quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Papa nomeia novo Arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior

O Papa Francisco nomeou na manhã de hoje o Cardeal Stanisław Ryłko, Prefeito Emérito do Pontifício Conselho para os Leigos, como novo Arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior.

Cardeal Stanislaw Ryłko

Stanisław Ryłko nasceu em 04 de julho de 1945 em Andrychów (Polônia). Foi ordenado sacerdote em 30 de março de 1969 na Arquidiocese de Cracóvia pelo então Arcebispo, Karol Wojtyła.

No dia 20 de dezembro de 1995 o Papa São João Paulo II o nomeou Secretário do Pontifício Conselho para os Leigos e Bispo titular de Novica. Foi ordenado Bispo pelo próprio Papa em 06 de janeiro de 1996.

No dia 04 de outubro de 2003 o Papa João Paulo II o promoveu a Presidente do mesmo Dicastério. Bento XVI o criou Cardeal no Consistório de 24 de novembro de 2007, confiando-lhe a Diaconia do Sagrado Coração de Cristo Rei.

Como Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, era o responsável pelas Jornadas Mundiais da Juventude, sendo a última em sua diocese natal. Em 01 de setembro deste ano, porém, o Pontifício Conselho para os Leigos passou a fazer parte do novo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Cardeal Ryłko saúda o Papa na Missa de Envio da JMJ 2016

O Cardeal Ryłko substitui o Cardeal Santos Abril y Castelló, que era o Arcipreste desde 2011 e renunciou por limite de idade.

O Arcipreste (palavra que significa “primeiro presbítero”) é o responsável pelo cuidado pastoral da Basílica em nome do Papa. Também em seu nome preside algumas celebrações, como foi o caso do fechamento da Porta Santa.

Provavelmente o Cardeal Ryłko será ainda o Arcipreste por ocasião do Jubileu Ordinário de 2025, uma vez que completará oitenta anos justamente nesse ano.

Cardeal Castelló fecha a Porta Santa (2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário