sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Missas de Nossa Senhora: Maria na Anunciação

2. Bem-aventurada Virgem Maria na Anunciação do Senhor
(Para o tempo do Advento)

Introdução
O “sim” de Maria é de vital importância para a realização da Encarnação do Verbo, mistério que celebramos de maneira especial no Natal. Assim, no tempo do Advento a Igreja recorda a Anunciação na Missa do dia 20 de dezembro e no IV Domingo do Advento no Ano B.
Para recordar a participação de Maria no mistério da Encarnação através do seu “sim”, costuma-se celebrar esta Missa nos sábados do Advento. Inclusive há uma tradição de celebrar com a igreja iluminada apenas por velas, indicando a expectativa pela vinda de Cristo, Sol nascente. Trata-se da chamada “Missa Rorate” (da primeira palavra da antífona de entrada: “rorate”, deixai cair)
Cumpre dizer ainda que esta Missa já constava no Missal Romano como Comum de Nossa Senhora no Tempo do Advento (pp. 736-737). Aqui, porém, a tradução foi ligeiramente modificada e foi acrescido o Prefácio da Anunciação:

Antífona de entrada (Is 45,8)
Ó céus, deixai cair o orvalho e as nuvens chovam o Justo.
Abra-se a terra e germine o Salvador.

Oração do dia
Ó Deus, que pela anunciação do Anjo quisestes que o vosso Filho se fizesse carne no seio da bem-aventurada Virgem Maria, concedei-nos que, acreditando ser ela a verdadeira Mãe de Deus, a tenhamos como intercessora junto de Vós. Por nosso Senhor Jesus Cristo...

Oração sobre as oferendas
Aceitai, Senhor, os dons que trazemos ao vosso altar e santificai-os com o mesmo Espírito que pelo poder de sua graça fecundou o seio virginal de Maria. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio
Na verdade, ó Pai, Deus eterno e todo-poderoso, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, em todo tempo e lugar. Pois a Virgem, cheia de fé, ouvir do Anjo que Aquele que por obra do Espírito Santo carregava em seu seio imaculado haveria de nascer entre os homens e em favor dos homens, cumprindo as promessas feitas a Israel e revelando-se ao mundo como esperança de todos os povos. Por Ele a multidão dos anjos adora a vossa majestade e em vossa presença de alegra eternamente. A eles, pedimos, associeis as nossas vozes para, unidos, eternamente cantar (dizer) a uma só voz...

Antífona de Comunhão (Is 7,14)
A Virgem conceberá e dará à luz um Filho.
O seu nome será Emanuel, Deus conosco.

Oração após a Comunhão*
Fazei, Senhor, que a comunhão nestes santos mistérios manifeste sempre em nós a vossa misericórdia, para que, celebrando com fé a memória da Virgem Maria, Mãe de Deus, sejamos salvos pela Encarnação do vosso Filho. Que vive e reina para sempre.

Leitura: Is 7,10-14;8,10c (“Eis que uma virgem conceberá”)
Salmo: Sl 39,7-8a-8b-9.10.11 (R: 8a.9a)
Evangelho: Lc 1,26-38 (Anunciação)

*Na oração após a Comunhão a Coletânea apresenta a conclusão “Que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo”. Porém, esta conclusão é própria das coletas. Aqui o correto é utilizar “Que vivei e reina para sempre”, como indica a IGMR, n. 89.

"A Virgem da Anunciação"
(Bartolomé Esteban Murillo - séc. XVII)

Fonte:
Lecionário para Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 19-21.
Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 37-39.

Nenhum comentário:

Postar um comentário