sábado, 13 de novembro de 2021

Homilia: XXXIII Domingo do Tempo Comum - Ano B

São Jerônimo
Comentário sobre o Evangelho de São Marcos
Se o Filho é Deus, como pode ignorar algo?

Esta leitura evangélica exige uma ampla explicação. Antes de aproximarmo-nos dos sacramentos, devemos remover todo obstáculo, de maneira que não fique nenhum na alma daqueles que vão recebê-los.

Aqueles que vão receber o Batismo devem crer no Pai e no Filho e no Espírito Santo. E do Filho, porém, nos é dito agora: Quanto ao dia e a hora, ninguém a conhece: nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai. Se somos batizados igualmente no Pai e no Filho e no Espírito Santo, devemos crer no único nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, que é Deus. E sendo um só Deus, como existem diversos graus de conhecimento em uma mesma divindade? O que é maior: ser Deus ou conhecê-lo totalmente?

Se o Filho é Deus, como pode ignorar algo? Do Senhor e Salvador se diz: Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada foi feito. Se todas as coisas foram feitas por Ele, consequentemente, também o dia do juízo que virá foi feito por Ele. Pode, por acaso, ignorar o que Ele mesmo fez? Pode o artífice desconhecer sua obra? Nos escritos do Apóstolo lemos a respeito de Cristo: Em quem se encontram escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

Observai bem o que se diz: Todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Não é que se encontrem n’Ele uns sim e outros não, mas que se encontram todos os tesouros da sabedoria e da ciência, mesmo que escondidos. Portanto, o que n’Ele se encontra não lhe falta, mesmo aquilo que está escondido para nós. Contudo, se em Cristo os tesouros da sabedoria e da ciência estão escondidos, devemos investigar porque estão escondidos.

Se nós, os homens, conhecêssemos o dia do juízo, por exemplo, que este dia chegará dentro de dois mil anos, e pensássemos com toda a segurança que será assim, seríamos daquele momento em diante mais negligentes, pois diríamos: “O dia do juízo, em que me afeta, se chegará dentro de dois mil anos?”.

Portanto, isto que o Evangelho diz, que o Filho desconhece o dia do juízo, o diz em nosso proveito, para que desta forma não seja de nosso conhecimento quando este dia chegará.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 509-510. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Para ler uma homilia de Santo Efrém para este domingo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário