“O amor de Deus foi
derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).
Devido à sua importância e extensão, já dedicamos quatro
postagens da nossa série sobre a leitura litúrgica dos livros da Sagrada Escritura ao estudo da presença da Carta
de São Paulo aos Romanos (Rm) nas celebrações do Rito Romano.
Após uma breve introdução, identificamos as celebrações em
que sua leitura segue o critério da composição harmônica, isto é, da sintonia com o tempo ou a festa litúrgica:
1ª parte: Introdução à Carta e análise da leitura nos diversos tempos do Ano Litúrgico;
2ª parte: Missas dos santos, para diversas necessidades e votivas e sacramentos da Iniciação Cristã;
3ª parte: Sacramentos, sacramentais e Liturgia das Horas;
4ª parte: Liturgia das Horas (continuação) e antífonas.
Agora cabe contemplar
sua leitura semicontínua na Celebração Eucarística e na Liturgia das
Horas.
São Paulo escrevendo (Claude Vignon) |
3. Leitura litúrgica
da Carta aos Romanos: Leitura
semicontínua
O segundo critério de seleção dos textos bíblicos para as
celebrações indicado pelo n. 66 do Elenco
das Leituras da Missa (ELM) é a leitura semicontínua. Esta consiste na proclamação dos
principais textos de um livro na sequência, oferecendo aos fiéis um contato mais
amplo com a Palavra de Deus [1].
a) Celebração
Eucarística
Na Celebração Eucarística as Cartas Paulinas são lidas de maneira
semicontínua tanto nos domingos quanto nos dias de semana do Tempo Comum (cf. ELM, nn. 107.110)
[2].
Primeiramente nossa Carta é lida em 16 domingos do Tempo Comum, do IX ao XXIV Domingo do Tempo Comum no ano
A, após a Primeira Carta aos Coríntios (capítulos 1 a 4) e antes da Carta
aos Filipenses:
Domingos do Tempo Comum (Ano
A):
IX Domingo: Rm
3,21-25a.28
X Domingo: Rm
4,18-25
XI Domingo: Rm
5,6-11
XII Domingo: Rm
5,12-15
XIII Domingo: Rm 6,3-4.8-11
XIV Domingo: Rm
8,9.11-13
XV Domingo: Rm
8,18-23
XVI Domingo: Rm
8,26-27
XVII Domingo: Rm
8,28-30
XVIII Domingo: Rm
8,35.37-39
XIX Domingo: Rm
9,1-5
XX Domingo: Rm
11,13-15.29-32
XXI Domingo: Rm
11,33-36
XXII Domingo: Rm
12,1-2
XXIII Domingo: Rm
13,8-10
XXIV Domingo: Rm
14,7-9 [3].
Nos dias feriais do Tempo Comum, por sua vez, a Carta é lida por quatro semanas, da XXVIII à XXXI semana do Tempo Comum no ano ímpar, entre a leitura dos profetas Jonas,
Malaquias e Joel (XXVII semana) e o Livro da Sabedoria (XXXII
semana):
XXVIII semana do
Tempo Comum (ano ímpar)
Segunda-feira: Rm
1,1-7
Terça-feira: Rm
1,16-25
Quarta-feira: Rm
2,1-11
Quinta-feira: Rm
3,21-30a
Sexta-feira: Rm
4,1-8
Sábado: Rm 4,13.16-18
XXIX semana do Tempo
Comum (ano ímpar)
Segunda-feira: Rm
4,20-25
Terça-feira: Rm
5,12.15b.17-19.20b-21
Quarta-feira: Rm
6,12-18
Quinta-feira: Rm
6,19-23
Sexta-feira: Rm
7,18-25a
Sábado: Rm
8,1-11
XXX semana do Tempo
Comum (ano ímpar)
Segunda-feira: Rm
8,12-17
Terça-feira: Rm
8,18-25
Quarta-feira: Rm
8,26-30
Quinta-feira: Rm
8,31b-39
Sexta-feira: Rm
9,1-5
Sábado: Rm
11,1-2a.11-12.25-29
XXXI semana do Tempo
Comum (ano ímpar)
Segunda-feira: Rm
11,29-36
Terça-feira: Rm
12,5-16a
Quarta-feira: Rm
13,8-10
Quinta-feira: Rm
14,7-12
Sexta-feira: Rm
15,14-21
Sábado: Rm
16,3-9.16.22-27 [4].
b) Liturgia das Horas
Na Liturgia das Horas a
leitura semicontínua da Sagrada Escritura tem lugar no Ofício das Leituras. No
ciclo anual do Ofício, porém, não se lê a Carta aos Romanos, uma vez que, como vimos, esta já foi amplamente lida na
Celebração Eucarística.
No ciclo bienal do Ofício das Leituras,
por sua vez, o qual infelizmente ainda não foi traduzido para o Brasil, a Carta
é lida de maneira semicontínua por quatro semanas, da I à IV semana do Tempo
Comum nos anos ímpares, precedendo a leitura da Primeira Carta aos Coríntios.
Ofício das Leituras
da I semana do Tempo Comum (Ciclo bienal: Ano ímpar)
Segunda-feira: Rm 1,1-17 - Saudação e ação de
graças;
Terça-feira: Rm 1,18-32 - A ira de Deus contra a
impiedade;
Quarta-feira: Rm 2,1-16 - O justo julgamento de Deus;
Quinta-feira: Rm 2,17-29 - A desobediência de
Israel;
Sexta-feira: Rm 3,1-20 - Todos os homens se encontram
sob o domínio do pecado;
Sábado: Rm 3,21-31 - Justiça de Deus pela fé.
Ofício das Leituras
da II semana do Tempo Comum (Ciclo bienal: Ano ímpar)
Domingo: Rm 4,1-25 - Abraão foi justificado por
sua fé;
Segunda-feira: Rm 5,1-11 - A justificação do homem
por meio de Jesus Cristo;
Terça-feira: Rm 5,12-21 - O velho e o novo Adão;
Quarta-feira: Rm 6,1-11 - Estai mortos para o
pecado, mas viveis para Deus em Cristo Jesus;
Quinta-feira: Rm 6,12-23 - Oferecei vossos membros
como armas de justiça a serviço de Deus;
Sexta-feira: Rm 7,1-13 - Não tive consciência do
pecado senão pela Lei;
Sábado: Rm 7,14-25 - Encontro-me submetido à debilidade
humana e vendido à ação do pecado.
Ofício das Leituras
da III semana do Tempo Comum (Ciclo bienal: Ano ímpar)
Domingo: Rm 8,1-17 - Não vivemos a vida segundo a
carne, mas segundo o Espírito;
Segunda-feira: Rm 8,18-39 - Certeza da glória
futura;
Terça-feira: Rm 9,1-18 - Deus tem misericórdia de
quem quer, e causa obstinação em quem lhe parece bem;
Quarta-feira: Rm 9,19-33 - A livre onipotência do Criador;
Quinta-feira: Rm 10,1-21 - Deus é Senhor de todos;
Sexta-feira: Rm 11,1-12 - Deus não rejeitou seu
povo;
Sábado: Rm 11,13-24 - Se a raiz é santa, também o
serão os ramos.
Ofício das Leituras
da IV semana do Tempo Comum (Ciclo bienal: Ano ímpar)
Domingo: Rm 11,25-36 - Todo Israel será salvo;
Segunda-feira: Rm 12,1-21 - Somos um só corpo em Cristo;
Terça-feira: Rm 13,1-14 - Conselhos diversos;
Quarta-feira: Rm 14,1-23 - Nenhum de nós vive para
si;
Quinta-feira: Rm 15,1-13 - Cada um cuide de comprazer
o próximo para o bem;
Sexta-feira: Rm 15,14-33 - Ministério de Paulo;
Sábado: Rm 16,1-27 - Recomendações, saudações e
doxologia [5].
Em relação à 2ª leitura do Oficio nesses dias, temos
diversos textos dos Padres da Igreja em composição harmônica com a 1ª leitura,
incluindo alguns Comentários à Carta aos Romanos, como os de Orígenes e de
São João Crisóstomo. Na quarta-feira da IV semana, por sua vez, começa a
leitura semicontínua da Carta aos Romanos de Santo Inácio de Antioquia.
Por fim, temos nada menos que 19 leituras breves do nosso escrito distribuídas ao longo das quatro
semanas do Saltério nas Laudes, na Hora Média e nas Vésperas.
Cabe recordar que os salmos organizados nessas quatro
semanas são entoados ao longo de todo o ano, porém as leituras são proferidas
apenas no Tempo Comum, uma vez que Advento, Natal, Quaresma e Páscoa possuem
leituras próprias.
I semana do Saltério:
- I Vésperas do domingo:
Rm 11,33-36 [6], uma doxologia (breve fórmula de louvor) à sabedoria de
Deus;
- Hora Média (9h) da
segunda-feira: Rm 13,8.10 [7] - “O
amor é o cumprimento perfeito da Lei”;
- Laudes da
terça-feira: Rm 13,11b.12-13a [8], exortação a “despertar”, pois o
“dia” está próximo;
- Vésperas da
sexta-feira: Rm 15,1-3 [9], suportar as fraquezas dos “menos fortes”
e não buscar apenas a própria satisfação.
II semana do Saltério:
- Hora Média do
domingo: duas leituras que destacam a atuação do Espírito Santo:
9h: Rm
5,1-2.5 - O amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito;
12h: Rm
8,26 - O Espírito “vem em socorro da
nossa fraqueza” [10];
- Vésperas da
terça-feira: Rm 3,23-25a [11], a justificação é gratuita, “em virtude da redenção realizada em Jesus
Cristo”;
“Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus” (Rm 11,33) (Alegoria da sabedoria divina - Andrea Sacchi) |
- Laudes da
quarta-feira: Rm 8,35.37 [12], nada nos separará do amor de Cristo;
- Laudes da
quinta-feira: Rm 14,17-19 [13], o Reino de Deus “é justiça e paz e alegria no Espírito Santo”;
- Laudes do sábado:
Rm 12,14-16a [14], exortação a abençoar os que nos perseguem e a buscar
a humildade.
III semana do Saltério:
- Hora Média do
domingo: como no domingo anterior, temos aqui dois textos pneumatológicos:
9h: Rm
8,15-16 - No Espírito podemos chamar Deus de Pai;
12h: Rm
8,22-23 - Recebemos os primeiros frutos do Espírito, mas aguardamos ainda a
plena realização [15];
- Hora Média (12h) da
segunda-feira: Rm 6,22 [16], uma vez libertados do pecado, “frutifiquemos”
para a santidade;
- Vésperas da terça-feira:
Rm 12,9-12 [17], exortação ao amor fraterno;
- Hora Média da
sexta-feira: duas leituras sobre a justificação pela fé:
9h: Rm
1,16b-17 - O Evangelho é “força salvadora
de Deus para todo aquele que crê”;
12h: Rm
3,21-22a - A justificação se dá “mediante
a fé em Jesus Cristo” [18].
IV semana do Saltério:
- Laudes da
quinta-feira: Rm 8,18-21 [19], os sofrimentos do tempo presente não
se comparam à glória que nos está reservada;
- Hora Média (9h) da
sexta-feira: Rm 12,17a.19b-20a.21 [20] - “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem”;
- Vésperas da sexta-feira: Rm 8,1-2 [21], a “lei
do Espírito” nos dá a vida em Cristo;
- Hora Média (12h) do
sábado: Rm 15,5-7 [22], exortação à harmonia e à concórdia na
comunidade, para que esta glorifique a Deus com “um só coração e a uma só voz”.
Com “um só coração e a
uma só voz” concluímos, pois, nosso estudo sobre a leitura litúrgica da Carta aos Romanos nas celebrações do
Rito Romano. Resta-nos apenas fazer eco às palavras do Apóstolo:
“Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação? Angústia?
Perseguição? Fome? Nudez? Perigo? Espada? Tenho a certeza que nem a morte nem a
vida, nem os anjos nem os poderes celestiais, nem o presente nem o futuro, nem
as forças cósmicas, nem a altura nem a profundeza, nem outra criatura qualquer
será capaz de nos separar do amor de Deus por nós, manifestado em Cristo Jesus,
nosso Senhor” (Rm 8,35.38-39).
Notas:
[1] cf. ALDAZÁBAL,
José. A Mesa da Palavra I: Elenco das
Leituras da Missa - Texto e Comentário. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[2] ibid.,
pp. 104-106.
[3] LECIONÁRIO I: Dominical A-B-C. Tradução portuguesa da 2ª
edição típica para o Brasil. São
Paulo: Paulus, 1994.
[4] LECIONÁRIO II: Semanal. Tradução portuguesa da 2ª edição
típica para o Brasil. São Paulo:
Paulus, 1995.
[5] Os títulos das leituras foram traduzidos livremente a partir
do texto espanhol divulgado pelo site Dei
Verbum.
[6] OFÍCIO DIVINO. Liturgia
das Horas segundo o Rito Romano. Tradução para o Brasil da segunda edição
típica. São Paulo: Paulus, 1999, vol. III, p. 619; vol. IV, p. 573.
[7] ibid., vol. III, p. 652; vol. IV, p.
606.
[8] ibid., vol. III, p. 668; vol. IV, p.
622.
[9] ibid., vol. III, p. 734; vol. IV, p.
688.
[10] ibid., vol. III, p. 767; vol. IV, p.
721.
[11] ibid., vol. III, p. 811; vol. IV, p.
765.
[12] ibid., vol. III, p. 823; vol. IV, p.
777.
[13] ibid., vol. III, p. 844; vol. IV, p.
798.
[14] ibid., vol. III, p. 883; vol. IV, p.
837.
[15] ibid., vol. III, pp. 906-907; vol. IV,
p. 861.
[16] ibid., vol. III, p. 926; vol. IV, p.
880.
[17] ibid., vol. III, p. 950; vol. IV, p.
904.
[18] ibid., vol. III, pp. 1006-1007; vol. IV,
pp. 960-961.
[19] ibid., vol. III, p. 1116; vol. IV, p.
1070.
[20] ibid., vol. III, p. 1139; vol. IV, p.
1093.
[21] ibid.,
vol. III, p. 1143; vol. IV, p. 1097.
[22] ibid., v vol. III, p. 1157; vol. IV,
p. 1111.
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