quarta-feira, 12 de julho de 2023

Leitura litúrgica da Carta aos Romanos (2)

“Se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com Ele” (Rm 6,8).

Na postagem anterior desta série sobre a leitura litúrgica dos livros da Sagrada Escritura iniciamos um estudo sobre a presença da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm) nas celebrações do Rito Romano.

Na 1ª parte, após uma breve introdução, analisamos sua leitura nas Missas ao longo do Ano Litúrgico sob o critério da composição harmônica, isto é, da sintonia com o tempo ou a festa litúrgica (cf. Elenco das Leituras da Missa, n. 66) [1].

Agora prosseguiremos com as Missas dos Santos, para diversas necessidades e votivas, além dos sacramentos da Iniciação Cristã.

Imagem do Apóstolo
(Basílica de São Paulo fora-dos-muros, Roma)

2. Leitura litúrgica da Carta aos Romanos: Composição harmônica

a) Celebração Eucarística

Seguimos nossa pesquisa com o Próprio dos Santos, com os textos específicos para as celebrações dos principais santos, a começar pela Virgem Maria:

- Festa da Visitação de Nossa Senhora (31 de maio): Rm 12,9-16b (2ª opção) [2]. Aqui Paulo exorta à hospitalidade e à alegria, “temas” presentes na acolhida de Isabel, e à humildade, “tema” central do cântico de Maria (Lc 1,46-55).

Vale recordar que a mesma leitura pode ser proferida pelos fiéis que visitam o Santuário da Visitação em Ain Karem, na “Missa votiva do lugar” [3]. Para saber mais, confira nossa série de postagens sobre as Missas votivas da Terra Santa.

- Festa da Natividade de Maria (08 de setembro): Rm 8,28-30 (2ª opção) [4]. A reflexão paulina sobre a eleição é aplicada aqui à Virgem Maria, “predestinada” desde o seu nascimento a ser a Mãe do Salvador: “Aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses Ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho”.

- Solenidade de São José, Esposo da Virgem Maria (19 de março): Rm 4,13.16-18.22 (2ª leitura) [5], sobre o exemplo de Abraão, pai na fé de sua descendência, na qual se inclui José como “último elo da corrente” antes de Jesus Cristo.

- Festa de Santo André, Apóstolo (30 de novembro): Rm 10,9-18 [6]. A perícope destaca a pregação da Palavra de Deus, anunciada pelos Apóstolos “por toda a terra”, e a superação das diferenças entre judeus e gregos - André, com efeito, conduz a Jesus alguns gregos junto com Filipe (cf. Jo 12,20-22).

Por fim, na Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos (02 de novembro), para a qual se propõem várias opções de textos bíblicos, os mesmos indicados para as Exéquias, temos seis textos da nossa Carta como 2ª leitura ad libitum (à escolha):

- Rm 5,5-11: Cristo morreu por nós, reconciliando-nos com Deus; portanto, “seremos salvos por sua vida”, isto é, por sua Ressurreição;
- Rm 5,17-21: Pela desobediência de Adão veio o pecado, mas pela obediência de Cristo vem a graça “para a vida eterna”;
- Rm 6,3-9 (forma breve: Rm 6,3-4.8-9): Pelo Batismo, “morremos com Cristo” e “cremos que também viveremos com Ele”;
- Rm 8,14-23: Se sofremos com Cristo, seremos glorificados com Ele;
- Rm 8,31b-35.37-39: “Nem a morte... será capaz de nos separar do amor de Deus”;
- Rm 14,7-9.10c-12: Cristo é “Senhor dos mortos e dos vivos” [7].

Do Próprio passamos os Comuns dos Santos, formulários com várias opções de leituras à escolha para cada “categoria” de santos.

Primeiramente são sugeridos dois textos para o Comum de Nossa Senhora:
- Rm 5,12.17-19: O paralelo entre Adão e Cristo. Maria, com efeito, é considerada a “nova Eva”, cuja obediência “desata o nó” da desobediência da primeira mulher;
- Rm 8,28-30: Como na Festa da Natividade de Maria [8].

Para o Comum dos Mártires também são indicadas duas leituras à escolha:
- Rm 5,1-5: Exortação a gloriar-se nas tribulações, pois estas levam à virtude;
- Rm 8,31b-39: A perseguição e a morte não podem nos separar do amor de Deus [9];

“Nem a morte... será capaz de nos separar do amor de Deus” (Rm 8,38-39)
(Decapitação de São Paulo - Enrique Simonet)

No Comum dos Pastores, por sua vez, temos uma opção de leitura do nosso escrito: Rm 12,3-13 [10], retomando a imagem dos membros do corpo de 1Cor para falar dos diversos ministérios que compõem a Igreja. Nesse mesmo texto Paulo faz uma série de exortações: à humildade, à caridade, à perseverança...

Por fim, no Comum dos Santos há a possibilidade de ler Rm 8,26-30 [11], indicando neste contexto que os santos foram chamados e santificados por Deus: “Aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou”.

Prosseguindo nossa pesquisa, contemplemos as Missas para diversas necessidades, que igualmente possuem várias opções de leituras ad libitum (à escolha).

Primeiramente na Missa pelos leigos há três opções de leituras de Romanos:
- Rm 6,2-4.12-14: Recordando a vocação batismal, pela qual morremos para o pecado e renascemos para uma vida nova em Cristo;
- Rm 8,31b-39: “Nada poderá nos separar do amor de Deus”;
- Rm 12,1-13: O início da seção parenética da Carta, com vários conselhos para a vida cristã: “Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos...” [12].

Na Missa pela evangelização dos povos propõe-se a leitura de Rm 10,9-18 [13], como na Festa de Santo André, sobre o anúncio da Palavra de Deus: “A fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo”.

Na Missas pela pátria, pelos governantes, por um encontro de chefes de Estado, pelo chefe de Estado e pelo progresso dos povos, que compartilham as mesmas opções de leituras, consta Rm 8,18-30 [14]. Aqui Paulo almeja um mundo liberto da corrupção, para que possa participar da liberdade que vem de Deus.

Na Missa pelos refugiados e exilados sugere-se a leitura de Rm 12,9-16b [15], uma exortação ao amor fraterno e à hospitalidade.

Na Missa em qualquer necessidade temos duas opções de leituras da Carta:
- Rm 8,18-30, com a promessa: “Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus”;
- Rm 8,31b-39, que, como vimos, atesta que nada poderá nos separar do amor de Deus [16].

Na Missa pelo perdão dos pecados a leitura sugerida é Rm 6,2-14 [17], com a exortação a “morrer para o pecado” e viver a vida nova em Cristo.

“Se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com Ele” (Rm 6,8)
(Morte e Ressurreição de Cristo - Giovanni Gasparro)

Para as Missas para pedir a caridade, para promover a concórdia e pelos parentes e amigos, que compartilham as mesmas leituras, propõe-se Rm 12,3-13 [18]: aqui o Apóstolo exorta ao amor fraterno, pois, em Cristo, somos membros do mesmo corpo.

Na Missa para pedir uma boa morte há apenas duas opções de leitura, uma do Antigo e outra do Novo Testamento. A leitura de Rm 14,7-9.10c-12 [19] proclama: “Vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor”.

Concluímos nosso percurso sobre a leitura em composição harmônica da Carta aos Romanos na Celebração Eucarística com as Missas votivas, a serem celebradas para promover a piedade dos fiéis.

Primeiramente na Missa votiva do Sagrado Coração de Jesus consta como à escolha Rm 5,5-11 [20], sobre o amor de Deus por nós, como na respectiva Solenidade (Ano C). Vale lembrar que as leituras dessa Missa votiva são propostas também para o Culto Eucarístico fora da Missa [21].

Quanto aos formulários da Coletânea de Missas de Nossa Senhora, temos como leitura própria para a Missa de Maria junto à Cruz I (para a Quaresma) a perícope de Rm 8,31b-39 [22], recordando que “nem a morte... será capaz de nos separar do amor de Deus”.

Dentre as leituras à escolha para as Missas de Nossa Senhora, no Apêndice da Coletânea, temos outros três textos: Rm 5,12.17-19 e Rm 8,28-30, como no Comum de Nossa Senhora, e Rm 12,9-16a, como na Festa da Visitação de Maria [23].

b) Sacramentos

Além da Eucaristia, a Carta aos Romanos aparece entre as leituras à escolha de todos os outros seis sacramentos, além de ritos a eles associados, começando pela Iniciação Cristã dos adultos:

- Na Entrega do Símbolo (isto é, do Creio) a 1ª opção de 2ª leitura é Rm 10,8-13 [24], sobre o valor da fé em Jesus Cristo: “É crendo no coração que se alcança a justiça...”;

- Para a Entrega da Oração do Senhor (o Pai-nosso), também como 1ª opção de 2ª leitura, temos Rm 8,14-17.26-27 [25]. Aqui é o próprio Espírito Santo que atesta que “somos filhos de Deus” e “coerdeiros de Cristo”.

Como vimos na postagem anterior desta série, há leituras próprias de Romanos no I e no III Escrutínios, celebrados no III e no V Domingos da Quaresma. Essas leituras são proclamadas mesmo quando esses Escrutínios são celebrados fora do tempo próprio:
I Escrutínio: Rm 5,1-2.5-8 (O amor de Deus derramado em nossos corações);
III Escrutínio: Rm 8,8-11 (A ressurreição pelo Espírito) [26].

Para a celebração do Batismo de crianças há três opções de textos da nossa Carta:
- Rm 5,1-2.5-8: Como no I Escrutínio dos adultos;
- Rm 6,3-5: Pelo Batismo participamos na Morte-Ressurreição de Cristo;
- Rm 8,28-32: Deus nos escolheu para sermos “conformes à imagem de seu Filho” [27].

Para o Batismo de adultos, por sua vez, são propostos dois textos:
- Rm 6,3-11 (forma breve: Rm 6,3-4.8-11): Com a exortação a “morrer para o pecado” e renascer para uma vida nova em Cristo;
- Rm 8,28-32.35.37-39: Atestando que nada poderá nos separar do amor de Deus [28].

Ligado ao Batismo há ainda o Rito de Admissão, pelo qual são acolhidas na Igreja pessoas já batizadas em outras comunidades eclesiais. Aqui se sugere a proclamação de Rm 8,28-39, uma versão ligeiramente mais longa da perícope anterior [29].

Para o segundo sacramento da Iniciação Cristã, a Confirmação, são propostos três textos à escolha da correspondência entre Paulo e os romanos:
- Rm 5,1-2.5-8: O amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito;
- Rm 8,14-17: Deixar-se conduzir pelo Espírito de Deus;
- Rm 8,26-27: O Espírito vem em socorro da nossa fraqueza [30].

“Sepultados com Cristo pelo Batismo, levemos uma vida nova” (cf. Rm 6,4)
(Santuário Nacional de Aparecida, Fonte batismal)

Encerramos assim a segunda parte da pesquisa sobre a leitura da Carta aos Romanos nas celebrações litúrgicas do Rito Romano. Na próxima postagem continuaremos nossa análise sob o critério da composição harmônica com os demais sacramentos, os sacramentais e a Liturgia das Horas.

Notas:
[1] cf. ALDAZÁBAL, José. A Mesa da Palavra I: Elenco das Leituras da Missa - Texto e Comentário. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[2] LECIONÁRIO III: Para as Missas dos Santos, dos Comuns, para Diversas Necessidades e Votivas. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1997. A 1ª opção de leitura é Sf 3,14-18.
[3] Fonte: Custódia Franciscana da Terra Santa.
Cada santuário da Terra Santa possui uma ou mais “Missas votivas do lugar”, nas quais os peregrinos contemplam os eventos da história da salvação a ele associados. Para a Missa votiva da Visitação, própria do Santuário de Ain Karem, tomam-se as leituras da respectiva Festa.
[4] LECIONÁRIO III. A 1ª opção de leitura é Mq 5,1-4a.
[5] ibid. A mesma leitura pode ser proferida na Missa votiva a São José.
[6] ibid.
[7] LECIONÁRIO I: Dominical A-B-C. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1994.
[8] LECIONÁRIO III, op. cit.
[9] ibid.
[10] ibid.
[11] ibid.
[12] ibid.
[13] ibid.
[14] ibid.
[15] ibid.
[16] ibid.
[17] ibid.
[18] ibid.
[19] ibid.
[20] ibid.
[21] SAGRADA COMUNHÃO e o culto do Mistério Eucarístico fora da Missa. Edição típica em tradução portuguesa para o Brasil. São Paulo: Paulus, 2000, p. 100.
[22] LECIONÁRIO para Missas de Nossa Senhora. Brasília: Edições CNBB, 2016, p. 54.
[23] ibid., pp. 207-209.
[24] RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS. Tradução portuguesa para o Brasil da edição típica. São Paulo: Paulus, 2001, p. 51. A outra opção de 2ª leitura aqui é 1Cor 15,1-8.
[25] ibid., p. 59. A outra opção de 2ª leitura é Gl 4,4-7.
[26] ibid., pp. 193.227.
[27] RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS. Tradução portuguesa para o Brasil da segunda edição típica. São Paulo: Paulus, 1999, pp. 130-131.
[28] RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS, pp. 246-247.
[29] ibid., p. 289.
[30] LECIONÁRIO IV: Lecionário do Pontifical Romano. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 2000, pp. 15-16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário