sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Missas de Nossa Senhora: Maria de Nazaré

8. Santa Maria de Nazaré
(Para o tempo do Natal)*

Introdução
A maior parte de sua vida terrena Jesus passou em Nazaré, junto a Maria e José. Este mistério de salvação e testemunho de vida santa a Igreja celebra no Domingo após o Natal, Festa da Sagrada Família (ou, quando o Natal cai em domingo, como este ano, no dia 30 de dezembro).
Esta Missa celebra de maneira especial a missão da Virgem Maria, aqui invocada como Maria de Nazaré, em favor de seu Filho. Recorda-se a humildade do Filho, em tudo submisso a Maria e José (Lc 2,51), e da Mãe, que em silêncio meditava em seu coração (Lc 2,51) e tornava-se “discípula do Filho”.
Maria e José são, pois, modelo para as famílias e para todos os discípulos de Cristo, recordando-nos que a santidade constrói-se na simplicidade da vida quotidiana, no silêncio, na oração e no trabalho.

*Segundo a Introdução da Coletânea (n. 29a), embora esta Missa seja proposta para o Tempo do Natal, pode ser celebrada igualmente no Tempo Comum, para recordar a vida de Maria em Nazaré e seu exemplo.

Antífona de entrada (Pr 23, 24a.25)
Exulta de alegria o pai do justo;
alegre-se teu pai e tua mãe,
e exulte aquela que te gerou.

Oração do dia
Senhor, Pai santo, que na vossa admirável providência quisestes que o vosso Filho nascesse de uma mulher e lhe fosse submisso, concedei-nos a graça de conhecer mais profundamente o mistério do Verbo encarnado e com Ele vivermos humildemente nesta terra, até que, em companhia da Virgem Mãe, alegres possamos entrar em vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo...

Oração sobre as oferendas**
Nós vos oferecemos, Senhor, este sacrifício de louvor e reconciliação e humildemente vos pedimos que, seguindo o exemplo da Virgem de Nazaré, nos ofereçamos a nós mesmos como vítima agradável aos vossos olhos. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio
Na verdade, ó Pai, Deus eterno e todo-poderoso, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, em todo o tempo e lugar, ao celebrarmos a memória da gloriosa sempre Virgem Maria. Ela, em Nazaré, recebendo confiante o anúncio do anjo Gabriel, gera para nós, no tempo, como Salvador e irmão o Filho gerado por vós desde a eternidade. Em Nazaré, convivendo intimamente com seu Filho, cultiva os inícios da Igreja e nos deixa luminosos exemplos de vida. Em Nazaré a santa Mãe, tornando-se discípula do Filho, recebeu as primícias do Evangelho conservando-as e meditando-as em seu coração. Em Nazaré a Virgem puríssima, unida a José, o homem justo, por estreito vínculo de amor virginal, vos celebra com cânticos, vos adora em silêncio, vos louva com a vida e vos glorifica pelo trabalho. Por isso, com os anjos e santos, proclamamos a vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:

Antífona de Comunhão (Lc 2,51)
Jesus voltou com seus pais para Nazaré
e lhes era submisso.

Oração após a Comunhão**
Olhai com bondade, Pai santo, para aqueles que alimentastes com o sacramento celeste e fazei que, fortalecidos pelo exemplo da Santa Virgem Maria, edifiquemos com o trabalho silencioso vosso Reino na terra e com o vosso Filho nos tornemos participantes dele nos céus. Por Cristo, nosso Senhor.

Leitura: Gl 4,4-7 (“Deus enviou o seu Filho nascido de uma mulher”)
Salmo: Sl 130, 1.2.3
Evangelho: Lc 2,22.39-40 (“Voltaram para Nazaré, sua cidade”) ou Lc 2,41-52 (Jesus aos doze anos no Templo)

Ou:
Leitura: Cl 3,12-17 (“O amor é o vínculo da perfeição”)
Salmo: Sl 83(84), 2-3.5.9-10 (R: v. 5a)
Evangelho: Mt 2,13-15.19-23 (A fuga para o Egito)

**Nas orações sobre as oferendas e após a Comunhão a Coletânea apresenta a conclusão “Por nosso Senhor Jesus Cristo...”. Porém, esta conclusão é própria das coletas. Aqui o correto é utilizar “Por Cristo, nosso Senhor”, como indica a IGMR, nn. 77 e 89.


Fonte:
Lecionário para Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 39-45.
Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 63-65.

Um comentário:

  1. Muito obrigada por partilhar seu conhecimento e dom.Que Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência,conserve o seu serviço, cada vez mais abençoado!

    ResponderExcluir