quarta-feira, 17 de julho de 2019

Exéquias do Cardeal Paolo Sardi

No último dia 15 de julho foram celebradas no altar da Cátedra da Basílica Vaticana as Exéquias do Cardeal Paolo Sardi, Patrono Emérito da Ordem de Malta, falecido no dia 13 aos 84 anos.

A Santa Missa Exequial foi presidida pelo Cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado Emérito. No final da celebração o Papa Francisco presidiu os ritos da Última Encomendação e Despedida.

O Santo Padre foi assistido pelo Monsenhor Pier Enrico Stefanetti, uma vez que Mons. Guido Marini está na África preparando a Viagem Apostólica do Papa ao continente no próximo mês de setembro.

Papa recita a oração da Encomendação
Aspersão

Incensação


Procissão de saída
O Cardeal Paolo Sardi nasceu no dia 01 de setembro de 1934 na Itália, e foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1958. Com formação em Direito Canônico, trabalhou durante muitos anos na Secretaria de Estado da Santa Sé.

O Papa João Paulo II o nomeou Núncio Apostólico com encargos especiais, continuando a serviço da Secretaria de Estado, em 10 de dezembro de 1996, recebendo a ordenação episcopal do próprio Papa em 06 de janeiro do ano seguinte.

Em 23 de outubro de 2004 foi nomeado Vice-Camerlengo da Igreja Romana e em 06 de junho de 2009 Patrono da Soberana Ordem de Malta. Neste ofício foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI no Consistório de 20 de novembro de 2010, assinalando-lhe a Diaconia de Nossa Senhora Auxiliadora in via Tuscolana.

Em 08 de novembro de 2014 renunciou ao seu ofício de Patrono da Ordem de Malta por limite de idade.

Com sua morte o Colégio Cardinalício fica reduzido a 219 membros, sendo 120 eleitores em um eventual conclave e 99 não-eleitores (maiores de 80 anos).

Cardeal Paolo Sardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário