sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Homilia: Festa da Sagrada Família - Ano A

São João Crisóstomo
Sermão sobre o Dia da Natividade
Junto ao Menino estão Maria e José

Jesus entrou no Egito para pôr fim ao pranto da antiga tristeza; suplantou as pragas pela alegria, e converteu a noite e as trevas em luz de salvação.
Foi, então, contaminada a água do rio com o sangue dos ternos meninos. Por isso entrou no Egito o que tinha convertido a água em sangue, comunicou às águas vivas o poder de aflorar a salvação, e purificou-as de seu lodo e impureza com a virtude do Espírito. Os egípcios foram atormentados e enfurecidos, e não reconheceram a Deus. Entrou, pois, Jesus no Egito e, transbordando as almas religiosas do conhecimento de Deus, deu ao rio o poder de fecundar uma messe de mártires mais copiosa que a messe de grãos.
O que mais direi, ou como seguir falando? Vejo a um artesão e um presépio; vejo a um Menino e os panos do berço, vejo o parto da Virgem carente do mais indispensável, tudo marcado pela mais premente necessidade; tudo sob a mais absoluta pobreza. Tem visto fulgores de riqueza na mais extrema pobreza? Como, sendo rico, fez-se tão pobre por nossa causa? Como é que não dispôs nem de leito nem de cobertores, mas somente foi depositado em um despojado presépio? Ó tesouro de riqueza, dissimulado debaixo da aparência de pobreza! Repousa no presépio, e faz tremer o orbe da terra; é envolto em panos, e rompe as cadeias do pecado; ainda não consegue articular palavra, e instrui os magos induzindo-os à conversão.
O que mais direi, ou como seguir falando? Vejam a um menino envolto em panos e que descansa em um presépio; com ele está Maria, que é Virgem e Mãe; José lhe acompanhava, aquele que é chamado de pai.
José era somente o esposo: foi o Espírito quem a cobriu com a sua sombra. Por isso José estava em um mar de dúvidas, e não sabia como chamar ao Menino. Esta é a razão pela qual, aflito pela dúvida, recebe por meio do anjo um oráculo do céu: José, não tenha dúvida em levar a tua mulher, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. De fato, o Espírito Santo cobriu a Virgem com a sua sombra.
E por que Ele nasce da Virgem e conserva intacta a sua virgindade? Ora, porque em outro tempo o Diabo enganou a virgem Eva; por isso a Maria, que deu à luz sendo virgem, foi Gabriel quem lhe comunicou a abençoada notícia. É verdade que a seduzida Eva deu à luz uma palavra que introduziu a morte; porém, também é verdade que, com Maria, acolhendo a alegre notícia, gerou ao Verbo na carne, e nos mereceu a vida eterna.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 41-42. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também outra homilia de São João Crisóstomo para esta Festa clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário