segunda-feira, 12 de março de 2018

Cantar o Domingo de Ramos

Para conhecer os ritos da celebração do Domingo de Ramos, clique aqui.


1. Canto inicial:
Quando o sacerdote chega ao lugar onde vai iniciar a celebração, canta-se a antífona proposta no Missal Romano (p. 220) ou outro canto apropriado:

Saudemos com hosanas ao Filho de Davi!
Bendito o que nos vem em nome do Senhor!
Jesus, rei de Israel, hosana nas alturas! (Mt 21,9)

Se for oportuno, pode-se repetir esta antífona enquanto o sacerdote asperge os ramos.


2. Procissão:
Durante a procissão entoam-se os cantos propostos pelo Missal ou outros cantos apropriados:

a) Salmo 23 com a antífona como refrão a cada estrofe (Missal, pp 225-226):

Os filhos dos hebreus com ramos de oliveira
Correram ao encontro do Cristo que chegava;
Cantavam e aclamavam: Hosana nas alturas!

Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,
O mundo inteiro com os seres que o povoam;
Porque ele a tornou firme sobre os mares,
E sobre as águas a mantém inabalável.

“Quem subirá até o monte do Senhor,
Quem ficará em sua santa habitação?”
“Quem tem mãos puras e inocente o coração,
Quem não dirige sua mente para o crime,
Nem jura falso para o dano de seu próximo.

Sobre este desce a bênção do Senhor
E a recompensa de seu Deus e Salvador”.
“É assim a geração dos que o procuram,
E do Deus de Israel buscam a face”.

“Ó portas, levantai vossos frontões!
Elevai-vos bem mais alto, antigas portas,
A fim de que o Rei da glória possa entrar!”

Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?”
“É o Senhor, o valoroso, o onipotente,
O Senhor, o poderoso nas batalhas!”

“Ó portas, levantai vossos frontões!
Elevai-vos bem mais alto, antigas portas,
A fim de que o Rei da glória possa entrar!”
´
Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?”
“O Rei da glória é o Senhor onipotente,
O Rei da glória é o Senhor Deus do universo!”



b) Salmo 46 com a antífona como refrão a cada estrofe (Missal, pp. 226-227):

Os filhos dos hebreus no chão punham seus mantos.
Hosana eles aclamavam, ao Filho de Davi!
Bendito o que nos vem em nome do Senhor!

Povos todos do universo, batei palmas,
Gritai a Deus aclamações de alegria!
Porque sublime é o Senhor, o Deus altíssimo,
O soberano que domina toda a terra.

Os povos sujeitou ao nosso jugo
E colocou muitas nações a nossos pés.
Foi ele que escolheu a nossa herança,
A glória de Jacó, seu bem-amado.

Por entre aclamações Deus se elevou,
O Senhor subiu ao toque da trombeta.
Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa,
Salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!

Porque Deus é o grande Rei de toda a terra,
Ao som da harpa acompanhai os seus louvores!
Deus reina sobre todas as nações,
Está sentado no seu trono glorioso.

Os chefes das nações se reuniram
Com o povo do Deus santo de Abraão,
Pois só Deus é realmente o Altíssimo,
E os poderes desta terra lhe pertencem!

c) Hino a Cristo Rei (Gloria, laus et honor) com o refrão a cada estrofe (Missal, pp. 227-228):

Glória, louvor e honra a ti,
Ó Cristo Rei, redentor
Sobe a ti piedoso hosana,
Dos pequenos o clamor!

De Israel rei esperado:
De Davi ilustre filho;
O Senhor é que te envia,
Ouve pois nosso estribilho.

Todos juntos te celebram,
Quer na terra ou nas alturas;
Cantam todos teus louvores,
Anjos, homens, criaturas.

Veio a ti o povo hebreu,
Com seus ramos, suas palmas;
Também hoje te trazemos
Nossos hinos, nossas almas.

Festejam a tua entrada
Que ao Calvário conduzia;
Mas agora que tu reinas
Maior é nossa alegria.

Agradaram-te os seus hinos,
Nossos hinos igualmente;
O que é bom tu sempre acolhes,
Rei bondoso, Rei clemente.


3. Ato Penitencial
Nas Missas em que há bênção dos ramos, omite-se o Ato Penitencial. Quando não houver bênção dos ramos, reza-se ou canta-se o Ato Penitencial como de costume, tomando uma das opções propostas pelo Missal (pp. 391-398).
O Glória omite-se sempre.

4. Salmo: Sl 21,8-9.17-18a.19-20.23-24 (R. 2a)
Lecionário Dominical, pp. 134-135; 449-450; 763.

R. Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?

Riem de mim todos aqueles que me veem,
Torcem os lábios e sacodem a cabeça:
“Ao Senhor se confiou, ele o liberte
E agora o salve, se é verdade que ele o ama!”

Cães numerosos me rodeiam furiosos,
E por um bando de malvados fui cercado.
Transpassaram minhas mãos e os meus pés
E eu posso contar todos os meus ossos.

Eles repartem entre si as minhas vestes
E sorteiam entre si a minha túnica.
Vós, porém, ó meu Senhor, não fiqueis longe,
Ó minha força, vinde logo em meu socorro!

Anunciarei o vosso nome a meus irmãos
E no meio da assembleia hei de louvar-vos!
Vós que temeis ao Senhor Deus, dai-lhe louvores,
Glorificai-o, descendentes de Jacó,
E respeitai-o, toda a raça de Israel!


5. Aclamação ao Evangelho
Lecionário Dominical, pp. 136, 450, 764.

R. Glória e louvor a vós, ó Cristo.

Jesus Cristo se tornou obediente,
Obediente até a morte numa cruz.
Pelo que o Senhor Deus o exaltou,
E deu-lhe um nome muito acima de outro nome (Fl 2,8-9).


6. Apresentação das oferendas
Canto de apresentação das oferendas à escolha. O Hinário Litúrgico propõe o canto “Ó morte estás vencida”.


7. Santo
Conforme a fórmula do Missal (p. 405):

Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo!
O céu e a terra proclamam a vossa glória.
Hosana nas alturas!
Bendito o que vem em nome do Senhor!
Hosana nas alturas!

8. Cordeiro de Deus
Conforme a fórmula do Missal (p. 502):

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

9. Comunhão
Canto de Comunhão à escolha. Se possível inspirado na antífona de Comunhão (Missal, p. 231):

Ó Pai, se este cálice não pode passar sem que eu o beba,
Faça-se a tua vontade! (Mt 26,42)



Pode-se cantar também algum dos cantos tradicionais de Quaresma e Semana Santa: “Prova de amor maior não há” ou “Eu vim para que todos tenham vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário