segunda-feira, 15 de julho de 2019

Sugestão de leitura: Manual de Liturgia do CELAM (1)

Na nossa sugestão de leitura mensal, após propor as Introduções do Missal Romano, do Lecionário e da Liturgia das Horas com os comentários de José Aldazábal, gostaríamos de recomendar o Manual de Liturgia do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), publicado em 4 volumes.

A proposta deste manual é servir de subsídio para a formação dos seminaristas, sendo o primeiro volume para a etapa inicial da formação (Propedêutico) e os três últimos para o curso de Teologia. Contudo, é uma excelente leitura para todos que desejam aprofundar sua formação litúrgica.

Os capítulos deste Manual foram escritos por diversos autores de toda a América Latina, incluindo o Brasil. Cada capítulo traz um resumo dos principais tópicos abordados, algumas questões para aprofundar a reflexão e uma ampla bibliografia, sobretudo em língua espanhola.

Nesta postagem apresentamos o primeiro volume do Manual, intitulado “A celebração do Mistério Pascal: Introdução à celebração litúrgica”, que foi publicado no Brasil pela Editora Paulus em 2004. Este primeiro volume possui 07 capítulos, além de um texto introdutório, e conta com a colaboração de 09 autores provenientes de 05 países, além de Porto Rico [1].

À exceção do texto introdutório, sobre a vida litúrgica nos Seminários, este volume está inspirado nas perguntas fundamentais sobre a celebração da Liturgia presentes no Catecismo da Igreja Católica (nn. 1135-1199). Muitos dos temas apresentados aqui, porém, serão aprofundados nos volumes posteriores.

Vida litúrgica no Seminário (pp. 13-62)
Autor: Faustino Paludo - Brasil
Este capítulo serve de introdução a todo o Manual, apresentando os fundamentos da formação litúrgica dos seminaristas a partir das orientações do Concílio Vaticano II e da Instrução sobre a Formação Litúrgica nos Seminários da Congregação para a Educação Católica.

Capítulo 1: O que é celebrar? (pp. 63-82)
Autor: Alfredo Pouilly - Chile
Esta é a definição fundamental de Liturgia que percorrerá todo o Manual: a Liturgia é acima de tudo celebração, festa. Por isso, o autor apresenta os fundamentos antropológicos e teológicos do conceito de celebração.

Apêndice: A dinâmica celebrativa (pp. 83-88)
Autor: Alberto Aranda Cervantes - México [2]
Neste breve apêndice ao 1º Capítulo, o Padre Alberto Aranda apresenta as quatro partes fundamentais de toda celebração litúrgica: ritos iniciais, Liturgia da Palavra, Liturgia Sacramental e ritos finais.

Capítulo 2: O que celebramos? (pp. 89-117)
Autor: Guillermo Rosas Díaz - Chile
Após definir a celebração, cumpre dizer qual o seu conteúdo. Fundamentado na Constituição Sacrosanctum Concilium do Concílio Vaticano II, o autor destaca a centralidade do Mistério Pascal de Cristo na Liturgia.

Capítulo 3: Quem de nós celebra? (pp. 119-150)
Autores: Juan Carlos Spera e Roberto Russo - Uruguai
Respondendo à pergunta “Quem celebra?”, os autores apresentam a Liturgia como ação de Cristo e da Igreja. A partir desta definição é possível compreender o papel da assembleia e dos ministérios litúrgicos.

Capítulo 4: Como celebramos? (pp. 151-182)
Autor: Alberto Aranda Cervantes - México
São elencados aqui alguns elementos fundamentais da celebração litúrgica: os gestos e símbolos, a palavra e o silêncio, o canto e a música, os objetos.

Capítulo 5: Quando celebramos? (pp. 183-229)
Autor: Rubén Leikam - Argentina
Neste capítulo se reflete sobre os tempos da celebração em seus três ritmos: anual (Ano Litúrgico), semanal (centralidade do domingo) e diário (Liturgia das Horas).

Capítulo 6: Onde celebramos? (pp. 231-267)
Autor: Daniel P. Cronin - Porto Rico
Se o capítulo anterior situava a Liturgia no tempo, este a situa no espaço. Partindo de um breve perfil histórico, o autor apresenta os vários elementos do espaço celebrativo.

Capítulo 7: Por que celebramos? (pp. 269-300)
Autor: Víctor Sánchez - México
Por fim, o último capítulo apresenta a finalidade da Liturgia: a oração. Após introduzir a espiritualidade cristã em geral, o autor destaca alguns aspectos da autêntica espiritualidade litúrgica.

[1] O Estado Livre Associado de Porto Rico não é um país soberano, mas sim um território dependente dos Estados Unidos da América (EUA).
[2] O primeiro livro que indicamos nesta seção foi justamente do Padre Alberto Aranda Cervantes: “Firmino e Libério: Pílulas Litúrgicas”, que inspirou o nome do nosso blog.

Infelizmente este livro não está mais disponível para ser adquirido no site da Editora. Nossos leitores podem procurá-lo em bibliotecas ou livrarias especializadas em livros usados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário