Festa da Dormição da Mãe de Deus segundo o calendário juliano (2023)
No dia 28 de agosto as Igrejas Orientais (Católicas e Ortodoxas) que seguem o calendário juliano, com 13 dias de diferença em relação ao calendário gregoriano (utilizado no Rito Romano), celebraram a Festa da Dormição da Mãe de Deus.
Nesta postagem destacamos as celebrações da Festa na Igreja Greco-Católica Ucraniana e no Patriarcado Greco-Ortodoxo de Jerusalém:
O Arcebispo-Maior da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Dom Sviatoslav Shevchuk (Святосла́в Шевчу́к), celebrou a Divina Liturgia da Festa no dia 28 de agosto na Catedral da Dormição em Stryi (Стрий), sua cidade natal.
Esta foi a última festa fixa celebrada pela Igreja Ucraniana segundo o calendário juliano. A partir do próximo dia 01 de setembro (inicio do novo Ano Litúrgico no Rito Bizantino), a Igreja passará a adotar o calendário gregoriano para as festas fixas, conservando a contagem segundo o calendário juliano apenas para as festas móveis, ligadas ao ciclo da Páscoa.
Homilia
O diácono incensa os fiéis
Grande Entrada
Anáfora (Oração Eucarística)
Aspersão dos fiéis
O Patriarca Greco-Ortodoxo de Jerusalém, Teophilos III, por sua vez, o Ofício das Lamentações (Enkomia) em honra da Dormição na noite do dia 27 e a Divina Liturgia no dia 28 na igreja da Tumba de Maria no Monte das Oliveiras:
Acolhida do Patriarca
Incensação
Ofício das Lamentações
Procissão com a imagem da Dormição
Divina Liturgia: O Patriarca abençoa os fiéis
Confira também o vídeo da Divina Liturgia presidida por Dom Sviatoslav Shevchuk:
Imagens: Українська Греко-Католицька Церква (Facebook) / Jerusalem Patriarchate (Facebook).
Nenhum comentário:
Postar um comentário