domingo, 9 de dezembro de 2018

Homilia: II Domingo do Advento - Ano C

Santo Agostinho
Sermão 277 sobre os Mártires
“Toda carne verá a salvação que vem de Deus”

Limpai o interior, e assim ficará limpo o exterior. Talvez pareça a alguém que é tão claro o testemunho em favor da pureza da carne, como o que se refere ao coração, pois está escrito: Toda carne verá a salvação de Deus. O testemunho que se refere ao coração é claríssimo: Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Mas temos também um que se refere à carne: Toda carne verá a salvação de Deus. Diante disso, quem duvidaria que aqui se prometa à carne a visão de Deus, se não se intrigou querendo saber o que é a salvação de Deus? Na verdade, não nos intriga, pois não temos a menor dúvida: a salvação de Deus é Cristo o Senhor...
E como posso saber o motivo de se dizer que toda a carne verá a salvação de Deus? Ninguém duvide que fosse dito por que verá a Cristo. Porém, se duvida, ou se pergunta se se trata de Cristo o Senhor em seu corpo, ou enquanto a Palavra existia no princípio, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus; ora, não me aborreça com um único testemunho. A todo o momento te repetirei: Toda carne verá a salvação de Deus, e que é interpretado como “Toda a carne verá ao Cristo Deus”.
Porém, Cristo foi visto também na carne, e certamente não em carne mortal, se de fato ainda pode-se chamar “carne” após converter-se em espiritual, pois ele próprio, depois da ressurreição, disse aos que lhe estavam vendo e tocando: Apalpai e vede, que um espírito não tem carne nem ossos como vedes que eu tenho. Nesta condição é que nós o veremos; não somente foi visto, mas também o veremos. E será então que se cumprirá de forma mais plena o dito: Toda carne.
Agora, de fato, a carne o vê, mas não toda a carne; porém, no momento do juízo verão a mesma forma que ele se dignou assumir por nós; não somente os justos, mas também os maus; alguns à sua direita e outros à sua esquerda, inclusive os que o mataram verão ao que transpassaram. Assim, pois, toda carne verá a salvação de Deus. Verão o seu corpo através do corpo, sendo que ele virá para julgar no corpo. Aos que estejam à sua direita, já enviados ao Reino dos céus, ele se manifestará tal como foi visto no seu corpo. Mas ele também dizia: Quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele pessoalmente.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 530-531. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de São Gregório Magno para este domingo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário