sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Homilia: II Domingo do Advento - Ano C

São Gregório Magno
Sermão no Advento, 20
“O profeta lhe chamou voz, porque ia à frente do Verbo”

Assim como está escrito no livro do Profeta Isaías: Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Sendo perguntado ao glorioso Batista quem ele era, respondeu: Eu sou a voz que grita no deserto. Por isso o profeta lhe chamou voz, porque ia à frente do Verbo. Todo aquele que anuncia a verdadeira fé e as boas obras, que outra coisa faz senão preparar o caminho do Senhor que vem aos corações dos ouvintes? Porque formando com a palavra da santa pregação pensamentos limpos nas almas dos que o ouvem, faz com que a força da graça penetre, e a luz da verdade os ilumine, para que façam direitas as sendas por onde o Senhor há de vir, e em conformidade a isso disse: todo vale será aterrado, todo desfiladeiro será humilhado.
Está muito claro nesta passagem do Evangelho que por vales não se identificam senão os humildes, e por montanhas e colinas quer que entendamos os soberbos. Vindo, pois, o Senhor nosso a nós, os vales muito baixos foram cheios, e os montes e colinas soberbos foram humilhados; porque a voz de sua majestade assim o significou quando disse: quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado...
E todo o povo observando que a vida do santo Batista era tão áspera, com tanta solidão e perfeição de penitência, acabaram por crer que ele fosse o Cristo. E vendo a nosso Senhor, que comia com os publicanos e conversava com os pecadores, não creram que ele fosse o Cristo, mas um profeta. Porém, passando o tempo, Cristo que era tido por profeta foi reconhecido como o Cristo verdadeiro, e o glorioso João, que era tido por Cristo, foi reconhecido como o verdadeiro profeta, e assim se cumpriu o que o bem-aventurado Batista havia dito ao falar de Cristo: Convém que ele cresça e eu diminua. Porque Cristo nosso Redentor cresceu na reputação do povo, e foi conhecido pelo que era; e o santo precursor diminuiu, porque cessou de ser tido pelo que não era.
Vendo, pois, como o glorioso João perseverou na santidade, porque teve constância verdadeira na humildade de seu coração; e como muitos outros caíram, porque estavam cegos pelas vaidades e se ensoberbeceram dentro de si mesmos, digamos com razão que todos os vales serão cheios e todos os montes e colinas serão rebaixados, porque desce às mãos dos humildes as graças que os corações dos soberbos lançam para longe de si.
As passagens tortuosas serão endireitadas e os caminhos acidentados serão aplainados. Endireitam-se as coisas tortuosas quando os corações dos maus, torcidos pelos pecados, endireitam-se por meio da penitência; e os lugares acidentados se tornam planos quando as almas cheias de soberba e de ira, recebendo a graça do Espírito Santo, tornam-se humildes e mansas; porque não é outra coisa alma soberba não querer receber a palavra da verdade, senão um caminho áspero e pedregoso, que contradiz a que quer caminhar. E quando a alma do soberbo, aplainada pela virtude da mansidão, recebe com amor as palavras de repreensão e exortação, então dizemos que o pregador encontra o caminho plano, por onde primeiramente nem conseguida caminhar, impedido com a sua aspereza.
E toda a carne verá a salvação de Deus. Dizer toda a carne é o mesmo que se dissesse todos os homens. É fato que nem todos os homens puderam ver a Cristo na vida presente; diremos, pois, que a intenção do profeta nestas palavras é assinalar o dia do juízo, quando se verão os céus abertos, e virão os anjos por ministros, estarão os apóstolos sentados juntos, e aparecerá Cristo nosso Redentor, Juiz Soberano, sentado na sede de sua majestade, e todos os bons e maus o verão. E desta visão resultará que os bons gozem sem fim, recebendo o galardão de seus trabalhos; e os maus, castigados por suas próprias culpas, chorem para sempre os tormentos do inferno.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 531-533. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de Santo Agostinho para este domingo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário