quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Missas de Nossa Senhora: Maria Mãe do Salvador

5. Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe do Salvador
(Para o tempo do Natal)

Introdução
Esta Missa já constava no Missal Romano como Comum de Nossa Senhora no Tempo do Natal (pp. 737-738. A coleta aparece ainda na Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus). Aqui, porém, a tradução de algumas orações foi ligeiramente modificada e foi acrescido um prefácio, retirado do Sacramentário Veronense (séc. VI).
As orações da Missa, iluminadas pelo mistério do Natal, recordam a função materna de Maria para com Cristo, embora comportem também uma referência à sua virgindade. Podemos falar, pois, de uma maternidade virginal ou de uma virgindade fecunda, tema caro aos Padres da Igreja.
À luz desta maternidade, Maria é também a perene intercessora em favor do povo de Deus. Sobretudo na coleta se pede que interceda por nós “aquela que nos trouxe o autor da vida”.
Destacam-se ainda os diversos títulos cristológicos presentes nesta Missa: Rei eterno, autor da vida, Luz dos povos, sacramento da salvação, esposo, Verbo encarnado...

Antífona de entrada
A Virgem Maria deu à luz o Rei eterno:
teve a alegria de ser Mãe e a honra de ser Virgem.
Nunca houve, nem haverá ninguém semelhante a ela.

Oração do dia
Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes à humanidade a salvação eterna, fazei-nos sentir sempre a sua intercessão, pois ela nos trouxe o autor da vida. Ele que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo.

Oração sobre as oferendas*
Recebei, Senhor, as oferendas que vos apresentamos, para que os nossos corações, iluminados pelo Espírito Santo, saibam sempre receber e conservar os vossos benefícios, a exemplo da Virgem Maria. Por Cristo nosso Senhor.


Prefácio
Na verdade, ó Pai, Deus eterno e todo-poderoso, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, em todo o tempo e lugar. Especialmente neste tempo em que do seio virginal de Maria revelastes, como Luz dos povos, o sacramento da nossa salvação, Jesus Cristo, Senhor nosso. Ele, como esposo a sair do leito nupcial refulgiu para nós como Senhor e Salvador a fim de nos arrancar das trevas e da sombra da morte e nos fazer participantes do reino da luz sempiterna. Por isso, associados aos coros dos anjos, vos louvamos, com alegria, cantando (dizendo) a uma só voz:

Antífona de Comunhão (Jo 1,14)
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós,
cheio de graça e verdade.

Oração após a Comunhão**
Senhor, que nos alimentastes com o Corpo e o Sangue do vosso Verbo encarnado, fazei que, por esta comunhão recebida, ao celebrarmos a memória da Virgem Maria sejamos participantes da vida divina de Jesus. Ele que vive e reina para sempre.

Leitura: Is 9,1-3.5-6 (“Nasceu para nós um menino”)
Salmo: Sl 95, 1-2a.2b-3.11-12.13 (R: Lc 2,11)
Evangelho: Lc 2,1-14 (Nascimento de Jesus)
São praticamente as mesmas leituras da Missa da Noite de Natal.

* Na oração sobre as oferendas a Coletânea apresenta a conclusão “Por nosso Senhor Jesus Cristo...”. Porém, esta conclusão é própria das coletas. Aqui o correto é utilizar “Por Cristo, nosso Senhor”, como indica a IGMR, n. 77.

** Na oração após a Comunhão a Coletânea apresenta a conclusão “Que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo”. Porém, esta conclusão é própria das coletas. Aqui o correto é utilizar “Que vive e reina para sempre.”, como indica a IGMR, n. 89.


Fonte:
Lecionário para Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 30-32.
Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 51-53.

Nenhum comentário:

Postar um comentário