quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Missas de Nossa Senhora: Maria na Epifania do Senhor

6. Bem-aventurada Virgem Maria na Epifania do Senhor
(Para o tempo do Natal)

Introdução
Na solenidade da Epifania a Igreja celebra a manifestação do Senhor a todos os povos: a Israel, representado pelos pastores, e aos gentios, representados pelos magos.
Esta Missa recorda a participação de Maria neste mistério. Ela é aqui modelo da Igreja, chamada a apresentar o Cristo a todos os povos. Nós, como os pastores e os magos, somos chamados a ir ao encontro do Menino e sua Mãe, unidos na mesma fé.
Nesta celebração, como na Missa de Maria, Mãe do Salvador, destacam-se os títulos cristológicos: glória de Israel, Luz das nações, único Mediador, Salvador, Deus, Rei e Redentor. Em consonância com a índole deste tempo litúrgico, sobressai-se o tema da luz que brilha para todos os povos em Cristo, revelador da glória de Deus.

Antífona de entrada
Brilhou no mundo a grandeza de Deus
e por meio de uma Virgem manifestou-se o seu poder,
porque o Excelso quis nascer humilde
e pela humildade mostrar a sua divina majestade.

Oração do dia
Ó Deus, que pela santíssima Virgem manifestastes ao mundo o vosso Filho como glória de Israel e Luz das nações, concedei-nos que, seguindo os conselhos e exemplos de Maria, fortaleçamos nossa fé em Cristo e o reconheçamos como nosso único Mediador. Por nosso Senhor Jesus Cristo...

Oração sobre as oferendas*
Santificai, Senhor, com o poder do Espírito Santo, estes dons que alegremente vos apresentamos, ao celebrar a memória da Virgem Maria, a fim de que se tornem o Corpo e o Sangue de Cristo que, tendo nascido da Virgem Mãe, manifestou a vossa glória e consagrou toda a sua vida pela salvação dos homens. Ele que vive e reina para sempre.

Prefácio
Na verdade, ó Pai, Deus eterno e todo-poderoso, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, em todo o tempo e lugar. Por meio da Virgem Maria atraís à fé do Evangelho as famílias dos povos. Os pastores, primícias de Israel para a Igreja, envolvidos pelo esplendor de vossa luz e advertidos pelas vozes dos anjos reconhecem a Cristo como Salvador. Os magos, primeiros rebentos dos gentios para a Igreja, impelidos por vossa graça e guiados pela estrela, entram na pobre casa, onde encontram o Menino com sua Mãe. Adoram-no como Deus, proclamam-no como Rei e o recebem como Redentor. Por Ele, a multidão dos anjos adora a vossa majestade, alegrando-se eternamente na vossa presença e cantando (dizendo) a uma só voz:

Antífona de Comunhão (Mt 2,2)
Vimos sua estrela no Oriente,
e viemos com presentes adorar o Senhor.

Oração após a Comunhão*
Senhor nosso Deus, os santos mistérios que recebemos nos manifestem sempre a vossa misericórdia, a fim de que salvos pelo nascimento do vosso Filho, celebremos de coração a memória de sua Mãe. Ele que vive e reina para sempre.

Leitura: Is 60,16 (“Virão trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor”)
Salmo: Sl 71, 1-2.10-11.12-13 (R: v. 11)
Evangelho: Mt 2,1-12 (Encontro dos magos)
São as mesmas leituras da Solenidade da Epifania do Senhor.

*Nas orações sobre as oferendas e após a Comunhão a Coletânea apresenta a conclusão “Que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo”, própria das coletas. Aqui o correto é utilizar “Que vive e reina para sempre”, como indica a IGMR, nn. 77 e 89.


Fonte:
Lecionário para Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 33-35.
Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 55-58.

Nenhum comentário:

Postar um comentário