sábado, 16 de fevereiro de 2019

Sugestão de leitura: Firmino e Libério: Pílulas Litúrgicas

A partir desta postagem publicaremos mensalmente aqui em nosso blog uma sugestão de leitura. Apresentaremos a cada mês um livro que poderá ajudar na formação litúrgica dos nossos leitores.

E não poderíamos iniciar este quadro sem mencionar o livro que inspirou o nome do nosso blog: “Firmino e Libério: Pílulas Litúrgicas”, dos Padres Alberto Aranda Cervantes (textos) e Antonio Serrano Pérez (ilustrações). Um livro formativo e muito divertido!

Traduzido para o Brasil em 2008 pelas Edições Loyola, foi publicado originalmente em 2005 pela Editora Buena Prensa do México, com o título “Firmino y Liberio y otras cápsulas litúrgicas”. Possui 392 páginas.

O livro é a compilação de uma série de pequenos textos, publicados na Revista Actualidad Litúrgica entre 1981 e 1999. São textos de formação litúrgica simples, com muito bom humor, divididos em quatro partes:

Pílulas diversas (pp. 11-101): Diversos textos contrastando a realidade da Liturgia nas comunidades e as propostas dos livros litúrgicos. Um dos quadros é o “Temos e devemos”, apresentando alguns erros litúrgicos e as orientações para corrigi-los.

Firmino e Libério (pp. 103-305): Os erros litúrgicos são aqui apresentados através das ações de dois sacerdotes: o Padre Firmino Tridentino e o Padre Libério Avançado. O primeiro está preso ao passado, incapaz de aceitar as mudanças, enquanto o segundo insere na Liturgia mudanças que não estão de acordo com o espírito da celebração.

Pobre (pp. 307-365): Séries de “10 pecados” contra alguns símbolos litúrgicos, sejam elementos do espaço sagrado (“pobre altar”, “pobre ambão”, “pobre cadeira”), vestes litúrgicas (“pobre estola”, “pobre casula”) ou textos da Missa (“pobre Glória”, “pobre Salmo”, “pobre Cordeiro”).

Mais pílulas (pp. 367-385): Mais alguns breves textos, como na primeira seção.


Sobre os autores:

Padre Alberto Aranda Cervantes, Missionário do Espírito Santo, nasceu em 06 de janeiro de 1933 em San Luis Potosí (México). Foi ordenado sacerdote em 11 de junho de 1960 e enviado a Roma para estudar Liturgia no Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo.
De volta ao México, trabalhou na Comissão Episcopal de Liturgia, visitando as Dioceses para promover a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II. Foi grande colaborador da Revista Actualidad Litúrgica, um dos fundadores da Sociedade Mexicana de Liturgistas (SOMELIT) e por 10 anos Consultor da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Padre Antonio Serrano Pérez, jesuíta, nasceu a 18 de setembro de 1924 em Valle de Bravo. Foi ordenado sacerdote em 22 de abril de 1956, desempenhando diversas funções dentro da Ordem.
Renomado desenhista, foi por muitos anos colaborador da Editora Buena Prensa, particularmente da Revista Actualidad Litúrgica, com suas ilustrações.
Faleceu no dia 27 de junho de 2015.

Recomendamos vivamente aos nossos leitores que adquiram este livro. Para fazê-lo, segue o link do site das Edições Loyola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário