segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Fotos da Missa do Papa com a Gendarmeria Vaticana

Na tarde do último sábado, 26 de setembro, o Papa Francisco celebrou a Santa Missa do XXVI Domingo do Tempo Comum no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro para os membros da Gendarmeria, o corpo de polícia do Vaticano.

A celebração ocorre próximo à Festa de São Miguel, Arcanjo, padroeiro da Gendarmeria, cuja imagem foi colocada junto ao altar.

Procissão de entrada
Leituras
Evangelho
Homilia

Oração Eucarística
Consagração

Imagens: Vatican News - Facebook

2 comentários:

  1. Existem outras ocasiões em que a cruz e as velas podem ser conduzidas por outros além de acólitos ou propriamente do serviço, ou isso foi um caso isolado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Introdução Geral do Missal Romano (3ª edição) em seu n. 100 afirma que, "não havendo acólito instituído, podem ser delegados ministros leigos para o serviço do altar e ajuda ao sacerdote e ao diácono, que levem a cruz, as velas, o turíbulo...".
      Esses "ministros leigos" podem ser os chamados "acólitos não instituídos" ou "coroinhas", que geralmente encontramos nas paróquias, ou, na ausência destes, outros fiéis leigos, como foi o caso na Missa do Papa, onde estavam presentes apenas os membros da Gendarmeria Vaticana.

      Excluir