quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Missas de Nossa Senhora: Maria na Apresentação do Senhor

7. Santa Maria na Apresentação do Senhor
(Para o tempo do Natal)

Introdução
Embora a Festa da Apresentação do Senhor seja celebrada no Tempo Comum, a 02 de fevereiro, ela é um “eco” do Tempo do Natal. Esta Missa, portanto, pode celebrar-se nos dias próximos a esta Festa, recordando a participação da Virgem Maria neste mistério.
Com efeito, Maria é aqui saudada como a filha de Sião, pois humildemente apresenta seu primogênito ao templo (Ex 13,1-2) e sujeita-se ao rito da purificação das parturientes (Lv 12,1-8), ela que é a Virgem puríssima.
Maria é aqui também modelo da Igreja, “servidora do mistério da salvação”, que, como indica o Prefácio, oferece a Deus o próprio Filho, o Cordeiro que será “por nós imolado no altar da cruz”.
Por fim, destaca-se aqui ainda a profecia de Simeão (Lc 2,35), que une a Mãe ao sofrimento do Filho, como mais uma vez expressa o Prefácio: “o mesmo amor associa o Filho e a Mãe, a mesma dor os une”.

Antífona de entrada
Bendita sejais, ó Virgem puríssima,
que trouxestes em vosso seio virginal o Filho do eterno Pai.

Oração do dia
Humildemente vos pedimos, Senhor, que a Igreja guarde integralmente a nova Aliança de amor. E, a exemplo de Maria, vossa humilde Serva, que no templo vos apresentou o autor da nova lei, conserve fielmente a sua fé, fortaleça a sua esperança nos bens celestes e aumente cada vez mais a sua caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo...

Oração sobre as oferendas*
Aceitai benignamente, Senhor, as preces e as oferendas que alegres depositamos em vosso altar ao celebrar a memória da Virgem Maria, a qual, para resgatar o Filho, Redentor do gênero humano, vos apresentou a oferta dos pobres. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio
Na verdade, ó Pai, Deus eterno e todo-poderoso, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, em todo o tempo e lugar, celebrando a memória de Maria sempre Virgem. Ela, a filha de Sião, cumprindo a lei apresentou no templo o vosso Filho, glória do vosso povo de Israel e luz de todos os povos. Ela é a Virgem, servidora do mistério da salvação, que vos oferece o Cordeiro sem mancha, para ser por nós imolado no altar da cruz. Ela é a Virgem Mãe, que se alegra por seu Filho bendito, sofre com a profecia de Simeão e exulta com o vosso povo ao encontro do Salvador. Deste modo, por vossa admirável providência, Senhor, o mesmo amor associa o Filho e a Mãe, a mesma dor os une e a mesma vontade de vos agradar os conduz. Por isso, unidos aos coros dos anjos, vos louvamos com alegria,  cantando (dizendo) a uma só voz:

Antífona de Comunhão
Apresenta-se a Virgem,
trazendo o Filho gerado antes da aurora,
e Simeão, tomando-o nos braços,
o anuncia aos povos como Senhor e Salvador do mundo.

Oração após a Comunhão**
Pela graça do sacramento que recebemos, Senhor, a Igreja virgem, à semelhança da Virgem Maria, vos sirva de coração sincero, e com a lâmpada da fé acesa, corra alegremente ao encontro do Esposo, vosso Filho Jesus Cristo, que vive e reina para sempre.

Leitura: Ml 3,1-4 (“Logo chegará ao seu templo o Dominador”)
Salmo: Sl 23, 7.8.9.10 (R: v. 10b)
Evangelho: Lc 2,27-35 (Apresentação do Senhor no templo)
São praticamente as mesmas leituras da Festa da Apresentação do Senhor.

* Na oração sobre as oferendas a Coletânea apresenta a conclusão “Por nosso Senhor Jesus Cristo...”. Porém, esta conclusão é própria das coletas. Aqui o correto é utilizar “Por Cristo, nosso Senhor”, como indica a IGMR, n. 77.

** Na oração após a Comunhão a Coletânea apresenta a conclusão “Que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo”. Porém, esta conclusão é própria das coletas. Aqui o correto é utilizar “Que vive e reina para sempre.”, como indica a IGMR, n. 89.


Fonte:
Lecionário para Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 36-38.
Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 59-62.

Nenhum comentário:

Postar um comentário