quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Oração do Papa Francisco à Imaculada 2018

Ato de veneração à Imaculada Conceição
Oração do Papa Francisco
Praça da Espanha, Roma
Sábado, 08 de dezembro de 2018

Mãe Imaculada!
No dia da tua festa, tão querida ao povo cristão, venho prestar-te homenagem no coração de Roma. Na minha alma trago os fiéis desta Igreja e todos aqueles que vivem nesta cidade, especialmente os doentes e quantos, devido a várias situações, têm mais dificuldade de ir em frente.

Antes de tudo, queremos dar-te graças pelo esmero maternal com que acompanhas o nosso caminho: quantas vezes ouvimos narrar, com as lágrimas nos olhos, de quantos experimentaram a tua intercessão, as graças que pedes por nós ao teu Filho Jesus!

Penso também numa graça comum que concedes às pessoas que vivem em Roma: a de enfrentar com paciência as dificuldades da vida diária.

Mas por isso te pedimos a força para não nos resignarmos, a fim de que cada um faça todos os dias a própria parte para melhorar a situação, para que o cuidado de cada um torne Roma mais bonita e habitável para todos; a fim de que o dever bem cumprido por cada um garanta os direitos de todos.

E, pensando no bem comum desta cidade, pedimos-te por aqueles que desempenham funções de maior responsabilidade: obtém-lhes sabedoria, clarividência, espírito de serviço e de colaboração.

Virgem Santa, desejo confiar-te de modo particular os sacerdotes desta Diocese: os párocos, os vigários, os sacerdotes idosos que, com o coração de pastores, continuam a trabalhar ao serviço do povo de Deus, pelos numerosos presbíteros estudantes de todas as partes do mundo que colaboram nas paróquias.
Para todos eles, peço a dócil alegria de evangelizar, e o dom de serem pai, próximos do povo, misericordiosos.

A ti, Mulher totalmente consagrada a Deus, confio as mulheres consagradas na vida religiosa e na secular, que graças a Deus em Roma são muitas, mais do que em qualquer outra cidade do mundo, e formam um maravilhoso mosaico de nacionalidades e culturas.
Para elas peço-te a alegria de ser, como tu, esposas e mães, fecundas na oração, na caridade, na compaixão.

Ó Mãe de Jesus, faço-te um último pedido, neste tempo de Advento, pensando nos dias em que Tu e José estáveis ansiosos por causa do nascimento iminente do vosso Menino, preocupados porque havia o censo e também vós devíeis deixar o vosso povoado, Nazaré, e ir a Belém...

Tu sabes, Mãe, o que significa trazer no seio a vida e sentir ao redor a indiferença, a rejeição e, por vezes, o desprezo. Por isso peço-te que estejas próxima das famílias que hoje, em Roma, na Itália, no mundo inteiro vivem situações semelhantes, a fim de que não sejam abandonadas a si mesmas, mas tuteladas nos seus direitos, direitos humanos que vêm antes de qualquer exigência, por mais legítima que seja.

Ó Maria Imaculada, aurora de esperança no horizonte da humanidade, vela sobre esta cidade, sobre as casas, as escolas, os escritórios, as lojas, as fábricas, os hospitais e as prisões; em nenhum lugar falte aquilo que Roma tem de mais precioso, e que conserva para o mundo inteiro, o testamento de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos tenho amado” (Jo 13,34). Amém!


Fonte: Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário