sábado, 1 de dezembro de 2018

Feliz Ano Novo (Litúrgico)!

 “Através do ciclo anual, a Igreja comemora todo o mistério de Cristo, da Encarnação ao dia de Pentecostes e à espera da vinda do Senhor”
 (Normas Universais sobre o Ano Litúrgico e o Calendário, n. 17).

Ao pôr-do-sol deste dia 01 de dezembro de 2018 entraremos com toda a Igreja de Rito Romano no Tempo do Advento, tempo de alegre expectativa pela vinda do Senhor, iniciando assim um novo Ano Litúrgico.


Seguindo o ciclo de três anos para a Liturgia dos domingos e festas, proposto pela reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, entramos neste novo ano de 2018-2019 no Ano Litúrgico C, no qual somos convidados a meditar o Evangelho de Lucas.

Completamos assim o ciclo que iniciamos em 2015, postando homilias dos Padres da Igreja para os domingos e solenidades. Reiniciamos hoje este ciclo, publicando novas homilias para o Ano Litúrgico C, indicando também aquelas que divulgamos em 2015-2016.


Durante este Ano Litúrgico publicaremos também algumas catequeses de São João Paulo II proferidas há 40 anos, durante o Ano Litúrgico 1978-1979, primeiro ano de seu pontificado. Nestas catequeses o Papa reflete sobre alguns tempos e festas litúrgicas.

“Ao Cristo que era, que é e que há de vir,
Senhor do tempo e da história,
louvor e glória pelos séculos dos séculos.
Amém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário