a Santa Missa da Solenidade da Anunciação do Senhor na Basílica da Anunciação em Nazaré (sobre a qual falamos recentemente em nossa série sobre as Missas votivas da Terra Santa. Para acessar a postagem, clique aqui).

Esta foi a primeira vez que Dom Pizzaballa celebra em Nazaré desde sua nomeação como Patriarca em 24 de outubro de 2020, completando assim as celebrações nas três grandes Basílicas da Terra Santa: a Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém (da qual tomou posse no início de dezembro), a Basílica da Natividade em Belém (na qual celebrou a Solenidade do Natal de 2020) e a Basílica da Anunciação em Nazaré.

Dia 24 de março: I Vésperas

Início da oração das Vésperas

Salmodia
Leitura breve
Incensação durante o Magnificat


Após a oração das Vésperas na igreja superior, o reitor da Basílica, Padre Bruno Varriano conduziu um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento na igreja inferior, junto à Gruta da Anunciação:

Procissão de entrada
Evangelho
Exposição do Santíssimo Sacramento no altar da Gruta

Adoração Eucarística na igreja inferior

Dia 25 de março: Santa Missa

Causa-nos estranheza o uso dos paramentos azuis, que são uma concessão especial para alguns lugares, apenas para celebrações marianas (particularmente para a Solenidade da Imaculada Conceição). Embora a Virgem Maria ocupe um papel neste mistério, a Anunciação é uma festa cristológica, que celebra a Encarnação do Verbo. Portanto, o correto seriam paramentos brancos ou dourados, como usados nos anos anteriores.

Procissão de entrada

Incensação
Leituras

Homilia
Oração sobre as oferendas
Consagração
Comunhão
Bênção

Imagens: Latin Patriarchate of Jerusalem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário