sábado, 2 de outubro de 2021

Homilia: XXVII Domingo do Tempo Comum - Ano B

São João Crisóstomo
Sermão 20 sobre a Epístola aos Efésios
O que tu deves dizer à tua mulher?

O que tu deves dizer à tua mulher? Diz-lhe com todo carinho “Eu te escolhi, te amo e te prefiro à minha própria vida. A existência presente não é nada; por isso minhas orações, recomendações e todas as minhas ações vão dirigidas a que nos seja concedido passar esta vida de tal maneira que possamos estar reunidos na vida futura sem nenhum temor de separação.

O tempo que vivemos é curto e frágil. Se nos for concedido agradar a Deus durante esta vida, estaremos eternamente com Cristo e um com o outro, em uma felicidade sem limites. Teu amor me enche de alegria, mais do que qualquer outra coisa, e não conheceria uma desventura mais insuportável do que estar separado de ti.

Ainda que tivesse de perder tudo e chegar a ser mais pobre do que um mendigo, enfrentar os maiores perigos, aguentar seja o que fosse, tudo me seria suportável contanto que o teu afeto por mim permaneça. Só somente contando com este amor que desejarei ter filhos”.

Será também necessário que teu comportamento seja conforme a essas palavras... Demonstra à tua mulher que aprecias muito poder viver com ela e que, por ela, preferes estar em casa do que na praça. Prefere-a a todos os teus amigos e inclusive aos filhos que ela te deu; que estes sejam amados por ti por causa dela...

Fazei as vossas orações em comum. Que cada um de vós vá à igreja, e em casa o marido pergunte à sua mulher e a mulher ao seu marido o que ali foi dito e lido... Aprendei o temor de Deus; todo o resto decorrerá daí como de uma fonte, e vossa casa se encherá de bens inumeráveis. Aspiremos aos bens incorruptíveis, que os outros não nos faltarão. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus, nos diz o Evangelho, e todas as outras coisas vos serão dadas por acréscimo.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, p. 482. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Para ler uma homilia de São Gregório Nazianzeno para este domingo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário