terça-feira, 15 de setembro de 2020

Sugestão de leitura: Liturgia - Vida e obra do Padre Gregório Lutz

Há cerca de um ano noticiávamos aqui em nosso blog o falecimento do liturgista Padre Gregório Lutz, ocorrido em 05 de setembro de 2019.

Nos últimos meses de sua vida estava sendo preparada a publicação de sua autobiografia, incluindo uma seleção dos seus artigos sobre Liturgia. Infelizmente a obra seria publicada postumamente, em outubro de 2019.

Intitulado “Liturgia: Vida e obra do Padre Gregório Lutz, CSSp (1931-2019)”, o livro foi publicado pelas Edições Loyola. Com a considerável marca de 810 páginas, recebeu uma cuidadosa edição em capa dura.

Na capa vem retratada a célebre imagem da “mulher orante” (“orans”), um símbolo da Igreja em oração (um símbolo da própria Liturgia, portanto), pintura do século III que se encontra logo abaixo de uma das mais antigas imagens do Bom Pastor nas Catacumbas de Priscila em Roma.

A orante das Catacumbas de Priscila (séc. III)

A seguir apresentamos brevemente as três partes do livro, detendo-nos mais na segunda, que contém os artigos do Padre Gregório Lutz sobre Liturgia.

Primeira parte: Autobiografia do Padre Gregório Lutz (pp. 19-152)

A autobiografia, escrita em março de 2017, com um pequeno acréscimo do início de 2019, inclui naturalmente a referência ao seu trabalho como Assessor para a Liturgia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Completam esta primeira parte uma série de testemunhos sobre o Padre Gregório Lutz, escritos por Bispos, sacerdotes, religiosos e leigos, e uma seleção de fotografias do seu acervo pessoal.

Segunda parte: Artigos, partes de livros coletivos e outros escritos (pp. 155-715)

A segunda parte reúne 89 textos do Padre Gregório Lutz, a maioria publicados na Revista de Liturgia, editada pela Congregação das Pias Discípulas do Divino Mestre, de 1974 a 2011. Há também artigos para outras revistas, incluindo publicações da Alemanha e da Itália, capítulos de livros coletivos e mesmo textos inéditos.

A seleção dos textos, divididos em dezesseis capítulos, corresponde à Constituição Sacrosanctum Concilium: os nn. I a VIII tratam dos temas apresentados no primeiro capítulo do documento conciliar; os nn. IX a XIV trazem os temas dos demais capítulos da Constituição; e os nn. XV a XVI concluem com a pastoral e a espiritualidade litúrgicas.

I. A Sacrosanctum Concilium
Este primeiro capítulo contém apenas um texto: um resumo esquemático da Constituição conciliar sobre a Liturgia.

II. A natureza da Liturgia
Uma compilação de 11 textos que refletem sobre a teologia da Liturgia, sobretudo a partir dos nn. 1-10 da Sacrosanctum Concilium. O Padre Gregório Lutz destaca sobretudo a dimensão da Liturgia como momento da história da salvação. Dois textos são dedicados especificamente ao papel do Espírito Santo na Liturgia.

III. A piedade popular
Os 04 textos que compõem este capítulo são bastante diversos: a Liturgia zairense, as louvações populares, o rosário e a antífona Sub tuum praesidium.

IV. A Liturgia na História
Dos 05 textos sobre a História da Liturgia, 04 dizem respeito à realidade do Brasil e sua recepção das reformas do Concílio Vaticano II. Apenas o último texto traz uma visão mais ampla, com a história do culto aos mártires.

V. Adaptação e inculturação
O tema da inculturação da Liturgia é abordado neste capítulo, composto de 03 textos.

VI. Participação e ministérios
Os ministérios litúrgicos e a participação são igualmente abordados em 03 textos: o primeiro sobre a assembleia, o segundo sobre o ministério da presidência e o último sobre a participação nas missas transmitidas pelos meios de comunicação.

VII. Formação
A formação litúrgica, conteúdo de 05 textos, é abordado pelo Padre Lutz sobretudo a partir da realidade do Brasil e da América Latina. Destaque para o último texto deste capítulo, um comentário ao discurso do Papa Bento XVI ao Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo, nos 50 anos de sua fundação (06 de maio de 2011).

VIII. A Catequese
A relação entre Liturgia e catequese, com uma boa fundamentação histórica, é o tema de 07 textos, alguns dos quais publicados na Revista de Catequese do Centro Universitário Salesiano (UNISAL). Digna de nota a análise do Documento da CNBB “Catequese Renovada” (1983) sob a perspectiva da Liturgia.

Capa do livro

IX. A Eucaristia
Os 13 textos que compõem este capítulo (a maior seleção, junto com o capítulo XIII) tratam de diversos aspectos da Celebração Eucarística: a dimensão do memorial, a presença de Cristo na Eucaristia, as Orações Eucarísticas, a Oração dos fiéis, a Missa pelos falecidos, entre outros.

X. Os demais Sacramentos
Os demais sacramentos além da Eucaristia são tratados em 10 textos. Os dois primeiros são mais “genéricos”, refletindo sobre a importância da Palavra de Deus e dos símbolos. Os demais tratam de sacramentos “específicos”: Batismo, Reconciliação, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio.

XI. Sacramentais
Sobre os sacramentais temos apenas 02 textos: um sobre as celebrações na ausência do presbítero e um sobre as exéquias.

XII. A Liturgia das Horas
Também a Liturgia das Horas é tema de apenas 02 textos, que refletem brevemente sobre sua história, teologia e estrutura.

XIII. O Ano Litúrgico
Como vimos acima, o capítulo sobre o Ano Litúrgico contém 13 textos (assim como o cap. IX). Após uma visão global do Ano Litúrgico no primeiro texto, os demais refletem sobre seus tempos (ou sobre elementos específicos destes): o Tríduo Pascal, o Advento, o Natal, a Quaresma.

XIV. Espaço litúrgico e arte sacra
Os 05 textos sobre o espaço litúrgico e a arte sacra estão assim divididos: dois sobre a teologia do templo cristão como um todo, dois sobre elementos do templo - o ambão e a pia batismal - e um sobre as vestes litúrgicas.

XV. Espiritualidade litúrgica
Este capítulo está diretamente relacionado com o n. XIII, uma vez que dos seus 04 textos, 03 dizem respeito à espiritualidade do Ano Litúrgico, seja do Ano em geral ou de tempos específicos (Advento e Páscoa).

XVI. A Pastoral Litúrgica
Se o único texto do capítulo I de certa forma serviu de introdução a esta segunda parte, podemos afirmar que o único texto deste capítulo XVI serve de conclusão, recordando a importância da pastoral litúrgica como meio de promover aquela participação ativa, consciente, piedosa, frutuosa, plena nas celebrações, tão desejada pelo Concílio.

Terceira parte: Anotações para homilias (pp. 719-806)

Por fim, a terceira e última parte da obra traz anotações para homilias (em geral com dois ou três breves parágrafos) para todos os domingos dos três ciclos do Ano Litúrgico (salvo aqueles domingos substituídos por festas nos anos da publicação), publicadas originalmente na Revista de Liturgia entre 1977 e 1979.

Padre Gregório Lutz (1931-2019)

Para adquirir o livro no site da editora, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário