segunda-feira, 8 de julho de 2019

Nomeados membros da Comissão de Liturgia da CNBB

No início deste mês de julho a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou os nomes dos membros e dos assessores de suas Comissões para o quadriênio 2019-2022, que se somam aos Presidentes das Comissões eleitos durante a Assembleia Geral da CNBB no último mês de maio.

O Presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia eleito na Assembleia foi, como já noticiamos aqui, Dom Edmar Peron, Bispo de Paranaguá (PR).

É natural de Maringá (PR), nascido em 04 de março de 1965 e ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1990.

Em 30 de novembro de 2009 foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP), recebendo a Ordenação Episcopal em 28 de fevereiro do ano seguinte. Em dia 25 de novembro de 2015 foi nomeado Bispo de Paranaguá, tendo tomado posse do ofício no dia 17 de dezembro do mesmo ano.

Dom Edmar Peron
Além de Dom Edmar, a Comissão de Liturgia possui agora outros dois Bispos Membros, cujos nomes foram divulgados no dia 27 de junho após a primeira reunião da nova composição do Conselho Permanente da CNBB:

Dom Carlos Verzeletti, Bispo de Castanhal (PA)

Natural de Trenzano (Itália), nasceu a 08 de setembro de 1950 e foi ordenado sacerdote a 12 de junho de 1976 para a Diocese de Bréscia. Tendo vindo ao Brasil como missionário em 1982, incardinou-se na Diocese de Bragança do Pará.

Foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém (PA) em 15 de maio de 1996, recebendo a Ordenação Episcopal no dia 28 de julho do mesmo ano. No dia 29 de dezembro de 2004, com a criação da Diocese de Castanhal, torna-se o primeiro Bispo da mesma, ofício que ocupa desde então.

Dom Carlos Verzeletti

Dom José Luiz Majella Delgado, Arcebispo de Pouso Alegre (MG)

Nasceu em 19 de outubro de 1953 em Juiz de Fora (MG) e foi ordenado sacerdote no dia 14 de março de 1981 para a Congregação do Santíssimo Redentor (redentoristas).

Em 16 de dezembro de 2009 foi nomeado Bispo da Diocese de Jataí (GO), sendo ordenado no dia 27 de fevereiro de 2010. No dia 28 de maio de 2014 foi nomeado Arcebispo de Pouso Alegre, ofício que ocupa desde então.

Dom José Luiz Majella Delgado

* * *

No último dia 03 de julho, por fim, foram divulgados os nomes dos Assessores das Comissões, que auxiliam os Bispos em seus trabalhos. No caso da Comissão de Liturgia, foram confirmados em seus cargos os três assessores:

Assessor para a Liturgia:
Padre Leonardo José de Souza Pinheiro (Juiz de Fora - MG)

Padre Leonardo José de Souza Pinheiro
Assessor do Setor Espaço Litúrgico:
Padre Thiago Aparecido Faccini Paro (São Paulo - SP)

Padre Thiago Aparecido Faccini Paro
Assessor do Setor Música Litúrgica:
Irmão Fernando Benedito Vieira, SJ (Brasília - DF)

Irmão Fernando Benedito Vieira

Com informações do site da CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário