quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Missas de Nossa Senhora: Santa Maria Mãe de Deus

4. Santa Maria, Mãe de Deus
(Para o Tempo do Natal)

Observação: Esta não é a Missa da Solenidade da Santa Mãe de Deus, celebrada no dia 01 de janeiro. Neste dia tomam-se as orações indicadas no Missal Romano (pp. 159-160) e as leituras do Lecionário I (Nm 6,22-27; Sl 66; Gl 4,4-7; Lc 2,16-21). A Missa descrita a seguir pode ser celebrada em outro momento do Tempo do Natal, nos dias em que são permitidas as Missas votivas.

Introdução
Embora a Igreja celebre a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus no dia 01 de janeiro, propõe-se aqui também esta Missa para celebrar a fé e a humildade com que ela recebeu a Cristo em seu coração e em seu seio. Esta humildade de Maria torna-se então modelo para nós, para que aprendamos dela a acolher o Cristo na fé, conservando no coração suas palavras.
As orações desta Missa refletem as homilias dos Padres: a segunda opção de coleta recorda a célebre sentença de Agostinho de que Maria, antes de conceber Cristo em seu seio, o concebe em seu coração. A oração sobre as oferendas, por sua vez, retoma uma frase de São Bernardo: Maria agradou a Deus pela virgindade e concebeu pela humildade.
Destaca-se, por fim, o prefácio, um dos mais antigos com referência a Maria, tomado do Sacramentário Paduense (séc. VII). O prefácio celebra ao mesmo tempo a maternidade e a virgindade de Maria.

Antífona de entrada
Virgem Mãe de Deus,
aquele que o universo não pode conter,
se encerrou feito homem em vosso seio.

Ou:
Salve, ó Santa Mãe de Deus,
que destes à luz o Rei,
que governa o céu e a terra, pelos séculos eternos.

Oração do dia
Ó Deus, que enviastes do céu ao seio da Virgem Maria o vosso Filho, palavra da salvação e pão da vida, concedei que a exemplo dela recebamos a Cristo, conservando no coração as suas palavras e celebrando na fé os mistérios da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo...

Ou:
Concedei, Senhor, que assim como a Virgem Maria concebeu em seu espírito, antes de conceber em seu ventre, o vosso Filho descido do céu; concedei também a nós que, tendo acolhido o Cristo na fé, o manifestemos por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo...

Oração sobre as oferendas*
Aceitai, benignamente, Senhor, a oferenda do vosso povo, ao celebrar a memória da Santíssima Virgem, que vos agradou por sua virgindade e pela sua humildade concebeu Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor, que vive e reina para sempre.

Prefácio
Na verdade, ó Pai, Deus eterno e todo-poderoso, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, em todo o tempo e lugar. Por admirável mistério e indizível sacramento, a Virgem Santa concebeu o vosso Filho único e trouxe em seu ventre o Senhor do céu. Sem ter conhecido homem, tornou-se Mãe e depois do parto permaneceu virgem. Assim, gozou esta dupla felicidade: admira-se, porque concebeu virgem; alegra-se, porque deu à luz o Redentor. Por Ele a multidão dos anjos adora a vossa majestade e em vossa presença se alegra eternamente. A eles, pedimos, associeis as nossas vozes para unidos eternamente cantar (dizer) a uma só voz:

Antífona de Comunhão (Lc 11,27)
Bendita seja a Virgem Maria,
que trouxe em seu ventre o Filho do eterno Pai.

Oração após a Comunhão*
Senhor, que nos alimentastes nesta mesa celeste, ouvi a nossa humilde prece e fazei que demos a conhecer por palavras e obras o vosso Filho, nascido da Virgem Maria, cujo Corpo e Sangue recebemos nesse sacramento. Ele que vive e reina para sempre.

Leitura: Gl 4,4-7 (“Deus enviou o seu Filho nascido de uma mulher”)
Salmo: Sl 21, 4-6.10-11.23-24 (R: 11b)
Evangelho: Lc 2,15b-19 (“Maria conservava no coração todas estas coisas”)

*Nas orações sobre as oferendas e após a Comunhão a Coletânea apresenta as conclusões “Que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo” e “Que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo”, próprias das coletas. Aqui o correto é utilizar “Que vive e reina para sempre”, como indica a IGMR, nn. 77 e 89.


Fonte:
Lecionário para Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 28-29.
Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 47-50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário