domingo, 29 de agosto de 2021

Monsenhor Guido Marini nomeado Bispo de Tortona

Na manhã deste domingo, 29 de agosto de 2021, o Papa Francisco nomeou o Monsenhor Guido Marini, até então Mestre das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, como novo Bispo de Tortona (Itália).


Guido Marini nasceu em 31 de janeiro de 1965 em Gênova (Itália) e foi ordenado sacerdote em 04 de fevereiro de 1989, incardinado na Arquidiocese de Gênova.

Após obter o Doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, exerceu os ofícios de secretário do Arcebispo de Gênova e Mestre de Cerimônias da Arquidiocese, além de professor de Direito Canônico na Faculdade de Teologia da Itália Setentrional.

Em 2002 foi nomeado Cônego da Catedral de São Lourenço e no ano seguinte Reitor da mesma Catedral, além de Diretor Espiritual do Seminário de Gênova (a partir de 2004) e Chanceler da Arquidiocese (a partir de 2005).

No dia 01 de outubro de 2007 o Papa Bento XVI nomeou Guido Marini como novo Mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícias, concedendo-lhe, ao mesmo tempo, o título de Monsenhor Prelado de Honra. Monsenhor Guido substituía nesse ofício Dom Piero Marini, nomeado Presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais.


Como Mestre de Cerimônias, Monsenhor Guido Marini realizou pequenas modificações em alguns ritos presididos pelo Papa, como a imposição do pálio, os Consistórios para criação de Cardeais e as canonizações. Destacam-se ainda, durante seu “mandato”, a eleição do Papa Francisco (2013) e o Jubileu Extraordinário da Misericórdia (2015-2016).

O Papa Francisco confirmou Monsenhor Marini em seu ofício no dia 12 de abril de 2014, além de nomeá-lo Consultor da Congregação para as Igrejas Orientais (19 de fevereiro de 2014).

A partir de 17 de janeiro de 2019 o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias se torna também responsável pela Capela Musical Pontifícia, isto é, o Coro da Capela Sistina.

Como Bispo de Tortona, uma das Dioceses sufragâneas de Gênova, sua cidade natal, Monsenhor Guido Marini sucede Dom Vittorio Francesco Viola, O.F.M., nomeado Secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos no dia 27 de maio de 2021.

Monsenhor Marini com o Papa Francisco na Missa de Páscoa (2021)

Gratidão ao Monsenhor Guido Marini por seu serviço discreto e orante à Liturgia junto aos Papas Bento XVI e Francisco. Que o Senhor lhe conceda um frutuoso ministério episcopal. Ad multos annos!

No momento não foi indicado seu sucessor como Mestre das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice. O Papa poderá nomear um dos Cerimoniários Pontifícios, seus colaboradores, ou indicar outro sacerdote para esse ofício.


Para saber mais sobre os Mestres das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, clique aqui.

Com informações do site da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário