“Se morremos com
Cristo, cremos que também viveremos com Ele” (Rm 6,8).
Na postagem anterior desta série sobre a leitura litúrgica dos livros da Sagrada Escritura iniciamos um estudo sobre a presença da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm)
nas celebrações do Rito Romano.
Na 1ª parte, após uma breve introdução, analisamos sua leitura nas Missas
ao longo do Ano Litúrgico sob o critério da composição harmônica, isto é, da sintonia
com o tempo ou a festa litúrgica (cf. Elenco das Leituras da Missa, n.
66) [1].
Agora prosseguiremos com as Missas dos Santos, para diversas
necessidades e votivas, além dos sacramentos da Iniciação Cristã.
2. Leitura litúrgica
da Carta aos Romanos:
Composição harmônica
a) Celebração Eucarística
Seguimos nossa pesquisa com o Próprio dos Santos, com
os textos específicos para as celebrações dos principais santos, a começar pela
Virgem Maria:
- Festa da Visitação
de Nossa Senhora (31 de maio): Rm 12,9-16b (2ª opção) [2]. Aqui
Paulo exorta à hospitalidade e à alegria, “temas” presentes na acolhida de
Isabel, e à humildade, “tema” central do cântico de Maria (Lc 1,46-55).
Vale recordar que a mesma leitura pode ser proferida pelos
fiéis que visitam o Santuário da Visitação em Ain Karem, na “Missa
votiva do lugar” [3]. Para saber mais, confira nossa série de postagens sobre as Missas votivas da Terra Santa.
- Festa da Natividade
de Maria (08 de setembro): Rm 8,28-30 (2ª opção) [4]. A reflexão paulina
sobre a eleição é aplicada aqui à Virgem Maria, “predestinada” desde o seu nascimento
a ser a Mãe do Salvador: “Aqueles que
Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses Ele predestinou a serem
conformes à imagem de seu Filho”.
- Solenidade de São José,
Esposo da Virgem Maria (19 de março): Rm 4,13.16-18.22 (2ª leitura) [5],
sobre o exemplo de Abraão, pai na fé de sua descendência, na qual se inclui
José como “último elo da corrente” antes de Jesus Cristo.
- Festa de Santo
André, Apóstolo (30 de novembro): Rm 10,9-18 [6]. A perícope destaca
a pregação da Palavra de Deus, anunciada pelos Apóstolos “por toda a terra”, e a superação das diferenças entre judeus e
gregos - André, com efeito, conduz a Jesus alguns gregos junto com Filipe (cf.
Jo 12,20-22).
Por fim, na Comemoração
de Todos os Fiéis Defuntos (02 de novembro), para a qual se propõem várias
opções de textos bíblicos, os mesmos indicados para as Exéquias, temos seis textos da nossa Carta como 2ª leitura ad
libitum (à escolha):
- Rm 5,5-11: Cristo morreu por nós, reconciliando-nos
com Deus; portanto, “seremos salvos por
sua vida”, isto é, por sua
Ressurreição;
- Rm 5,17-21: Pela desobediência de Adão veio o pecado,
mas pela obediência de Cristo vem a graça “para
a vida eterna”;
- Rm 6,3-9 (forma breve: Rm 6,3-4.8-9): Pelo
Batismo, “morremos com Cristo” e “cremos que também viveremos com Ele”;
- Rm 8,14-23: Se sofremos com Cristo, seremos glorificados
com Ele;
- Rm 8,31b-35.37-39: “Nem a morte... será capaz de nos separar do amor de Deus”;
- Rm 14,7-9.10c-12: Cristo é “Senhor dos mortos e dos vivos” [7].
Do Próprio
passamos os Comuns dos Santos,
formulários com várias opções de leituras à escolha para cada “categoria” de
santos.
Primeiramente são sugeridos dois textos para o Comum de Nossa Senhora:
- Rm 5,12.17-19: O paralelo entre Adão e Cristo.
Maria, com efeito, é considerada a “nova Eva”, cuja obediência “desata o nó” da
desobediência da primeira mulher;
- Rm 8,28-30: Como na Festa da Natividade de Maria [8].
Para o Comum dos Mártires
também são indicadas duas leituras à escolha:
- Rm 5,1-5: Exortação a gloriar-se nas tribulações,
pois estas levam à virtude;
- Rm 8,31b-39: A perseguição e a morte não podem nos
separar do amor de Deus [9];
“Nem a morte... será capaz de nos separar do amor de Deus” (Rm 8,38-39) (Decapitação de São Paulo - Enrique Simonet) |
No Comum dos Pastores,
por sua vez, temos uma opção de leitura do nosso escrito: Rm 12,3-13 [10],
retomando a imagem dos membros do corpo de 1Cor
para falar dos diversos ministérios que compõem a Igreja. Nesse mesmo texto Paulo
faz uma série de exortações: à humildade, à caridade, à perseverança...
Por fim, no Comum dos
Santos há a possibilidade de ler Rm 8,26-30 [11], indicando neste contexto
que os santos foram chamados e santificados por Deus: “Aos que chamou, também os tornou justos; e
aos que tornou justos, também os glorificou”.
Prosseguindo nossa pesquisa, contemplemos as Missas para diversas necessidades, que
igualmente possuem várias opções de leituras ad libitum (à escolha).
Primeiramente na Missa
pelos leigos há três opções de leituras de Romanos:
- Rm 6,2-4.12-14: Recordando a vocação batismal, pela
qual morremos para o pecado e renascemos para uma vida nova em Cristo;
- Rm 8,31b-39: “Nada poderá nos separar do amor de
Deus”;
- Rm 12,1-13: O início da seção parenética da Carta,
com vários conselhos para a vida cristã: “Não
vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos...” [12].
Na Missa pela
evangelização dos povos propõe-se a leitura de Rm 10,9-18 [13], como
na Festa de Santo André, sobre o anúncio da Palavra de Deus: “A fé vem da pregação e a pregação se faz
pela palavra de Cristo”.
Na Missas pela
pátria, pelos governantes, por um encontro de chefes de Estado, pelo chefe de Estado
e pelo progresso dos povos, que compartilham as mesmas opções de leituras,
consta Rm 8,18-30 [14]. Aqui Paulo almeja um mundo liberto da corrupção,
para que possa participar da liberdade que vem de Deus.
Na Missa pelos
refugiados e exilados sugere-se a leitura de Rm 12,9-16b [15], uma exortação
ao amor fraterno e à hospitalidade.
Na Missa em qualquer
necessidade temos duas opções de leituras da Carta:
- Rm 8,18-30, com a promessa: “Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus”;
- Rm 8,31b-39, que, como vimos, atesta que nada
poderá nos separar do amor de Deus [16].
Na Missa pelo perdão dos pecados a leitura sugerida é Rm 6,2-14 [17], com a exortação a “morrer para o pecado” e viver a vida nova em Cristo.
“Se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com Ele” (Rm 6,8) (Morte e Ressurreição de Cristo - Giovanni Gasparro) |
Para as Missas para
pedir a caridade, para promover a concórdia e pelos parentes e amigos, que
compartilham as mesmas leituras, propõe-se Rm 12,3-13 [18]: aqui o
Apóstolo exorta ao amor fraterno, pois, em Cristo, somos membros do mesmo corpo.
Na Missa para pedir
uma boa morte há apenas duas opções de leitura, uma do Antigo e outra do Novo
Testamento. A leitura de Rm 14,7-9.10c-12 [19] proclama: “Vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor”.
Concluímos nosso percurso sobre a leitura em composição
harmônica da Carta aos Romanos na
Celebração Eucarística com as Missas
votivas, a serem celebradas para promover a piedade dos fiéis.
Primeiramente na Missa
votiva do Sagrado Coração de Jesus consta como à escolha Rm 5,5-11 [20],
sobre o amor de Deus por nós, como na respectiva Solenidade (Ano C). Vale
lembrar que as leituras dessa Missa votiva são propostas também para o Culto Eucarístico fora da Missa [21].
Quanto aos formulários da Coletânea de Missas de Nossa Senhora, temos como leitura própria
para a Missa de Maria junto à Cruz I
(para a Quaresma) a perícope de Rm 8,31b-39 [22], recordando que “nem a morte... será capaz de nos separar do
amor de Deus”.
Dentre as leituras à
escolha para as Missas de Nossa Senhora, no Apêndice da Coletânea, temos outros três textos: Rm
5,12.17-19 e Rm 8,28-30, como no Comum de Nossa Senhora, e Rm
12,9-16a, como na Festa da Visitação de Maria [23].
b) Sacramentos
Além da Eucaristia, a
Carta aos Romanos aparece entre as leituras à escolha de todos os outros seis
sacramentos, além de ritos a eles associados, começando pela Iniciação
Cristã dos adultos:
- Na Entrega do
Símbolo (isto é, do Creio) a 1ª opção de 2ª leitura é Rm 10,8-13 [24],
sobre o valor da fé em Jesus Cristo: “É crendo no coração que se alcança a
justiça...”;
- Para a Entrega da
Oração do Senhor (o Pai-nosso), também como 1ª opção de 2ª leitura, temos Rm 8,14-17.26-27
[25]. Aqui é o próprio Espírito Santo que atesta que “somos filhos de Deus” e “coerdeiros
de Cristo”.
Como vimos na postagem anterior desta série, há leituras próprias
de Romanos no I e no III Escrutínios,
celebrados no III e no V Domingos da Quaresma. Essas leituras são proclamadas mesmo
quando esses Escrutínios são celebrados fora do tempo próprio:
I Escrutínio: Rm
5,1-2.5-8 (O amor de Deus derramado em nossos corações);
III Escrutínio: Rm
8,8-11 (A ressurreição pelo Espírito) [26].
Para a celebração do Batismo
de crianças há três opções de textos da nossa Carta:
- Rm 5,1-2.5-8: Como no I Escrutínio dos adultos;
- Rm 6,3-5: Pelo Batismo participamos na Morte-Ressurreição
de Cristo;
- Rm 8,28-32: Deus nos escolheu para sermos “conformes à imagem de seu Filho” [27].
Para o Batismo de
adultos, por sua vez, são propostos dois textos:
- Rm 6,3-11 (forma breve: Rm 6,3-4.8-11): Com
a exortação a “morrer para o pecado” e renascer para uma vida nova em Cristo;
- Rm 8,28-32.35.37-39: Atestando que nada poderá nos
separar do amor de Deus [28].
Ligado ao Batismo há ainda o Rito de Admissão, pelo qual são acolhidas na Igreja pessoas já batizadas
em outras comunidades eclesiais. Aqui se sugere a proclamação de Rm
8,28-39, uma versão ligeiramente mais longa da perícope anterior [29].
Para o segundo sacramento da Iniciação Cristã, a Confirmação, são propostos três textos à
escolha da correspondência entre Paulo e os romanos:
- Rm 5,1-2.5-8: O amor de Deus derramado em nossos corações
pelo Espírito;
- Rm 8,14-17: Deixar-se conduzir pelo Espírito de
Deus;
- Rm 8,26-27: O Espírito vem em socorro da nossa
fraqueza [30].
“Sepultados com Cristo pelo Batismo, levemos uma vida nova” (cf. Rm 6,4) (Santuário Nacional de Aparecida, Fonte batismal) |
Encerramos assim a segunda parte da pesquisa sobre a leitura
da Carta aos Romanos nas celebrações
litúrgicas do Rito Romano. Na próxima postagem continuaremos nossa análise sob
o critério da composição harmônica com os demais sacramentos, os sacramentais e
a Liturgia das Horas.
Notas:
[1] cf. ALDAZÁBAL,
José. A Mesa da Palavra I: Elenco das
Leituras da Missa - Texto e Comentário. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[2] LECIONÁRIO III: Para as Missas dos Santos, dos Comuns, para
Diversas Necessidades e Votivas. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o
Brasil. São Paulo: Paulus, 1997.
A 1ª opção de leitura é Sf 3,14-18.
[3] Fonte: Custódia Franciscana da Terra Santa.
Cada santuário da Terra Santa possui uma ou mais “Missas
votivas do lugar”, nas quais os peregrinos contemplam os eventos da história da
salvação a ele associados. Para a Missa votiva da Visitação, própria do Santuário de Ain Karem, tomam-se as leituras da respectiva Festa.
[4] LECIONÁRIO III.
A 1ª opção de leitura é Mq 5,1-4a.
[5] ibid. A mesma
leitura pode ser proferida na Missa votiva a São José.
[6] ibid.
[7] LECIONÁRIO I: Dominical A-B-C. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil.
São Paulo: Paulus, 1994.
[8] LECIONÁRIO III, op. cit.
[9] ibid.
[10] ibid.
[11] ibid.
[12] ibid.
[13] ibid.
[14] ibid.
[15] ibid.
[16] ibid.
[17] ibid.
[18] ibid.
[19] ibid.
[20] ibid.
[21] SAGRADA COMUNHÃO e
o culto do Mistério Eucarístico fora da Missa. Edição típica em tradução
portuguesa para o Brasil. São Paulo: Paulus, 2000, p. 100.
[22] LECIONÁRIO para
Missas de Nossa Senhora. Brasília: Edições CNBB, 2016, p. 54.
[23] ibid., pp.
207-209.
[24] RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE
ADULTOS. Tradução portuguesa para o
Brasil da edição típica. São Paulo: Paulus, 2001, p. 51. A outra opção de
2ª leitura aqui é 1Cor 15,1-8.
[25] ibid., p. 59.
A outra opção de 2ª leitura é Gl 4,4-7.
[26] ibid., pp. 193.227.
[27] RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS. Tradução portuguesa para o Brasil da segunda edição típica. São
Paulo: Paulus, 1999, pp. 130-131.
[28] RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS, pp. 246-247.
[29] ibid., p. 289.
[30] LECIONÁRIO IV: Lecionário
do Pontifical Romano. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil.
São Paulo: Paulus, 2000, pp. 15-16.
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