sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Faleceu o Abuna Antonios, Patriarca Ortodoxo da Eritreia

Faleceu na quarta-feira, 09 de fevereiro de 2022, aos 94 anos, o Patriarca da Igreja Ortodoxa Eritreia Tewahedo, Abuna Antonios, um “mártir” pela liberdade da Igreja, que viveu os últimos anos de sua vida em prisão domiciliar.

Abuna Antonios (†2022)

O Abuna Antonios nasceu no dia 12 de julho de 1927 na cidade de Hembrti (Eritreia). Residiu desde muito jovem no Mosteiro de Debre Tsege, professando os votos monásticos e sendo ordenado sacerdote em 1942. Em 1955 foi eleito abade do Mosteiro.

Com a concessão da autocefalia à Igreja Ortodoxa Eritreia (desmembrada da Igreja Copta), foi um dos seus primeiros Bispos. Foi ordenado em 19 de junho de 1994 pelo Papa Shenouda III de Alexandria na Catedral de São Marcos no Cairo, sendo designado para a Diocese de Hamasien.

Para saber mais sobre as Igrejas Ortodoxas Orientais ou Pré-Calcedonianas, clique aqui.

Após a morte do segundo Patriarca, Abuna Yacob, o Abuna Antonios foi eleito pelos fiéis como terceiro Patriarca da Igreja Ortodoxa Eritreia no dia 02 de março de 2004, eleição confirmada por unanimidade pelo Sínodo em 05 de março. Sua solene entronização ocorreu no dia 23 de abril na Catedral da Virgem Santa, em Asmara.

Abuna Antonios (†2022)

A partir de 2005 houve uma crescente intromissão do governo da Eritreia nos assuntos eclesiásticos, contra a qual o Abuna Antonios resistiu. Em 13 de janeiro de 2006 uma reunião secreta do Sínodo depôs o Patriarca, detido em prisão domiciliar.

Em 27 de maio de 2007 o Sínodo, sob forte imposição do governo eritreu, instalou o Abuna Dioskoros como novo Patriarca, enquanto o Abuna Antonios foi removido da residência episcopal em Asmara e conduzido para outro local, onde permaneceria preso pelos próximos 15 anos, até sua morte em 09 de fevereiro de 2022.

Com a morte de Dioskoros em 2015, o Sínodo da Igreja Ortodoxa Eritreia absteve-se de eleger um novo Patriarca até maio de 2021 quando, novamente sob pressão do governo, foi eleito o Abuna Qerlos, até então Bispo de Adi-Keih, como novo Patriarca, o qual foi entronizado em Asmara em junho do mesmo ano.

Abuna Qerlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário