sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Eleito novo Patriarca da Igreja Sírio-Ortodoxa Malankara

Nesta sexta-feira, 15 de outubro de 2021, após uma ampla consulta ao clero e aos fiéis, foi oficialmente eleito o novo Catholicos (Patriarca) da Igreja Sírio-Ortodoxa Malankara: Mathews Mar Severios, que assume o nome de Baselios Marthoma Mathews III.



Breve biografia

Mathews nasceu em 12 de fevereiro de 1949 em Vazhoor, no distrito de Kottayam, estado de Kerala (Índia).

Após estudar Química na Universidade de Kerala, ingressou no Seminário de Kottayam, onde estudou Teologia. Posteriormente obteve o Mestrado em Teologia pela Academia Teológica de São Petersburgo (então Leningrado, Rússia) e o Doutorado no Pontifício Instituto Oriental em Roma, sendo um especialista na Cristologia da tradição siríaca ocidental.


Foi ordenado diácono em 1976 e presbítero em 1978, pelo então Patriarca Baselios Marthoma Mathews I. Recebeu a ordenação episcopal no dia 30 de abril de 1991, assumindo o nome episcopal de Mar Severios.

Dois anos depois, em 1993, foi nomeado Metropolita da Diocese de Kandanad Oeste, ofício que exerceu até sua eleição como Patriarca.

Além de professor de Cristologia no Seminário de Kottayam, Mar Severios destacou-se no exercício de caridade, tendo organizado vários projetos sociais, sobretudo voltados às mulheres.

Após ser eleito como novo Catholicos no dia 14 de outubro de 2021, Mathews III foi oficialmente entronizado na sexta-feira, 15 de outubro de 2021, na igreja de São Pedro e São Paulo em Parumala.


Cabe recordar que existe também a Igreja Católica Sírio-Malankar, uma das 23 Igrejas Católicas Orientais, governada pelo Arcebispo-Maior de Trivandrum (atualmente o Cardeal Baselios Cleemis Thottunkal).

Há também na Índia a Igreja Sírio-Ortodoxa Malankara Jacobita, sob a jurisdição da Igreja Sírio-Ortodoxa de Antioquia (atualmente governada pelo Moran Mor Ignatius Aphrem II).

Todas as Igrejas mencionadas celebram a Liturgia segundo o Rito Siríaco-Ocidental ou Antioqueno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário