terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Leitura litúrgica da Primeira Carta aos Coríntios (2)

“Atualmente permanecem estas três coisas: fé, esperança e caridade. Mas a maior delas é a caridade” (1Cor 13,13)

Em nossa postagem anterior da série sobre a leitura litúrgica dos livros da Sagrada Escritura, iniciamos um estudo sobre a leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor) nas celebrações do Rito Romano.

Após uma breve introdução, analisamos sua leitura sob o critério da composição harmônica, isto é, da sintonia com o tempo ou a festa litúrgica [1], no ciclo do Ano Litúrgico e no Próprio dos Santos.


Fé, esperança e caridade (Julius Schnorr von Carolsfeld)

Nesta postagem prosseguiremos com as Missas dos Comuns dos Santos, para diversas necessidades e votivas e com os demais sacramentos.

2. Leitura litúrgica de 1Cor: Composição harmônica

a) Celebração Eucarística

Começando esta segunda parte do nosso estudo com os Comuns dos Santos, formulários com várias opções de leituras ad libitum (à escolha) para cada “categoria” de santos, encontramos leituras da Primeira Carta aos Coríntios em cinco dos sete formulários (nossa Carta está ausente apenas dos Comuns de Nossa Senhora e dos Mártires).

Primeiramente, no Comum da dedicação de igreja, propõe-se 1Cor 3,9c-11.16-17 [2]. Aqui Paulo afirma que nós somos “santuário de Deus” sobre o alicerce que é Cristo.

No Comum dos Pastores, por sua vez, temos três opções de leitura à escolha:
- 1Cor 1,18-25: indicada para missionários, sobre o anúncio do “Evangelho da cruz”;
- 1Cor 4,1-5: Paulo recorda que os Apóstolos são “servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus”;
- 1Cor 9,16-19.22-23: aqui o Apóstolo sintetiza a própria missão: “Ai de mim se eu não pregar o Evangelho!” [3].

Para o Comum dos Doutores da Igreja também são propostas três leituras:
- 1Cor 1,18-25: contrapondo a “insensatez da sabedoria do mundo” à verdadeira sabedoria da cruz;
- 1Cor 2,1-10a: Paulo afirma que em sua pregação não recorreu à “sabedoria deste mundo” mas anunciou a sabedoria de Deus;
- 1Cor 2,10b-16: sobre o verdadeiro conhecimento, que é dom do Espírito [4].

No Comum das Virgens, por sua vez, temos uma opção de leitura do nosso livro: 1Cor 7,25-35 [5], com o elogio do Apóstolo à virgindade: “A mulher não casada e a jovem solteira têm zelo pelas coisas do Senhor” (v. 34).

Por fim, no Comum dos Santos temos outras duas leituras à escolha:
- 1Cor 1,26-31: os santos são os “fracos” que Deus escolheu para confundir os “fortes”: honrando-os, rendemos glória ao Senhor;
- 1Cor 12,31–13,13  (ou, na sua forma breve, 1Cor 13,4-13): o célebre “hino à caridade”, maior de todos os dons e “essência” da santidade [6].

Passando às Missas para diversas necessidades, nas quais a Igreja reza por várias intenções, encontramos ocorrências do nosso livro em dez formulários, sempre como leitura ad libitum (à escolha):

- na Missa pela santa Igreja temos duas opções de leituras [7]: 1Cor 3,9c-11.16-17, texto no qual Paulo recorda que somos o “templo de Deus”; e 1Cor 12,3b-7.12-13: fomos batizados para formar “um só corpo”.

- na Missa pelos sacerdotes propõe-se 1Cor 11,23-26 [8], a narrativa da instituição da Eucaristia, diretamente ligada ao sacerdócio: “Fazei isto em minha memória” (vv. 24-25).

“Ai de mim se eu não pregar o Evangelho!” (1Cor 9,16)
(Pregação de Paulo - Joseph-Benoît Suvée)

- na Missa pelos ministros da Igreja sugerem-se dois textos [9]: 1Cor 9,16-19.22-23, perícope na qual Paulo convida à missão: “Ai de mim se eu não pregar o Evangelho!”; e 1Cor 12,3b-7.12-13, sobre os diversos ministérios a serviço da unidade.

- na Missa pelos religiosos propõem-se igualmente dois textos [10]: 1Cor 1,22-31, o anúncio do “Evangelho da cruz”; e 1Cor 7,25-35, o elogio do Apóstolo à virgindade, recordando que aqueles que não se casam “são solícitos pelas coisas do Senhor” (vv. 32.34).

- na Missa pelos leigos podemos ler 1Cor 12,3b-7.12-13, recordando a vocação batismal dos leigos, além dos seus diversos ministérios e carismas [11].

- para a Missa pela unidade dos cristãos está indicado o texto de 1Cor 1,10-13, com a exortação à unidade: “Rogo-vos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo (...) que não haja divisões entre vós” (v. 10) [12].

- para a Missa no início do ano civil propõe-se a perícope escatológica de 1Cor 7,29-31, na qual o Apóstolo adverte: “o tempo é breve... a figura deste mundo passa” [13].

- na Missa após as colheitas encontramos 1Cor 3,6-10, na qual Paulo usa a imagem da colheita para falar da atividade apostólica: “Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é que faz crescer” (v. 6), atestando que somos “cooperadores de Deus” e “lavoura de Deus” [14].

- para a Missa em ação de graças propõe-se 1Cor 1,3-9, a ação de graças no início da Carta: “Dou graças a Deus sempre a vosso respeito...” [15].

- por fim, nas Missas para pedir a caridade, para promover a concórdia e pelos parentes e amigos (que compartilham as mesmas opções de leituras), como não poderia faltar, temos o “hino à caridade”: 1Cor 12,31–13,13 [16].

“Salvador Eucarístico” (Juan de Juanes)

O último bloco de Missas que nos compete analisar sob o critério da composição harmônica é o das Missas votivas, celebradas em honra do Senhor, da Virgem Maria e dos Santos para promover a devoção os fiéis.

Aqui encontramos primeiramente uma leitura ad libitum da nossa Carta na Missa votiva da Santa Cruz1Cor 1,18-25 [17], na qual Paulo anuncia o “Evangelho da cruz”: “nós pregamos Cristo crucificado... poder de Deus e sabedoria de Deus”.

Na Missa votiva da Santíssima Eucaristia são previstas as duas leituras indicadas para a Solenidade de Corpus Christi, que vimos na postagem anterior: 1Cor 10,16-17, sobre a Eucaristia como comunhão; e 1Cor 11,23-26, com a narrativa da instituição [18]. Estas leituras são indicadas também para o Culto Eucarístico fora da Missa [19].

Para a Missa votiva do Santíssimo Nome de Jesus, por sua vez, são propostos os primeiros versículos da Carta, 1Cor 1,1-3 [20], que Paulo dedica a “todos os que invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (v. 2).

Por fim, na Coletânea de Missas de Nossa Senhora encontramos duas perícopes de 1Cor dentre os textos à escolha para as Missas votivas marianas: 1Cor 15,20-26 e 1Cor 15,54-57 [21], ambas lidas na Solenidade da Assunção, como vimos na postagem anterior, interpretadas aqui à luz da participação da Virgem no Mistério Pascal da Morte-Ressurreição do seu Filho.

b) Sacramentos

Além da Eucaristia, o Rito Romano nos propõe textos da Primeira Carta aos Coríntios para a celebração de outros cinco sacramentos e ritos a eles associados.

Começamos pela Entrega do Símbolo, um dos ritos da Iniciação Cristã de adultos, na qual o texto de 1Cor 15,1-8 é indicado como opção de 2ª leitura [22]. O texto, com efeito, traz o querigma, conteúdo central do Símbolo da fé (Creio).

Quanto à celebração do sacramento do Batismo, tanto de adultos como de crianças, propõem-se os dois versículos de 1Cor 12,12-13 [23], que exprimem a “vocação eclesial” desse sacramento: “fomos batizados... para formarmos um único corpo”.

“Batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo” (1Cor 12,13)

No Rito de Admissão, por sua vez, pelo qual são acolhidas na Igreja pessoas já batizadas em outras comunidades eclesiais, sugere-se a proclamação do “hino da caridade”: 1Cor 12,31–13,13 [24].

Para a Confirmação, demonstrando a unidade dos sacramentos da Iniciação Cristã, vem indicada uma versão mais longa da leitura sugerida para o Batismo: 1Cor 12,4-13 [25], acrescentando a reflexão sobre os dons do Espírito em vista da unidade.

Da Iniciação Cristã passamos aos sacramentos de cura, começando pela Reconciliação. Para o 1º modelo de celebração penitencial na Quaresma é indicada como leitura própria 1Cor 10,1-13 [26], recordando a caminhada do povo de Israel no deserto e exortando a não repetir seus pecados.

Para a Unção dos Enfermos, por sua vez, são propostos outros dois textos [27]:
- 1Cor 1,18-25, anunciando aos enfermos o “Evangelho da cruz”, no qual podem encontrar forças;
- 1Cor 12,12-22.24b-27, oferecendo aos enfermos nossa solidariedade, uma vez que todos os batizados somos membros de um só corpo: “se um membro sofre, todos sofrem com ele”.

Além da Unção dos Enfermos propriamente dita, há leituras de 1Cor em outros dois ritos a ela ligados. Primeiramente no Viático, a Comunhão dos enfermos em risco de morte iminente, a 2ª opção de leitura é 1Cor 11,23-26, a narrativa da instituição da Eucaristia [28].

Para a Encomendação dos agonizantes, por sua vez, são sugeridos dois textos ad libitum: 1Cor 15,1-4, o anúncio da Morte e Ressurreição de Cristo, e 1Cor 15,12-20, sobre a fé na ressurreição dos mortos [29].

Por fim, a Igreja põe em nossos lábios e ouvidos duas perícopes da Primeira Carta aos Coríntios no sacramento do Matrimônio, à escolha:
- 1Cor 6,13c-15a.17-20, na qual Paulo nos adverte que nosso corpo é templo do Espírito;
- 1Cor 12,31–13,8a, parte do “hino do amor” [30].

Símbolos das três virtudes teologais: fé, esperança e caridade

Encerramos aqui a segunda parte do nosso estudo sobre a presença da Primeira Carta aos Coríntios nas celebrações litúrgicas do Rito Romano. Na próxima postagem prosseguiremos a análise da sua leitura em composição harmônica com os sacramentais e a Liturgia das Horas.

[Atualização: Para acessar a 3ª parte da pesquisa, clique aqui]

Notas:
[1] cf. ALDAZÁBAL, José. A Mesa da Palavra I: Elenco das Leituras da Missa - Texto e Comentário. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[2] LECIONÁRIO III: Para as Missas dos Santos, dos Comuns, para Diversas Necessidades e Votivas. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1997, p. x. Este formulário usa-se no aniversário da dedicação da própria igreja, no aniversário da dedicação da Catedral da diocese e na Festa da Dedicação da Basílica do Latrão (09 de novembro). Para saber mais sobre essas celebrações, clique aqui.
[3] ibid., p. x.
[4] ibid., p. x.
[5] ibid., p. x.
[6] ibid., p. x.
[7] ibid., p. x.
[8] ibid., p. x.
[9] ibid., p. x.
[10] ibid., p. x.
[11] ibid., p. x.
[12] ibid., p. x.
[13] ibid., p. x.
[14] ibid., p. x.
[15] ibid., p. x.
[16] ibid., p. x.
[17] ibid., p. x.
[18] ibid., p. x.
[19] SAGRADA COMUNHÃO e o culto do Mistério Eucarístico fora da Missa. Edição típica em tradução portuguesa para o Brasil. São Paulo: Paulus, 2000, pp. 71-72.
[20] LECIONÁRIO III, p. x.
[21] LECIONÁRIO para Missas de Nossa Senhora. Brasília: Edições CNBB, 2016, pp. 211-212.
[22] RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS. Tradução portuguesa para o Brasil da edição típica. São Paulo: Paulus, 2001, p. 51. A outra opção de 2ª leitura para esse rito é Rm 10,8-13.
[23] ibid., p. 248; RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS. Tradução portuguesa para o Brasil da segunda edição típica. São Paulo: Paulus, 1999, p. 131.
[24] RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS, p. 290.
[25] LECIONÁRIO IV: Lecionário do Pontifical Romano. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 2000, p. 16.
[26] RITUAL DA PENITÊNCIA. Tradução portuguesa para o Brasil da segunda edição típica. São Paulo: Paulus: 1999, p. 192.
[27] RITUAL DA UNÇÃO DOS ENFERMOS E SUA ASSISTÊNCIA PASTORAL. Tradução portuguesa da edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 2000, pp. 105-106.
[28] ibid., p. 157. A outra opção de leitura é 1Rs 19,4-8.
[29] ibid., pp. 80.107.
[30] RITUAL DO MATRIMÔNIO. Tradução portuguesa para o Brasil da 2ª edição típica. São Paulo: Paulus, 2007, pp. 86-87. 

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