Papa Francisco
Audiência Geral
Quarta-feira, 26 de junho de 2019
Atos dos Apóstolos (4)
Bom dia, prezados
irmãos e irmãs!
O fruto do Pentecostes, a poderosa efusão do Espírito
de Deus sobre a primeira comunidade cristã, foi que muitas pessoas sentiram o próprio
coração trespassado pelo alegre anúncio - o querigma - da salvação em
Cristo e aderiram livremente a Ele, convertendo-se, recebendo o batismo em seu
nome e aceitando por sua vez o dom do Espírito Santo. Cerca de três mil pessoas
começam a fazer parte daquela fraternidade, que é o habitat dos
crentes e constitui o fermento eclesial da obra de evangelização. O fervor da
fé destes irmãos e irmãs em Cristo faz da sua vida o cenário da obra de
Deus, que se manifesta com prodígios e sinais através dos Apóstolos. O
extraordinário faz-se ordinário e o dia a dia torna-se o espaço da
manifestação de Cristo vivo!
O Evangelista Lucas narra-nos isto, mostrando-nos a
Igreja de Jerusalém como o paradigma de todas as comunidades cristãs, como o
ícone de uma fraternidade que fascina e que não deve ser mitificada, nem sequer
minimizada. A narração dos Atos permite-nos olhar para dentro das
paredes da domus onde os
primeiros cristãos se reúnem como família de Deus, espaço da koinonia, ou seja, da comunhão de amor
entre irmãos e irmãs em Cristo. Perscrutando no seu interior, podemos ver que
eles vivem de uma forma muito específica: são «assíduos no ensinamento dos
Apóstolos, na união fraterna, na fração do pão e nas orações» (At 2,42).
Os cristãos ouvem assiduamente a didaqué,
ou seja, o ensinamento apostólico; praticam relacionamentos interpessoais de
alta qualidade (inclusive através da comunhão dos bens espirituais e
materiais); fazem memória do Senhor mediante a “fração do pão”, isto é, a
Eucaristia, e dialogam com Deus na oração. São estas as atitudes do
cristão, as quatro caraterísticas de um bom cristão.
Contrariamente à sociedade humana, onde se tende a perseguir
os próprios interesses, prescindindo ou até em detrimento do próximo, a
comunidade dos crentes afasta o individualismo para favorecer a partilha e a
solidariedade. Não há lugar para o egoísmo na alma do cristão: se o teu coração
for egoísta, não és cristão, és um mundano, que só procuras a tua vantagem, o
teu benefício. E Lucas diz-nos que os crentes permanecem juntos (cf. At 2,44).
A proximidade e a unidade são o estilo dos crentes: próximos, preocupados uns
pelos outros, não para falar mal do outro, não, para ajudar, para se aproximar.
Portanto, a graça do Batismo revela a íntima união entre os
irmãos em Cristo, que são chamados a compartilhar, a identificar-se com os
outros e a dar, «de acordo com as necessidades de cada um» (At 2,45), ou
seja, a generosidade, a esmola, preocupar-se pelo próximo, visitar os doentes,
ir ao encontro dos necessitados, de quantos precisam de consolação.
E precisamente porque escolhe o caminho da comunhão e da
atenção aos carentes, esta fraternidade que é a Igreja pode levar uma vida
litúrgica verdadeira e autêntica. Lucas diz: «Frequentavam diariamente o
templo, partiam o pão em suas casas e tomavam o alimento com alegria e
simplicidade de coração. Louvavam a Deus e tinham a simpatia de todo o povo»
(At 2,46-47).
Enfim, a narração dos Atos recorda-nos que o
Senhor garante o crescimento da comunidade (cf. 2, 47): a perseverança dos
crentes na aliança genuína com Deus e com os irmãos torna-se força atrativa que fascina e conquista
muitas pessoas (cf. Evangelii gaudium, 14), um princípio
graças ao qual a comunidade de crentes de todos os tempos vive.
Oremos ao Espírito Santo a fim de que faça das nossas
comunidades lugares onde receber e praticar a vida nova, as obras de
solidariedade e de comunhão, lugares onde as liturgias sejam um encontro com
Deus, que se torna comunhão com os irmãos e irmãs, lugares que sejam portas
abertas para a Jerusalém celestial.
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