Cardeal Raniero Cantalamessa, OFMCap
II pregação de Quaresma
05 de março de 2021
“Quem de vós pode acusar-me de pecado?” - Jesus Cristo, verdadeiro homem
O pensamento
moderno, iluminista, nasce sob o signo da máxima de viver “etsi Deus non daretur”, como se Deus não existisse. O pastor
Dietrich Bonhoeffer retomou esta máxima, buscando dar-lhe um conteúdo cristão
positivo. Nas suas intenções, essa não era uma concessão ao ateísmo, mas um
programa de vida espiritual: fazer o próprio dever também quando Deus parece
ausente; em outras palavras, não fazer dele um “Deus-tapa-buracos”, sempre
pronto a intervir onde o homem falhou.
Também nesta
versão a máxima é discutível e foi, justamente, contestada (entre outros, por
exemplo, por Bento XVI). Mas a nós, neste momento, ela interessa por outra
razão. Existe um perigo mortal para a Igreja, e é o de viver “etsi Christus non daretur”, como se Cristo não existisse. É
o pressuposto com o qual o mundo e seus meios de comunicação falam todo o tempo
da Igreja. Dela interessam a história (sobretudo a negativa, não aquela da
santidade), a organização, o ponto de vista sobre os problemas do momento, os
fatos e as fofocas dentro dela. Raramente se encontra mencionada a pessoa de
Jesus. Há alguns anos, foi proposta a ideia de uma possível aliança entre fiéis
e não fiéis, baseada nos valores civis e éticos comuns, nas raízes cristãs da
cultura e assim por diante. Um pacto, em outras palavras, não baseado no que
aconteceu no mundo com a vinda de Cristo, mas no que aconteceu em seguida,
depois d’Ele.
A isto se
acrescenta um fato objetivo e, infelizmente, inevitável: Cristo não entra em
questão em nenhum dos três diálogos mais vivazes em curso hoje entre a Igreja e
o mundo. Não entra no diálogo entre fé e filosofia, porque a filosofia se ocupa
de conceitos metafísicos, não de realidades históricas como é a pessoa de Jesus
de Nazaré; não entra no diálogo com a ciência, com a qual se pode unicamente
discutir sobre a existência ou não de um Deus criador e de um projeto
inteligente subjacente à evolução; não entra, enfim, no diálogo
inter-religioso, onde se se ocupa do que as religiões podem fazer juntas, em
nome de Deus, pelo bem da humanidade.
Na
preocupação - ainda que justíssima - de responder às exigências e provocações
da história e da cultura, corremos o risco mortal de nos comportarmos, também
nós, fiéis, “etsi Christus non daretur”.
Como se fosse possível falar da Igreja prescindindo de Cristo e do seu
Evangelho. Tocaram-me fortemente as palavras pronunciadas pelo Santo Padre na Audiência Geral de 25 de novembro passado. Dizia - e se entendia pelo tom que isso o
tocava de modo particular:
“Aqui [em At 2,42] encontramos quatro características essenciais da vida eclesial: primeira, a escuta do ensinamento dos Apóstolos; segunda, a salvaguarda da comunhão recíproca; terceira, a fração do pão; e quarta, a oração. Elas lembram-nos que a existência da Igreja tem sentido se permanecer firmemente unida a Cristo, isto é, na comunidade, na sua Palavra, na Eucaristia e na oração. É o modo de nos unirmos a Cristo. A pregação e a catequese dão testemunho das palavras e dos gestos do Mestre; a busca constante da comunhão fraterna preserva dos egoísmos e dos particularismos; a fração do pão realiza o sacramento da presença de Jesus no meio de nós: Ele nunca estará ausente; na Eucaristia é precisamente Ele, Ele vive e caminha conosco. E por fim, a oração, que é o espaço do diálogo com o Pai, através de Cristo no Espírito Santo. Na Igreja, tudo o que cresce fora destas ‘coordenadas’ está desprovido de fundamento”.
As quatro
coordenadas da Igreja, como se vê, reduzem-se, nas palavras do Papa, a uma só:
permanecer ancorada em Cristo. Tudo isso fez nascer em mim o desejo de dedicar
estas meditações quaresmais à pessoa de Jesus Cristo. Tive que superar, eu
mesmo por primeiro, uma objeção. Um olhar no índice dos documentos do Vaticano
II, no verbete “Jesus Cristo”, ou uma rápida passagem pelos documentos pontifícios
dos últimos anos fala-nos d‘Ele infinitamente mais do que podemos dizer nestas
breves meditações quaresmais. Qual é, então, a utilidade de escolher este tema?
É que aqui se falará somente d’Ele, como se existisse só Ele e valesse a pena
ocupar-se só d’Ele (o que é, definitivamente, a verdade!).
Podemos
fazê-lo porque não somos constrangidos, como o é o Magistério, a ocupar-nos
também de outras questões: dos problemas pastorais, daqueles éticos, sociais,
ambientais; neste momento, dos problemas criados pela pandemia. Ai de nós,
naturalmente, se fizermos somente o que fazemos aqui, mas ai de nós se jamais o
fizermos. Da minha experiência com a televisão, aprendi uma coisa: existem
vários modos de enquadrar um objeto. Há o “plano total”, no qual se enquadra
quem fala com tudo o que o circunda; há o “primeiro plano”, no qual se enquadra
somente a pessoa que fala; e há, enfim, o chamado “primeiríssimo plano”, no
qual se enquadra apenas o rosto, ou mesmo somente os olhos de quem fala. Eis o
que, nestas meditações, nós propomos fazer, com a ajuda de Deus: primeiríssimos
planos sobre a pessoa de Jesus Cristo.
O nosso
intuito não é apologético, mas espiritual. Em outras palavras, não falamos para
convencer os outros, os não fiéis, que Jesus é o Senhor, mas para que Ele se
torne sempre mais realmente o Senhor da nossa vida, o nosso tudo, a ponto de
nos sentirmos também nós, como o Apóstolo, “conquistados por Cristo” (Fl 3,12) e poder dizer com ele - ao
menos como desejo - “Para mim o viver é Cristo” (Fl 1,21).
A pergunta
que nos acompanhará não será, portanto, “que lugar Jesus ocupa hoje no mundo ou
na Igreja”, mas “que lugar Jesus ocupa na minha vida?”. Será isto, acima de
tudo, o melhor meio para estimular outros a se interessarem por Cristo, isto é,
o modo mais eficaz de fazer evangelização.
Mas,
primeiramente, um esclarecimento. De qual “Cristo” queremos falar? Existem, de
fato, diversos “Cristos”: há o Cristo dos historiadores, dos teólogos, dos
poetas, existe até mesmo o Cristo dos ateus [1]. Falemos do Cristo dos
Evangelhos e da Igreja. Mais precisamente, do Cristo do dogma católico que o
Concílio de Calcedônia de 451 definiu em termos que, de vez em quando, faz bem
voltar a escutar, ao menos em parte, no texto original:
“Seguindo,
pois, os santos Padres, com unanimidade ensinamos que se confesse que um só e o
mesmo Filho, o Senhor nosso Jesus Cristo, perfeito na sua divindade e perfeito
na sua humanidade, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, composto de alma
racional e de corpo, consubstancial ao Pai segundo a divindade e consubstancial
a nós segundo a humanidade, ‘semelhante em tudo a nós, menos no pecado’ [cf. Hb 4,15] (...) um só e mesmo Cristo,
Filho, Senhor, Unigênito, reconhecido em duas naturezas (...), não sendo de
modo algum anulada a diferença das naturezas por causa da sua união, mas, pelo
contrário, salvaguardada a propriedade de cada uma das naturezas e concorrendo numa
só pessoa e numa só hipóstase” [2].
Podemos
falar de um triângulo dogmático sobre Cristo: os dois lados são a humanidade e
a divindade de Cristo e o vértice a unidade da sua pessoa.
O dogma
cristológico não quer ser uma síntese de todos os dados bíblicos, uma espécie
de destilado que encerra em si toda a imensa riqueza das afirmações relativas a
Cristo que se leem no Novo Testamento, reduzindo o todo à sucinta e árida
fórmula: “duas naturezas, uma pessoa”. Se assim fosse, o dogma seria
tremendamente redutivo e até perigoso. Mas não é assim. A Igreja crê e prega de
Cristo tudo aquilo que o Novo Testamento afirma d’Ele, sem exceção. Mediante o
dogma, buscou somente traçar um quadro de referência, estabelecer uma espécie
de “lei fundamental” que toda afirmação sobre Cristo deve respeitar. Tudo o que
se diz de Cristo deve assim respeitar esse dado certo e indiscutível, isto é,
que Ele é Deus e homem ao mesmo tempo; melhor, na mesma pessoa.
Os dogmas
são “estruturas abertas” (Bernhard Lonergan), prontas para acolher tudo o que
de novo e genuíno cada época descobre na Palavra de Deus. São abertos a evoluir
a partir de seu interior, desde que sempre “no mesmo sentido e na mesma linha”.
Isto é, sem que a interpretação dada em uma época contradiga a da época
precedente. Aproximar-se de Cristo pela via do dogma não significa, portanto,
resignar-se em repetir exaustivamente sempre as mesmas coisas sobre Ele, talvez
mudando apenas as palavras. Significa ler a Escritura na Tradição, com os olhos
da Igreja, isto é, lê-la de modo sempre antigo e sempre novo.
Cristo homem perfeito
Vejamos o
que significa tudo isso aplicado ao dogma da perfeita humanidade de Cristo. Durante
a vida terrena de Jesus ninguém jamais pensou em pôr em dúvida a realidade da
humanidade de Cristo, isto é, o fato de que Ele fosse realmente um homem como
os outros. Quando fala da humanidade de Jesus, o Novo Testamento se mostra
interessado mais pela santidade dela do que pela sua verdade ou realidade, isto
é, mais pela sua perfeição moral do que pela sua completude ontológica.
No momento
do Concílio de Calcedônia esta ideia da humanidade de Cristo não havia mudado,
mas a atenção não estava mais sobre ela. Contra a heresia docetista, a Igreja
teve que afirmar que Cristo tivera uma verdadeira carne humana; contra a
heresia apolinarianista, que tivera também uma alma humana; e contra a heresia monotelista
deverá combater mais tarde, no século VII, para fazer reconhecer a existência
em Cristo também de uma vontade - e, portanto, de uma liberdade - realmente
humana. Por causa das heresias mencionadas, todo o interesse pelo Cristo
“homem” se moveu do problema da novidade, ou santidade, de tal humanidade ao da
sua verdade ou completude ontológica.
O Novo
Testamento, eu dizia, não está interessado tanto em afirmar que Jesus é um
homem “verdadeiro”, mas que é o homem “novo”. Ele é definido por São Paulo “o
último Adão” (eschatos), isto é, “o
homem definitivo” (cf. 1Cor 15,45ss; Rm 5,14). É “a imagem de Deus” (Cl 1,15), a imagem da qual, segundo
Santo Ireineu, foi criado o homem. Cristo revelou o homem novo, aquele “criado segundo
Deus, na justiça e santidade da verdade” (Ef
4,24; cf. Cl 3,10). Jesus Cristo é “o Santo de Deus”: assim Ele é solenemente
proclamado em dois momentos da sua vida terrena (Lc 4,34; Jo 6,69). Jesus
não é tanto o homem que se assemelha a todos os outros homens quanto o homem ao
qual todos os outros homens devem assemelhar-se. Somente d’Ele se deve dizer o
que os filósofos gregos diziam do homem em geral, isto é, que é “a medida de
todas as coisas”!
Uma vez
posto a salvo o dado dogmático e ontológico da perfeita humanidade de Cristo,
hoje nós podemos voltar a valorizar este dado bíblico primário. Devemos fazê-lo
também por outro motivo: ninguém hoje nega que Jesus tenha sido um homem, como
faziam os docetistas e os outros contestadores da plena humanidade de Cristo.
Assiste-se, antes, a um fenômeno estranho e inquietante: a “verdadeira”
humanidade de Cristo é afirmada em tácita alternativa à sua divindade, como uma
espécie de contrapeso.
É uma
espécie de corrida geral por quem se lança mais à frente em afirmar a “plena”
humanidade de Jesus de Nazaré, a ponto de atribuir-lhe não apenas o sofrimento,
a angústia, a tentação, mas também a dúvida e até mesmo a possibilidade de cometer
erros. Assim o dogma de Jesus “verdadeiro homem” se tornou ou uma verdade
pressuposta que não incomoda e não inquieta ninguém; ou pior, uma verdade
perigosa que serve para legitimar, ao invés de contestar, o pensamento secular.
Afirmar a plena humanidade de Cristo é hoje como arrombar por uma porta aberta.
A santidade de Cristo
Dediquemos,
portanto, o resto do tempo à nossa disposição para contemplar (é a palavra certa)
a santidade de Cristo, a deixarmo-nos deslumbrar, antes de tirar dela qualquer
consequência operativa. É este o “primeiríssimo plano” sobre Jesus que queremos
fazer nesta meditação: deixar-nos fascinar pela infinita beleza de Cristo, o
“mais belo entre os filhos dos homens”.
A observação
dos Evangelhos nos faz ver que a santidade de Jesus não é somente um princípio
abstrato, ou uma dedução metafísica, mas é uma santidade real, vivida momento
por momento e nas situações mais concretas da vida. As Bem-aventuranças, para
dar um exemplo, não são apenas um belo programa de vida que Jesus traça para os
outros; é a sua própria vida e a sua experiência que Ele desvela aos
discípulos, chamando-os a entrar na sua mesma esfera de santidade. As
Bem-aventuranças são o autorretrato de Jesus.
Ele ensina o
que faz; por isso pode dizer: “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de
coração” (Mt 11,29). Ele diz para
perdoar os inimigos, mas nos impulsiona, Ele mesmo, a perdoar até aqueles que o
estão crucificando, com as palavras: “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que
fazem” (Lc 23,34). Não é, aliás, este
ou aquele episódio que se presta para ilustrar a santidade de Jesus, mas cada
ação, cada palavra saída de sua boca.
Ao lado desse
elemento positivo que consiste na constante e absoluta adesão à vontade do Pai,
a santidade de Cristo apresenta também um elemento negativo, que é a absoluta ausência
de todo pecado: “Quem de vós pode acusar-me de pecado?”, diz Jesus aos seus
adversários (Jo 8,46). Sobre este
ponto temos um coro unânime de testemunhos apostólicos: “Aquele que não
conheceu pecado” (2Cor 5,21); “Ele
não cometeu pecado algum, nenhum engano foi encontrado em sua boca” (1Pd 2,22); “Ele mesmo foi provado em
tudo à nossa semelhança, com exceção do pecado” (Hb 4,15); “tal é precisamente o sumo sacerdote que nos convinha:
santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores” (Hb 7,26). João, na Primeira Carta,
não se cansa de proclamar: “Ele é puro... n’Ele não há pecado... Ele é justo” (1Jo 3,3.5.7).
A
consciência de Jesus é um cristal transparente. Não há a menor admissão de
culpa ou pedido de desculpas e de perdão, nem diante de Deus, nem dos homens.
Sempre a tranquila certeza de estar na verdade e na justiça, de ter agido bem;
que é completamente diferente da presunção humana de justiça. Nenhum outro
personagem da história ousou dizer de si tal coisa.
Tal ausência
de culpa - e de admissão de culpa! - não está ligada a esta ou àquela passagem
ou frase do Evangelho, de cuja historicidade se possa duvidar, mas transpira de
todo o Evangelho. É um estilo de vida que se reflete em tudo. Pode-se buscar
nas brechas mais estreitas dos Evangelhos e o resultado é sempre o mesmo. Não
basta, para explicar tudo isso, a ideia de uma humanidade excepcionalmente
santa e exemplar. Esta, de fato, seria até desmentida por isso. Tal segurança, tal
exclusão de pecado, como a que se nota em Jesus, indicaria sim uma humanidade
excepcional, mas excepcional no orgulho, não na santidade. Tal consciência ou é
em si mesma o maior pecado jamais cometido, maior do que o de “Lúcifer”, ou
então é a pura verdade. A ressurreição de Cristo e a história sucessiva do
Cristianismo são a prova concreta de que era a pura verdade.
“Santificados em Cristo Jesus”
Passemos
agora a ver o que a santidade de Cristo significa para nós. E aqui imediatamente
nos vem ao encontro uma boa notícia. Há, de fato, uma boa notícia, um alegre
anúncio, também a propósito da santidade de Cristo. Essa não é tanto que Jesus
é o Santo de Deus, ou o fato de que também nós devemos ser santos e imaculados.
Não, a alegre surpresa é que Jesus comunica, doa, presenteia-nos com a sua
santidade. Que a sua santidade é também a nossa. E mais: que Ele mesmo é a
nossa santidade.
Todo pai
humano pode transmitir aos filhos aquilo que tem, mas não aquilo que é. Se for
um artista, um cientista, ou mesmo um santo, não é certo que os filhos nasçam
também eles artistas, cientistas ou santos. Ele pode, no máximo, ensinar-lhes,
dar-lhes o exemplo, mas não transmitir-lhes como por herança. Jesus, ao contrário,
no Batismo não apenas nos transmite o que tem, mas também o que é. Ele é santo
e nos faz santos; é Filho de Deus e nos faz filhos de Deus.
Reafirma-o
também o Vaticano II: “Os seguidores de Cristo, chamados por Deus e
justificados no Senhor Jesus, não por merecimento próprio mas pela vontade e
graça de Deus, são feitos, pelo Batismo da fé, verdadeiramente filhos e
participantes da natureza divina e, por conseguinte, realmente santos” (Lumen Gentium, n. 40).
A santidade
cristã, antes que um dever, é um dom. É isso que distingue a religião cristã de
qualquer outra religião ou filosofia religiosa. Toda religião começa dizendo
aos homens aquilo que devem fazer para salvar-se. Podem ser especulações
intelectuais, exercícios ascéticos, particulares obras e atos... O
Cristianismo, porém, não começa dizendo aos homens aquilo que devem fazer para salvar-se;
começa dizendo aquilo que Deus fez para salvá-los. Começa com um dom, não com
um dever. Este existe, mas vem depois, como consequência, não como causa da
graça.
O que fazer
para acolher este dom e fazer dele, por assim dizer, uma experiência vivida e
não apenas acreditada? A primeira e fundamental resposta é a fé. Não uma fé
qualquer, mas a fé mediante a qual nos apropriamos do que Cristo conquistou
para nós. A fé que dá o golpe de audácia e que impulsiona a nossa vida cristã.
Paulo escreveu: “Cristo Jesus (...) se tornou para nós, da parte de Deus,
sabedoria, justiça, santificação e redenção, a fim de que, como diz a Escritura,
‘quem se gloria, glorie-se no Senhor” (1Cor
1,30-31). Aquilo que Cristo se tornou “para nós” - justiça, santidade e redenção
- nos pertence; é mais nosso do que se o tivéssemos feito! “Pois como não
pertencemos mais a nós mesmos, mas a Cristo que nos readquiriu a um alto preço,
daí segue-se que - escreve o grande mestre bizantino Cabasilas - aquilo que é
de Cristo nos pertence, é mais nosso do que aquilo que provém de nós” [3].
Jamais me
canso de repetir, a este respeito, o que escreveu São Bernardo: “Eu, na
verdade, tomo com confiança para mim [no original, usurpo!] das
vísceras do Senhor o que me falta, porque elas transbordam de misericórdia.
(...) O meu mérito, portanto, é a misericórdia do Senhor. Certamente não serei
privado de mérito enquanto o Senhor não for privado de misericórdia. Se as
misericórdias do Senhor são muitas, também eu sou muito grande no que se refere
aos méritos. (...) Cantarei talvez a minha justiça? ‘Senhor, quero lembrar-me
só da tua justiça’ (cf. Sl 71,16).
Esta, na verdade, é também minha; porque te fizeste para mim justiça da parte
de Deus (cf. 1Cor 1,30)” [4].
Não devemos
nos resignar em morrer antes de ter feito, ou renovado, esta espécie de “ataque
surpresa” sugerido por São Bernardo. Este santo atrevimento! São Paulo
frequentemente exorta os cristãos a “despojar-se do homem velho” e a “revestir-se
de Cristo” (cf. Cl 3,9-10; Rm 13,14; Gl 3,27; Ef 4,24). A imagem do despojar-se e revestir-se não indica uma
operação somente ascética, consistente em abandonar certos “hábitos” e substituí-los
por outros, isto é, no abandonar os vícios e adquirir as virtudes. É antes de
tudo uma operação a ser feita mediante a fé. Em um momento de oração, neste
tempo de Quaresma, alguém se põe diante do crucifixo e, com um ato de fé,
entrega-lhe todos os próprios pecados, a própria miséria passada e presente,
como quem se despoja e joga no fogo os próprios trapos sujos; depois se reveste
da justiça que Cristo conquistou para ele. Diz, como o publicano no templo:
“Meu Deus, tem piedade de mim, pecador!”, e volta para casa também ele “justificado”
(cf. Lc 18,13-14). Ó, se pudéssemos uma vez crer-nos verdadeiramente
[pecadores]! Como mudariam a nossa vida espiritual e a nossa relação com Deus!
Alguns
Padres da Igreja encerraram em uma imagem este grandioso segredo da vida
cristã. Imagina, dizem, que tenha acontecido, no estádio, uma épica luta. Um
valente enfrentou o cruel tirano que mantinha cativa a cidade e, com imensa
fadiga e sofrimento, venceu-o. Você estava abrigado, não combateu, não se
fadigou nem teve feridas. Mas, se admira o valente, se se alegra com ele pela
sua vitória, se lhe tece coroas, se anima e estimula a assembleia por ele, se
se inclina com alegria ao triunfante, beija-lhe a fronte e lhe aperta a mão;
enfim, se assim delira por ele, a ponto de considerar como sua a vitória, eu
lhe digo que certamente terás parte no prêmio do vencedor.
Mas há ainda
mais: suponha que o vencedor não tenha nenhuma necessidade do prêmio que
conquistou, mas deseja, mais do que tudo, ver honrado o seu artífice e considere
como prêmio do seu combate a coroação do amigo; neste caso, aquele homem não receberá
talvez a coroa, ainda que não tenha se fadigado nem se ferido? Certamente que a
receberá! Assim, dizem esses Padres, acontece entre Cristo e nós. É Ele o valente
que na cruz venceu o grande tirano do mundo e nos restituiu a vida [5]. De nós,
espera-se que não sejamos “espectadores” distraídos por tanta dor e tanto amor.
Escreve São João Crisóstomo: “As nossas
espadas não estão ensanguentadas, não estivemos no combate, não fomos feridos,
nem sequer vimos a batalha; no entanto, alcançamos a vitória. Sua [do Senhor]
foi a luta, nossa a coroa. E como fomos também nós a vencer, imitemos aquilo
que fazem os soldados nestes casos: com vozes alegres exaltemos a vitória,
entoemos hinos de louvor ao Senhor” [6].
Naturalmente
nem tudo termina aqui. Da apropriação devemos passar à imitação. O texto do
Concílio que nos apresentou a santidade como dom, prossegue dizendo: “É
necessário, portanto, que, com o auxílio divino, conservem e aperfeiçoem,
vivendo-a, esta santidade que receberam. O Apóstolo admoesta-os a que vivam
‘como convém a santos’ (Ef 5,3),
‘como eleitos de Deus, santos e amados, se vistam de sentimentos de compaixão,
com bondade, humildade, mansidão e paciência’ (Cl 3,12) e alcancem os frutos do Espírito para a santificação (cf. Gl 5,22; Rm 6,22)” (Lumen Gentium,
n. 40).
Mas teremos
tantas outras ocasiões para falar e ouvir falar do dever de imitar Cristo e
cultivar as virtudes, que, por uma vez, é bom nos determos aqui. Também porque
se não dermos aquele primeiro salto na fé que nos abre à graça de Deus, jamais
iremos muito longe na imitação. “Não se chega das virtudes à fé - dizia São
Gregório Magno -, mas da fé às virtudes” [7].
Se não
quisermos terminar sem ao menos um pequeno propósito prático, eis aqui um que
pode nos ajudar. A santidade de Jesus consistia em fazer sempre o que agradava
ao Pai. “Eu sempre faço - dizia - o que é do seu agrado” (Jo 8,29). Tentemos nos perguntar o mais frequentemente que
pudermos, começando hoje, diante de cada decisão a tomar e cada resposta a dar:
“Qual é, no presente caso, a coisa que Jesus gostaria que eu fizesse?”, e
fazê-la sem demora. Saber qual é a vontade de Jesus é mais fácil que saber, em
abstrato, qual é “a vontade de Deus” (ainda que as duas de fato coincidam). Para
conhecer a vontade de Jesus não devemos fazer outra coisa que recordar o que
diz no Evangelho. O Espírito Santo está ali, pronto para recordá-lo, como nos
prometeu Jesus.
Notas:
[1] cf. Milan Machovec, Gesú per gli
atei, Cittadella Editrice, Assisi, 1973.
[2] Denzinger
- Schoenmetzer, Enchiridion Symbolorum,
nn. 301-302.
[3] cf. N. Cabasilas, Vida em Cristo, IV, 6 (PG 150,613).
[4] cf. Bernardo de Claraval, Sermões sobre o Cântico dos Cânticos,
61,4-5 (PL 183, 1072).
[5] cf.
N. Cabasilas, Vida em Cristo, 5 (PG
150, 516ss).
[6] João
Crisóstomo, De coemeterio et de cruce
(PG, 49,396).
[7] cf. Gregório Magno, Homilias
sobre Ezequiel, II, 7 (PL 76, 1018).
Fonte: Vatican News, com algumas correções nossas a partir do original italiano divulgado no site do Cardeal Cantalamessa.
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